terça-feira, 24 de setembro de 2013

LETRAS DE NITERÓI NA XVI BIENAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO 2013. CONFIRA AS IMAGENS NO FOCUS.

 
Letras de Niterói:
 o melhor da literatura fluminense na
Bienal do Livro do Rio de Janeiro - RJ - 2013 
 

Seis editoras fluminenses, formaram o espaço Letras de Niterói,  visando homenagear e promover o livro e a literatura produzidos no município.

O Focus Portal Cultural esteve presente  somente no dia 01 de setembro,  no ensejo trouxe as imagens do grandioso evento.

Você que não teve a oportunidade de presenciar os momentos culturais na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, conferirá na íntegra aqui.
 
ASSISTA AO VÍDEO PRODUZIDO PELO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
(CLICAR NA IMAGEM)
 

 
 

Imprensa Oficial, Editora da UFF, Niterói Livros, Nitpress, Intertexto e Muiraquitã, além da Secretaria Municipal de Educação participaram, pela quarta vez consecutiva, da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que este ano aconteceu de 29 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro.
















 
 
 






















 
No domingo, 1º de setembro, às 13h, a Nitpress promoveu um tributo a Edmo Rodrigues Lutterbach, que presidiu por mais de 30 anos a Academia Fluminense de Letras e este ano foi o homenageado por seis editoras niteroienses, emprestando seu nome à praça de eventos do espaço Letras de Niterói. Houve um recital de poesias e o lançamento do livro “Painel da saudade em louvor a Edmo Rodrigues Lutterbach”, ambos organizados por Neide Barros Rego.


Com o patrocínio da Imprensa Oficial, o estande coletivo ofereceu uma ampla agenda de eventos, incluindo lançamento de livros, debates, palestras, contação de histórias,  e o recital Minha terra meus amores em homenagem a Edmo Rodrigues Lutterbach, entre outros.


Com participação cativa desde 2007 no maior evento literário carioca, a Imprensa Oficial edita livros clássicos brasileiros, especialmente para cada Bienal e os distribui gratuitamente.


Este ano, um dos destaques foi a coleção Luís Pimentel leu e recomenda, composta por cinco obras selecionadas pelo jornalista, poeta e escritor Luís Antônio Pimentel, intelectual niteroiense que, apesar de seus 101 anos, continua em atividade. 


O público que visitou o estande pôde adquirir gratuitamente um exemplar da coleção, participando de um divertido jogo sobre livros impressos e eletrônicos. 

Outra obra que foi lançada pela Imprensa Oficial foi:
o livro "O Semeador de  Bibliotecas", que conta a história do bibliófilo Carlos Silvestre Mônaco, proprietário da Livraria Ideal, no Centro de Niterói. 

O conceito impresso e eletrônico também fez parte da arquitetura do estande Letras de Niterói, que recebeu autores e convidados para lançamentos, autógrafos e palestras. 
 
O projeto foi apresentado, dia 5 de agosto, em solenidade realizada na Sala de Cultura Leila Diniz, com a presença de representantes do segmento cultural de Niterói. Na ocasião, também ocorreu o Pré-lançamento da coleção “Luís Antônio Pimentel leu e recomenda”, editada pela Imprensa Oficial.



Programação do dia


 
Às 13 horas Lançamento do livro A onça o Macaco e o Vento de Carlos Taim, editora Muiraquitã.

Às 14 horas recital de poesias em louvor a Edmo Lutterbach, coordenação Neide Barros Rêgo, com a participação de alunos do Curso Maria Sabina, de Arte de Dizer, declamadores diplomados e convidados. (veja vídeo).

Às 14 horas aconteceu o Lançamento do livro: Carlos Mônaco - O Semeador de Bibliotecas, pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Às 15 horas o lançamento da Coleção Luís Pimentel Leu e Recomenda, pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. 

ÀS 16 horas lançamento de livros pela editora Muiraquitã.




ASSISTA ACIMA 
AO VÍDEO COM AS IMAGENS DO EVENTO
PRODUZIDO PELO FOCUS PORTAL CULTURAL

OU SE PREFERIR, ASSISTA NO
CANAL YOUTUBE  DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 

(CLICAR NO LINK ABAIXO)
 
 


 

2 comentários:

  1. Neide Barros Rêgo - Niterói - RJ25 de setembro de 2013 às 10:22

    Prezado Alberto Araújo:



    Adorei a reportagem da XVI Bienal do Livro do Rio.

    Vou encaminhar para os declamadores e para os familiares do Edmo que, certamente irão gostar muito, apesar do barulho natural durante a apresentação dos poemas.

    Parabéns! Tentei telefonar para você, mas não consegui.

    Um abraço e muito obrigada por tudo.

    Neide

    ResponderExcluir
  2. Olá Neide


    Obrigado pelo seu apoio sempre, você é uma amiga muito legal.

    abraços


    ALBERTO

    ResponderExcluir