sábado, 26 de outubro de 2013

COBERTURA DA SOLENIDADE DE POSSE DA ACADÊMICA LIANE DE SOUZA ARÊAS NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.

 
SOLENIDADE DE POSSE DA ACADÊMICA
 
LIANE  DE SOUZA ARÊAS
 
NA CADEIRA Nº 36 - PATRONÍMICA DE GOMES FILHO
 
ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
 
SESSÃO REALIZADA EM 28-08-2013
 
 
A  Academia Niteroiense de Letras com a coordenação geral da presidente Márcia Maria de Jesus Pessanha, realizou Sessão Solene de Posse Acadêmica à escritora Liane de Souza Arêas, que aconteceu no dia 28 de agosto, às 17h, no Auditório Amaury Pereira Muniz, na Rua Visconde do Uruguai, 414 - Centro - Niterói - RJ
 
O Acadêmico Renato Augusto Farias de Carvalho, proferiu o discurso de saudação à escritora, que tomou posse na Cadeira nº 36  - Patronímica de Gomes Filho, cadeira antes ocupada por Maria de Conceição Pires Mello - (Manita). Personalidades do mundo literário, amigos e familiares do patrono, da antecessora e da empossada, estiveram presentes.
 
O Focus Portal Cultural esteve presente e trouxe para você, imagens do grandioso evento. 
 
 
 

                                 Patrono Gomes Filho    

  
Antecessor
Maria da Conceição Pires de Mello
(MANITA)
 
 
 Liane de Souza Arêas - Acadêmica
 
Liane de Souza Arêas, natural do Rio de Janeiro. Professora, alfabetizadora, pedagoga, poetisa, escritora e fotógrafa expositora da Sociedade Fluminense de Fotografia. Cursos de extensão curricular: Literatura, Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca/Espanha, Orientação Educacional na Empresa-RH e Psico-pedagogia na Empresa pela UFRJ, Filosofia da Educação Infantil/Pedagogo Lauro de Oliveira Lima, dentre outros cursos de alfabetização infantil no Colégio Brasil; UPE/União dos Professores Estaduais e no antigo Mobral/RJ.  Manteve durante quatro anos o Curso Pré-escolar e Alfabetização Nosso Cantinho, onde preparava os alunos para o ingresso no Instituto Abel, São Vicente de Paulo, Centrinho... lecionou aula particular de Espanhol. 
 
Integra a Diretoria do Cenáculo Fluminense de História e Letras. É do Grupo Mônaco de Cultura/Livraria Ideal, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, da Academia Niteroiense de Letras, da Assoc. Niteroiense de Escritores, da Assoc. dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras, da Academia Guanabarina de Letras, da Sociedade de Cultura Latina do Rio de Janeiro, da Academia de Letras Rio Cidade-Maravilhosa.

Participa de antologias, revistas e periódicos em Niterói, no Rio de Janeiro e em outros estados. Possui vários Certificados: Jurada e Presidente de Júri em Concursos de Poesia, fotografia, artes plásticas... Diplomas de Honra ao Mérito e Troféus, dentre estes:  Prêmio Niterói Cultura da ANE-Associação Niteroiense de Escritores; Troféu e Diploma de 1º lugar no concurso Ensaio-Aspectos Formadores da Cultura Brasileira, da Academia Carioca de Letras; Menção Honrosa XIX Salão de Arte Fotográfica AABB Niterói;  Ao Mérito Cultural do Elos Clube de Niterói e da Comunidade Luso-Brasileira; UBT-Niterói/ XXXV Jogos Florais-Escultura de Bronze;  X Prêmio de Poesia da ANE/Medalha de Bronze Florbela Espanca Edição Portuguesa... Recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Vereador José Carlos de Carvalho), da Câmara Municipal de Niterói (Vice-Presidente Dr. Fernando Nery de Sá) e da Câmara Municipal do Rio de  Janeiro (Vereadora Teresa Bergher).
 
Participa do Jornal de Letras LITERATO na comissão editorial do Cenáculo Fluminense de Letras;  recebeu Homenagem do Grupo Mônaco de Cultura/Dia do Livro/2011; participou de mesa-redonda no III Salão de Leitura de Niterói/2012; apresentou, no Curso de Literatura Fluminense do Prof. Luiz Antônio Barros, o painel Aspectos  de B. Lopes - O Poeta de Rio Bonito, no Memorial Roberto Silveira.  
 
Publicou em 2010, pela Nitpress,  B. Lopes-O Poeta Fidalgo. Em 2011, escreveu depoimento e publicou fotografia no livro Fotoclubismo no Brasil/O legado da Sociedade Fluminense de FotografiaSENAC/SFF.  Frequenta o movimento literário Escritores ao Ar Livro.  Escreve poesias, apreciações literárias, ensaios,  apresentação e  orelha  para livros.
 
SEQUENCIAL DE IMAGENS DA POSSE

 

Wanderlino T. Netto, Liane Arêas, Geraldo Caldas
(Momento em que a acadêmica é introduzida no Salão Nobre)
 
 
Carlos Mônaco e Liane Arêas
(Momento em que  Liane recebe o Diploma Acadêmico)
 

Renato Augusto F. Carvalho
(profere a saudação a nova acadêmica)

Saudação do acadêmico
Renato Augusto Farias de Carvalho
 
Marly Prates - declamadora
(Declama poesia de Manita)

Liane Arêas com
 Dr. Sílvio Eduardo Gomes (sobrinho de Gomes Filho)
(Momento em que Sílvio entrega a Liane,
a caricatura de Gomes Filho)
 
Marcia Pessanha - Pres. ANL
(momento que finaliza a solenidade)
 
Liane, Lourdinha (filha de Gomes Filho) e  bisnetos.

Nilde Barros, Liane e Marly Prates.

Wanderlino T. Netto (sec. ANL), Liane e Will Martins

Adilson Macedo, Liane, Carlos Mônaco e Maria Carvalho
 
 
Hernani Pires de Mello (filho de Manita)
 ao lado de Liane Arêas, Renato Augusto
e o Sr. Adilson Macêdo.

Marcia Pessanha - Presidente da ANL
(entrega flores a Liane Arêas) 

Após declamação Marly Prates, recebe flores de Liane Arêas

Dr. Sílvio Eduardo Gomes (sobrinho de Gomes Filho)
 (Emocionado profere homenagem a Gomes Filho)

Familiares de Liane Arêas
Will Martins (esposo), Agatha (filha), Francisco(genro)
e Rafael (neto).
 
Will Martins, Liane Arêas, Shirley Lopes, Alberto Araújo

Liane de Souza Arêas (nova acadêmica)
e Renato Augusto F. de Carvalho (paraninfo)




 
 
 
Agradecimento:
 
O FOCUS - agradece as imagens cedidas gentilmente por Liane Arêas e Will Martins.
 

Um comentário:

  1. PAULO ROBERTO CECCHETTI3 de novembro de 2013 às 21:16

    Parabéns, belo trabalho de registro pra empossada e pra ANL!

    PRC

    ResponderExcluir