segunda-feira, 22 de abril de 2013

CONVERSA LITERÁRIA COM ANÍBAL BRAGANÇA NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

PARA ASSISTIR FRAGMENTOS DA ENTREVISTA
DE ANÍBAL BRAGANÇA NO CONVERSA LITERÁRIA
DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
 

(Vídeo produzido por Alberto Araújo do Focus Portal Cultural)


 
Um dos eventos mais importantes da Academia Niteroiense de Letras acontece na última quarta feira de cada mês: é o projeto “Conversa Literária”. Na realidade, um bate-papo legal e descontraído, com escritores, poetas e historiadores.
 
 
E o objetivo é deixar que o público conheça mais profundamente o entrevistado,  um dos membros da Casa, com isso colaborando para que o escritor popularize mais a sua arte literária. Assim sendo, nessa interação, explicitando seu processo criativo, o escritor pode se familiarizar integralmente com seu público; os trabalhos têm a mediação do escritor Gilson Rangel Rolim.
 
 
 
 
 
 
E no dia 17 de abril, a Niteroiense trouxe uma das personalidades marcantes do mundo cultural fluminense, o historiador e professor Aníbal Bragança. O renomado  professor, com admirável simplicidade e atenciosamente, respondeu todas as perguntas que lhe foram dirigidas.
 
 
 
Edição da foto Alberto Araújo


ANÍBAL FRANCISCO ALVES BRAGANÇA (17/04/2013)

Português de nascimento (Santa Maria da Feira, 1944), nosso entrevistado é brasileiro por vivência. de coração; é, sobretudo, niteroiense. Reside na tradicional Praia Grande desde que aqui chegou há quase sessenta anos. Após ter sido bancário, tornou-se livreiro-editor, tendo fundado e dirigido algumas livrarias em nossa cidade, com destaque para a  Livraria Diálogo e a Pasárgada. 

Foi titular da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói (1989-1990). É bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, da qual é docente desde 1985,  vinculado ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia e ao Programa de Pós-graduação em Comunicação, do Instituto de Arte e Comunicação Social. É consultor ad hoc do CNPq, do Ministério da Ciência e Tecnologia e mestre/doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

 

Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Livro e História Editorial no Brasil na UFF. Desde 2011 é coordenador-geral do Centro de Pesquisa e Editoração e presidente do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa "Produção Editorial", da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, onde também exerceu os cargos de diretor científico, de coordenador-geral dos Núcleos de Pesquisa (2002-2005) e de coeditor da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - Intercom.
É sócio benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Jane iro, onde foi vice-coordenador-geral do Polo de pesquisas sobre Relações  Luso-Brasileiras e coordenador do Núcleo "Publicações e Leituras" (2001-2003), além de coeditor da revista Convergência Lusíada.
 
 
É autor de Livraria Ideal, do cordel à bibliofilia, (Niterói, 1999, Pasárgada/Eduff, reeditado em 2009, pela Edusp, São Paulo). Organizador de Luís Antônio Pimentel – obras reunidas, 3 vols. (Niterói, Niterói Livros, 2004), coorganizador dos livros A pro fissão do poeta & Carta aos livreiros do Brasil, (Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, 2001), Comunicação, acontecimento e memória, (Intercom,S. Paulo, 2005), e Impresso no Brasil – dois séculos de livros brasileiros, (Campinas, Edunesp, 2010), que recebeu o Prêmio Jabuti de melhor livro do ano na área de Comunicação, em 2011.
Tem artigos publicados em livros e revistas acadêmicas, no Brasil e em Portugal, e resenhas publicadas no Caderno Ideias do Jornal do Brasil, e Prosa & Verso, de O Globo, ambos do Rio de Janeiro. Integra o Conselho Editorial das revistas acadêmicas INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação,  Em Questão (da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  FABICOS/UFRGS) e MATRIZES (da ECA/USP).
Organizou e participou de comissões científicas e organizadoras de vários congressos e seminários, destacando-se o primeiro e o segundo Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, realizados na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, em 2004, e na Fundação Biblioteca Nacional / Academia Brasileira de Letras / Universidade Federal Fluminense, em 2009, e de encontros anuais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Edita o blog Ler, escrever e contar: 
Entre as honrarias e  prêmios já recebidos, destacam-se a Comenda da Ordem do Mérito, conferida pela Presidência da República de Portugal, o título de Cidadão Honorário da cidade de Niterói, a Medalha José Cândido de Carvalho e a Medalha Felisberto de Carvalho, conferidos pela Câmara Municipal de Niterói, o título de Intelectual do Ano 2008, conferido pelo Grupo Mônaco de Cultura (Niterói) e o Prêmio INTERCOM (1996) para a melhor dissertação do ano na área de Editoração.
Além de integrar o quadro de acadêmicos titulares da ANL, é filiado ao  Pen Clube do Brasil. Eis uma síntese do histórico cultural de Aníbal Bragança, personalidade destacada no meio literário nacional.
 
SEQUENCIAL DE IMAGENS DO EVENTO

 




 Márcia Pessanha - Pres. da ANL, faz anotações
 
 
Personalidades participantes
Edel Costa, Renato Augusto de Faria, Gracinda Rosa

Wanderlino T. Netto
(Secretário da ANL)

Prof.. Luíz Antônio, Walmir e Neide Barros
Prof.. Antônio Puhl e Carlos Mônaco

Márcia Pessanha e Aníbal Bragança

Alberto Araújo - editor do FOCUS
com o entrevistado o Prof. Aníbal Bragança

Destaquei esta foto de Aníbal Bragança
quando lê minha coluna CULTURA no jornal Santa Rosa

Outra foto que destaquei aqui foi a do escritor
Luiz Calheiros, lendo informações
no Jornal Santa Rosa


 
 

Aníbal agradece a todos os presentes.



 VISITE O BLOG DE ANÍBAL BRAGANÇA


http://ler-e-escrever.blogspot.com.br/



O FOCUS PORTAL CULTURAL, agradece ao escritor Gilson Rangel Rolim, por ter cedido gentilmente o perfil do entrevistado.
 
 

2 comentários:

  1. Prezado Alberto,
    fiquei muito contente com o registro que você fez do encontro na Academia Niteroiense.

    Obrigado.

    Vou divulgar.

    Abraço,

    Aníbal


    ResponderExcluir
  2. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste os ESCRITORES ANIBAL BRAGANÇA E MÁRCIA ABREU e toda a equipe pelo lançamento do livro “IMPRESSO NO BRASIL – DOIS SÉCULOS DE LIVROS BRASILEIROS”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.

    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”

    DESEJO SUCESSO!


    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir