quarta-feira, 19 de junho de 2013

COBERTURA FOTOGRÁFICA DO LANÇAMENTO DO LIVRO "FUI PROFESSORA - MEMÓRIAS 2" DE GRACINDA ROSA


 
"FUI PROFESSORA - MEMÓRIAS 2"
 
DA ESCRITORA E PROFESSORA GRACINDA ROSA
 
14 DE JUNHO DE 2013
 
CLICAR NA IMAGEM ABAIXO
 
 
 
Na tarde / noite outonal do dia 14 de junho de 2013, às 17 horas na Biblioteca Pública de Niterói, entre amigos e admiradores. A escritora e professora Gracinda Rosa, autografou seu mais recente livro -  "FUI PROFESSORA - MEMÓRIAS 2", são memórias / reminiscências reunidas do seu caminho percorrido no seu vasto período de docência e todos os alegres momentos de seus tantos anos já vividos na terra fluminense. Foi uma tarde / noite  muito festiva, e durante horas a escritora autografava incansavelmente livros para seus leitores e amigos.
 

 Capa do livro Fui Professora - Memórias 2


"FUI PROFESSORA - MEMÓRIAS 2"
 
 
Com um longo caminho trilhado nas salas de aula, Gracinda Rosa nos apresenta um novo livro de memórias, que abrange sua formação para professora e seus 40 anos de magistério. Fala de seus estudos, do início da carreira de professora, de sua longa experiência com turmas de alfabetização, de seu trabalho com normalistas e com alunos da 5ª à 8ª séries e de sua atuação como coordenadora pedagógica. Mergulhe neste mundo de memórias vividas intensamente pela professora Gracinda Rosa, adquira o seu exemplar. Entre em contato com a escritora.
 

 


 

 






Introdução do livro FUI PROFESSORA - MEMÓRIAS 2

 

Terminei meu livro "Olhando para trás", em que registrei as memórias da infância e da adolescência, com a promessa de outro livro, onde narraria minha formação para professora e as experiências que vivi na longa carreira de magistério. Para rememorar os acontecimentos daquele período, tenho que, novamente, olhar para trás, pois já vão longe os anos de meus estudos e trabalhos como professora. Completarei, em 2013, vinte anos de minha aposentadoria.

De início, eu era uma jovem estudante que não desejava lecionar. Sendo de família pobre, cedi ao anseio de minha mãe que esperava que uma de suas filhas se tornasse professora para poder trabalhar logo e colaborar nas despesas da casa. Apesar de ter ingressado na Escola Normal a contragosto, tornei-me uma professora idealista que amava meu trabalho.

Às vezes tento imaginar como seria a minha vida caso tivesse realizado o sonho infantil de me casar, ter doze filhos e ser apenas dona de casa. Outra opção, pela qual me inclinei na juventude, seria dedicar-me às letras. Teria dado certo? Haveria outros caminhos possíveis. Eu poderia ter-me tornado uma costureira caprichosa, uma cozinheira criativa, uma babá dedicada, uma bibliotecária feliz... Não poderia me imaginar, porém, por falta dos atributos necessários, uma elegante aeromoça – que era o sonho de algumas colegas – uma eficiente empresária ou uma inadequada política. Curvando-me às evidências do destino, fui professora. Percorri uma longa caminhada, de onde colhi material para este segundo livro de memórias que agora apresento aos amigos.

 
 
FUI PROFESSORA - MEMÓRIAS 2
 
"Para meus mestres, em agradecimento pelas lições que recebi, para meus alunos, pelo muito que enriqueceram minha vida durante tantos anos de magistério."
 
Agradecimento de Gracinda Rosa - Professora
 

SEQUENCIAL DE IMAGENS DO EVENTO
 

Esta princesa é Letícia, a netinha de Gracinda

Letícia e o escritor Renato Augusto Carvalho

 
A amiga Elenir Teixeira lendo o livro de Gracinda

O escritor Bruno Pessanha e Gracinda

Os escritores Gilson Rolim e Edel Costa
recebendo autógrafo da autora

O músico Lauro Gomes e Gracinda

Leitores de Gracinda esperam ansiosos na fila


Os escritores Wanderlino Teixeira, Lena de Jesus
e Gloria Blauth - Diretora da Biblioteca de Niterói



Ilnéa Miranda e Gracinda Rosa

Elenir Teixeira e Gracinda Rosa








 


Paulo Roberto Cecchetti e Gracinda Rosa


Os escritores Newton Novaes, Rita Magnago e Gracinda


Gracinda inicia uma dinâmica, coisas de professora!!!

Alberto Araújo - Editor do FOCUS registra o evento

Gracinda Rosa com sua família

Gracinda Rosa - escritora
 
Gracinda Rosa nasceu no município de Resende (RJ) em 1933. Reside, desde 1945, em Niterói, onde completou seus estudos. Foi professora de ensino primário e médio. Está aposentada.
É membro da Associação Niteroiense de Escritores (ANE), da Academia Niteroiense de Letras (ANL) e dos Escritores ao Ar Livro.
Obras anteriores:
Pequenos Amores (contos) – 2005
Cabine Individual (romance) – 2007.
Olhando para trás (memórias) - 2012 
Fui Professora (memórias 2) - 2013


  
 

REVEJA AS IMAGENS

ASSISTA AO VÍDEO ACIMA
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Alberto, ótimas fotos e postagem. Parabéns por sempre enaltecer os eventos culturais de Niterói. Á escritora Gracinda, minha admiração e carinho pela pessoa, amiga e autora. Estou ansiosa para começar a leitura. Todos os seus livros são ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rita, obrigado de coração pelo seu belo comentário, vindo de você sinto-me feliz, você é uma pessoa encantadora, intelectual, e de bom gosto. Quanto Gracinda, somos também admiradores fervorosos dela, estamos lendo FUI PROFESSORA, é fascinante viajar com a autora.
    Ah, O FOCUS é e sempre será uma deliciosa ponte para fazer as coberturas culturais de nossa cidade.


    abraços

    ALBERTO ARAÚJO

    ResponderExcluir