sábado, 20 de setembro de 2014

PALESTRA COM ROBERTO SANTOS NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS - HORÁCIO PACHECO: PRESENÇA QUE PASSOU E FICOU .


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR O VÍDEO)



Ou clicar no link para assistir no Canal You Tube do
FOCUS PORTAL CULTURAL

https://www.youtube.com/watch?v=sDjCcEPPgZY 
 


Academia Niteroiense de Letras
(Bico de pena - Miguel Coelho)
Aconteceu dia 10 de setembro (quarta-feira) a sessão da próxima quarta-feira, dia 10 de setembro, às 17 horas, na sede da Academia Niteroiense de Letras  — ANL (Rua Visconde do Uruguai, 456 - Centro).
O acadêmico titular Roberto dos Santos Almeida (Fernando de Aviz) proferiu a palestra “Horácio Pacheco: presença que passou e ficou”,   uma reverência à memória do saudoso cofundador e  ex-presidente da instituição.


Marcia Pessanha - Pres. ANL
(Momento em que inicia o trabalho)

Wanderlino Teixeira Netto - Sec. ANL
(Momento em que lê o expediente)















Marcia Pessanha, Roberto Santos e Waldenir Bragança

Um pouco sobre o perfil do palestrante
Roberto dos Santos Almeida o Fernando de Aviz.





         Nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 7 de setembro de 1938. Cursou o primário no Grupo Escolar Cônego Azevedo, em Manaus (AM), e no Colégio Plínio Leite, em Niterói (RJ). Neste último, cursou o secundário. Na Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obteve licenciatura e colou grau como bacharel em Ciências Biológicas e Geológicas (1958 a 1962). Em 1972, aperfeiçoou-se em administração escolar. No ano de 1988, concluiu mestrado em Educação na área de Psicopedagogia. Por concurso, desde 1985 é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) na disciplina Biologia e Educação. Iniciou sua atuação no magistério em 1958, tendo lecionado Biologia, Ciências, Português, Latim, Física, Química, Biologia Educacional, Botânica, Sexologia e Planejamento Familiar, Estudos de Problemas Brasileiros, Atividades Pedagógicas, Educação e Sexualidade, Pesquisa e Prática Pedagógica.

Já lecionou nos seguintes estabelecimentos de ensino: Curso Gay-Lussac, Instituto Gay-Lussac, Ginásio Araribóia, Colégio Plínio Leite, Liceu Nilo Peçanha, Escola de Serviço Social, Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, Colégio Universitário da UFF, Escola Técnica de Comércio José Clemente, Escola Normal José Clemente, Universidade Federal Fluminense e Curso de Atualização da Mulher – em Niterói; Ginásio Santa Catarina, Colégio São Gonçalo, Escola Técnica de Comércio de São Gonçalo, Escola Estephânia de Carvalho, Colégio Califórnia e Faculdade de Formação de Professores da Fundação Centro de Treinamento de Professores do Estado do Rio de Janeiro – em São Gonçalo (RJ); Colégio Anglo-Copacabana, Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Centro de Aperfeiçoamento e Treinamento da Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil – na cidade do Rio de Janeiro.

Tem proferido palestras e ministrado cursos ligados à sua formação profissional e à área literária, na qual milita com enorme desenvoltura. Foi professor da Oficina Literária Afrânio Coutinho e é profundo conhecedor da vida e da obra do poeta português Fernando Pessoa. A partir de 1963, passou a ocupar cargos administrativos e técnicos, entre os quais: coordenador de Biologia (1962 a 1964) e dirigente do Curso Noturno (1963/64) do Liceu Nilo Peçanha, vice-diretor (1965 a 1967) e coordenador geral de Ciências Físicas e Biológicas (1968 a 1970) do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, coordenador de Ciências Biológicas do Colégio São Gonçalo (1960 a 1964), coordenador de Biologia do Curso Gay-Lussac (1959 a 1962), coordenador de Ciências e diretor geral do Colégio Califórnia (1964 a 1967), coordenador geral da área de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas (1968 a 1992), supervisor (1969 a 1985) e diretor técnico (1968 a 1985) do Instituto Gay-Lussac, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Niterói (agosto/75 a julho/77), diretor de Ensino e Pesquisa (1977) e diretor geral (1981) do Gay-Lussac Instituto de Ensino Superior, Secretário de Educação e Cultura do município de Niterói (1982), presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói (1982), vice-diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CES/UFF (1986 a 1990), diretor pedagógico do Complexo Educacional Gay-Lussac (1988), diretor pedagógico, diretor acadêmico e diretor de Ensino e Pesquisa dos colégios e faculdades do Grupo Empresarial Gay-Lussac (a partir de 1988) e assessor do magnífico reitor da UFF (de 1986 a 1990 e a partir de janeiro de 1996).

Integrou a Comissão Municipal de Bolsas de Estudo instituída pela Prefeitura Municipal de Niterói (1973 a 1975). Foi tesoureiro (1972 a 1974) e vice-presidente (1975 a 1978) do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Secundário e Primário do Estado do Rio de Janeiro. Integrou a Comissão de Reestruturação do Centro Niteroiense de Turismo da Secretaria de Educação e Cultura de Niterói – CENITUR (agosto/setembro – 1975). Participou do Colegiado da Faculdade de Educação da UFF (1982 a 1984).  Fez  parte  do  Conselho  Municipal  de  Cultura de Niterói (1987) e da Comissão Editorial da Editora da UFF – EDUFF (1995). Integrou a Comissão Permanente do Pessoal Docente – UFF (1985). É membro da Comissão de Professores Especialistas do Centro de Ensino Superior do Grande Rio (CESGRANRIO).

Além de pertencer à ANL, integra os quadros das seguintes instituições: Academia Fluminense de Letras, Academia Fluminense de Educação, Elos Clube de Niterói e Centro da Comunidade Luso-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro. É detentor do título de Cidadão Honorário de Niterói, da medalha José Cândido de Carvalho e da comenda Ordem do Mérito Araribóia. Assinando-se como Fernando de Aviz, é cronista dos jornais O Fluminense e O Correio. Também o era nos extintos Olho Vivo e Setedias. Em O Fluminense, é responsável pela seção Livros. Atua como articulista convidado do Jornal dos Sports (caderno Educação).

Livros publicados:

Origem da vida – ecologia – evolução (para o 2º grau e exames vestibulares – atualmente na 6ª edição), Biologia molecular (para o 2º grau e exames vestibulares), Biologia no 2º grau (atualmente na 2ª edição), Biologia básica, Genética – mutações – embriologia (atualmente na 6ª edição), Biografia de Antônio Vieira de Macedo – jornalista e pensador livre (1962).

Como Fernando de Aviz, publicou os livros

Você já teve um amor atravessado? (1983)

e Estatutos do Sexo (1983).



Nenhum comentário:

Postar um comentário