domingo, 21 de setembro de 2014

COBERTURA DE SERESTEIROS DE NITERÓI NO PROJETO "CHÃO DE ESTRELAS" SERESTA CAMPO SÃO BENTO.

(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)

Ou clicar no link para assistir no Canal You Tube
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
PROJETO CHÃO DE ESTRELAS
 
SERENATA NO CAMPO

 
Consta de: Música instrumental, canto, poesia e humor.
 
-  É realizada no segundo sábado de cada mês, de 17 às 19hs, no coreto do Campo de São Bento, Icaraí, Niterói – RJ – Brasil.
Histórico: Início não oficial: 22/11/2002, pelo Grupo “Seresteiros de Niterói”. Passou a ser oficial em 05/04/2003, revezando-se os músicos e cantores e, daí por diante, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, desde a gestão do professor Marcos Gomes à frente daquela pasta e mantido em pleno andamento pelos  titulares posteriores.  Participantes fixos de cada espetáculo em número de 13, a saber: 1 apresentador,4 músicos e 8 cantores”.
O evento vem sendo apresentado, desde o começo, por Antonio Soares, na qualidade de escritor, poeta, cantor e presidente do Templo da Seresta, membro das Academias Niteroiense e Fluminense de Letras, que o inicia sempre com a seguinte trova de sua autoria:
NITERÓI PLENA DE FESTAS // VENHAM OUVÍ-LAS E VÊ-LAS // EIS, DENTRE ELAS, AS SERESTAS // DO PROJETO CHÃO DE ESTRELAS.
A produção do programa, atualmente, é da Fundação de Artes de Niterói...

O Projeto Chão de Estrelas pode ser classificado como músico-lítero-humorístico, porquanto consta de um desfile variado de MPB, com predominância para as páginas românticas das antigas serenatas de rua, além de poesias e piadas.
O Projeto “Chão de Estrelas”, em seu primeiro ano de atividade, chegou a ser apresentado, além do Campo de São Bento, em Jurujuba, na Ilha da Conceição, no Barreto, no Parque Palmir Silva, no jardim do Horto Botânico de Niterói e em Santa Bárbara.       
A ideia do aproveitamento do coreto para a realização de serestas partiu de Josué Guedes Pinto, morador de Icaraí e aficionado do gênero musical, tendo, posteriormente, o vereador Renatinho oficializado o evento através de projeto na Câmara Municipal.
A plateia que varia em  cerca de 500 pessoas, de diversas idades, tem sido fiel no incentivo e no aplauso às apresentações, registrando-se, por vezes, o comparecimento de caravanas do Rio de Janeiro e outras cidades.
O apresentador Antonio Soares, parafraseando Noel, diz, quando instado em relação a Conservatória, Diamantina etc., que “Niterói não quer abafar ninguém;  só quer mostrar que faz seresta tão bem!”
Os mais assíduos músicos no programa são Lênio Araújo (violão), Manoel Moraes (bandolim e sax tenor). Adilson Tavares (cavaquinho/pandeiro) e Beto Souza (pandeiro/cavaquinho).
Entre os sites que focalizam o evento, além do Google e do You Tube, estão: nitideal, nitcult, cidadaniabrasileira/templodaseresta. 
Cantores que se revezam no palco têm sido  Mário Vera, Janete Assumpção,  Therezinha Fiúza, Glória Araújo, Darcy Thiengo, Carlos Moreno, José Carlos Rocha, Glorinha, Télio Santos, Nel Freitas, Roberto Rolim, Francisco Ferreira, Solange Guerreiro, Adélia Dias, Wanda Brito, Antonia Nunes, Paulo Marquês, Genildo Pereira, Nelson Tacôni, Sônia Soninha, Cláudio Estrela, Valdir Marques, Emanoel Gouvêa, Édio Borges, Lenir Viana e outros.
 
 
 
ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO

Antônio Soares - ASO (mestre do cerimonial),
Momento em que inicia o evento.
 
Seresteiros de Niterói
Grupo formado pelos músicos
Lênio Araújo (violão),
Manoel Moraes (bandolim e sax),
Beto Souza (pandeiro e cavaquinho)
 e Dílson Tavares (cavaquinho e pandeiro).
 
Jorge Nunes - intérprete



Nél Freitas - intérprete
 
Mário Vera - intérprete
 
Leni Vianna - intérprete
 

Darcy Thiengo - intérprete
 
Solange Guerreiro - intérprete
 
Paulo Marquez - intérprete

Therezinha Fiúza - intérprete

Gentil Lima - declamador
 

Coreto no Campo São Bento - local dos eventos.
 


O Projeto Chão de Estrelas, sucesso de público desde 2003, acontecerá no Campo de São Bento, dia 11 de outubro, às 17h, com um repertório de clássicos da seresta e da MPB, entoado pelo grupo Seresteiros de Niterói, formado por músicos da cidade e cantores convidados de todas as idades.

Com muita poesia, o mestre de cerimônia, Antônio Soares ASO apresenta o melhor da seresta com o grupo formado pelos músicos Lênio Araújo (violão), Manoel Moraes (bandolim e sax), Beto Souza (pandeiro e cavaquinho) e Dílson Tavares (cavaquinho e pandeiro).

O show, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói, se consagrou como um celeiro de seresteiros nobres. O município é conhecido como uma das cidades brasileiras onde os seresteiros se reúnem em diversos pontos.

O projeto está aberto à participação de outros cantores. Para tal, deve o pretendente  entregar um CD com 02 canções no estilo, na Fundação de Arte de Niterói – Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá.
 
SERVIÇO
Chão de Estrelas – Seresteiros de Niterói
Data: 11 de outubro
Horário: 18h
Classificação etária: Livre
GRATUITO
Local: Coreto do Campo de São Bento
Endereço: Rua Gavião Peixoto, s/nº,
Icaraí, Niterói - RJ.
* Se chover a apresentação será transferida para o próximo sábado
Clicar no link para assistir ao vídeo
SERESTEIROS DE NITERÓI - PROJETO CHÃO DE ESTRELAS




Outras Informações:

Antônio Soares ASO: 2711-8988 /9 9625-5942
Lênio Araújo: 2625-6587 /99931-2247





APOIO NA DIVULGAÇÃO DO EVENTO



 

Um comentário:

Dalma Nascimento - escritora disse...

ASO, Parabéns, já havia visto, no Blog do Alberto Araújo – grande divulgador da cultura da terra –, a seresta, e gostei ! Gostei mesmo! Meus sinceros cumprimentos. A música me encanta e o Projeto Chão de Estrelas valeu, valeu !!! Seresta é do meu tempo!

Irei enviar a indicação, agora mesmo,da notícia para o e-mail do Ricardo Cravo Albim, de quem sou amiga. Ele, como sabe, é um dos grandes incentivadores da MPB. Na primeira quarta-feira de cada mês (creio que até para o fim do ano), está apresentando na ABL um recital de música popular brasileira.

Desejando-lhe que você e a turma do Chão de Estrelas continuem cada vez maior com sucesso,

abraços de Dalma.

P. S- Na próxima vez, comparecerei.