sexta-feira, 3 de maio de 2013

CONVITE PARA A 17ª EDIÇÃO DO GIRO CULTURAL - TODO A PÉ DE MAIO DE 2013. CONFIRA




 

Giro Cultural de maio tem atrações gratuitas e para todas as idades
17ª edição do Giro Cultural oferece atrações diversificadas para o público,
com relançamento de livro e peça infantil.
 
 
A 17ª edição do Giro Cultural será realizada no sábado, 11 de maio, no Centro de Niterói, quando o público poderá conferir, a partir das 10h, o relançamento do livro Contos da Universidade Rural, do escritor Bruno Pessanha, que retrata situações vivenciadas na década de 50 por alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento acontece na Livraria Ideal, onde o escritor autografa o volume publicado pela editora Edur em 2010. “O livro não aborda temas acadêmicos. São histórias, narradas no formato de contos, vividas na universidade entre os anos de 1955 e 1959”, conta o autor, que é membro da Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa e da Academia Niteroiense de Letras.
 


A partir de 12h é a vez das crianças. Na Sala de Cultura Leila Diniz, acontece a apresentação da peça infantil Pinóquio, da companhia de teatro Infocus. Com direção de Cezar Cavalcanti e Gugu Araújo, o espetáculo traz a conhecida lição de vida do velho Gepeto e seu boneco de madeira, em busca da realização dos sonhos.
 
 
 
 

SERVIÇO

 

17ª edição do Giro Cultural

 

10h - Relançamento do livro
“Contos da Universidade Rural”

do escritor Bruno Pessanha

Livraria Ideal

Rua Visconde de Itaboraí, 222, loja 3

 Centro/Niterói

 

12h - Apresentação da peça infantil “Pinóquio”

da Companhia de Teatro Infocus

Sala de Cultura Leila Diniz

Rua Heitor Carrilho, 81

Centro/Niterói

 

EVENTOS GRATUITOS



E VOCÊ AINDA PODE VISITAR A EXPOSIÇÃO


 

TOM E CONTRA-TOM

        Em cartaz até 31 de maio                

Escola de Belas Artes da UFRJ
 
A nova atração do espaço cultural da Imprensa Oficial traz como tema o meio ambiente e reúne seis fotografias, 16 desenhos e três modelagens feitas por alunos e professores do projeto de extensão Educar para Preservar: um Exército de Cidadania. O projeto foi criado e coordenado pela docente do Laboratório de Histologia Integrativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lycia de Brito Gitirana, com apoio da professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, Dalila Santos, e tem a participação de estudantes de graduação.
O objetivo da exposição é propor um debate sobre a conservação da fauna e da flora, a manutenção da biodiversidade e o papel do homem no equilíbrio ambiental do planeta. “É uma forma de sensibilizar o expectador sobre a anfibiofauna, visto que o Brasil possui a maior biodiversidade de espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas) do planeta. Tom e Contra-Tom é constituída por imagens de diferentes espécies de anfíbios com uma variedade de cores (Tom) que se contrapõe à ação humana impensada que, ao longo de nossa história, vem ocasionando degradação ambiental (Contra-Tom)”, explica Lycia de Brito Gitirana.
Entre as peças, destacam-se fotografias em preto e branco do desmoronamento de encostas em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, e três modelagens em formato de sapo da espécie Rinella icterica feitas com isopor, papietagem – técnica com papel recortado e cola -, resina e tinta e que ficarão expostas no gramado do espaço. Como parte das atrações do evento, haverá ainda exibição, no vídeo-wall do local, da peça infantil A Anfifada e o Amuleto Encantado, baseada no livro-conto de mesmo nome escrito por Lycia de Brito Gitirana.
A exposição integrou, em formato digital, as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento, a Rio +20, entre 13 e 22 de junho de 2012, através da divulgação do vídeo da mostra na internet.

 




Um espaço para mostrar a sua arte.
 
Criada para apoiar e incentivar toda produção cultural.
 
Um espaço moderno e prazeroso, onde além de apreciar as diversas formas de arte em exposições, pode-se desfrutar da beleza dos jardins inspirados no genial paisagista Roberto Burle Marx.
 
Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro - Niterói - RJ
 
De Segunda a Sexta das 10h às 17h
Sábado de 14h às 17h

ENTRADA FRANCA.



IDEALIZAÇÃO


NOVA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SALA DE CULTURA LEILA DINIZ
GRUPO MÔNACO DE CULTURA - LIVRARIA IDEAL


APOIO CULTURAL

PREFEITURA DE NITERÓI
FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI
O FLUMINENSE
RESPONSA HABILIDADE
12º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR



 PARCEIROS DE DIVULGAÇÃO


FOCUS - PORTAL CULTURAL
JORNAL SANTA ROSA
 

Nenhum comentário: