domingo, 26 de outubro de 2014

COBERTURA FOTOGRÁFICA E JORNALÍSTICA DO "II SERESTEIROS DE NITERÓI NO PROJETO CHÃO DE ESTRELAS".


(Clicar na imagem para assistir ao vídeo)


Ou assistir no Canal do Focus Portal Cultural

no YOU TUBE




Caros foculistas, esta é a segunda da série de três edições, do "Seresteiros de Niterói no Projeto Chão de Estrelas no Coreto do Campo São Bento - Icaraí - Niterói. 

Projeto esse, que este Portal está sentindo o maior prazer em divulgá-lo. Esta edição foi realizada, em 11 de outubro de 2014. 


Vem aí a 3ª edição, 
Aguardem!





PROJETO CHÃO DE ESTRELAS

Serenata no Campo


Consta de: Música instrumental, canto, poesia e humor


É realizada no segundo sábado de cada mês, de 17 às 19 horas.  No Coreto do Campo São Bento em Icaraí - Niterói – RJ – Brasil.


Histórico: 


Início não oficial: 22/11/2002, pelo Grupo “Seresteiros de Niterói" . Passou a ser oficial em 05/04/2003, revezando-se os músicos e cantores e, daí por diante, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, desde a gestão do professor Marcos Gomes à frente daquela pasta e mantido em pleno andamento pelos  titulares posteriores.  

Participantes fixos de cada espetáculo em número de 13, a saber: 
1 apresentador,
4 músicos 
8 cantores. 

O evento vem sendo apresentado, desde o começo, por Antonio Soares - ASO, na qualidade de escritor, poeta, cantor e presidente do Templo da Seresta, membro das Academias Niteroiense e Fluminense de Letras, que o inicia sempre com a seguinte trova de sua autoria: 

NITERÓI PLENA DE FESTAS,
VENHAM OUVÍ-LAS E VÊ-LAS, 
EIS, DENTRE ELAS, AS SERESTAS, 
DO PROJETO CHÃO DE ESTRELAS. 



A produção do programa, atualmente, é da Fundação de Artes de Niterói... O Projeto Chão de Estrelas pode ser classificado como músico-litero-humorístico, porquanto consta de um desfile variado de MPB, com predominância para as páginas românticas das antigas serenatas de rua, além de poesias e piadas.

O Projeto “Chão de Estrelas”, em seu primeiro ano de atividade, chegou a ser apresentado, além do Campo de São Bento, em Jurujuba, na Ilha da Conceição, no Barreto, no Parque Palmir Silva, no jardim do Horto Botânico de Niterói e em Santa Bárbara.       

A ideia do aproveitamento do coreto para a realização de serestas partiu de Josué Guedes Pinto,morador de Icaraí e aficionado do gênero musical, tendo, posteriormente, o vereador Renatinho oficializado o evento através de projeto na Câmara Municipal.

A plateia que varia em  cerca de 500 pessoas, de diversas idades, tem sido fiel no incentivo e no aplauso às apresentações, registrando-se, por vezes, o comparecimento de caravanas do Rio de Janeiro e outras cidades.

O apresentador Antonio Soares, parafraseando Noel, diz, quando instado em relação a Conservatória, Diamantina etc., que:

“Niterói não quer abafar ninguém;  
só quer mostrar que faz seresta tão bem!”


Os mais assíduos músicos no programa são:

Lênio Araújo (violão), 
Manoel Moraes (bandolim e sax tenor),
Adilson Tavares (cavaquinho/pandeiro)
Beto Souza (pandeiro/cavaquinho).

Entre os sites que focalizam o evento, além do Google e do You Tube, estão: nitideal, nitcult, cidadaniabrasileira/templodaseresta.

Cantores que se revezam no palco têm sido:

Mário Vera, Janete Assumpção,  Therezinha Fiúza, Glória Araújo, Darcy Thiengo, Carlos Moreno, José Carlos Rocha, Glorinha, Télio Santos, Nel Freitas, Roberto Rolim, Francisco Ferreira, Solange Guerreiro, Adélia Dias, Wanda Brito, Antônia Nunes, Paulo Marquês, Genildo Pereira, Nelson Tacôni, Sônia Soninha, Cláudio Estrela, Valdir Marques, Emanoel Gouvêa, Édio Borges, Lenir Viana e outros


O próximo  "Projeto Chão de Estrelas", sucesso de público desde 2003, acontecerá no Campo de São Bento, dia 08 de NOVEMBRO, às 17 horas, com um repertório de clássicos da seresta e da MPB, entoado pelo grupo Seresteiros de Niterói, formado por músicos da cidade e cantores convidados de todas as idades

O show, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói, se consagrou como um celeiro de seresteiros nobres. O município é conhecido como uma das cidades brasileiras onde os seresteiros se reúnem em diversos pontos.

O projeto está aberto à participação de outros cantores. Para tal, deve o pretendente  entregar um CD com 02 canções no estilo, na Fundação de Arte de Niterói – Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá.




PRÓXIMO EVENTO

Chão de Estrelas – Seresteiros de Niterói
Data: 8 de novembro
Horário: 17 horas
Classificação etária: Livre
GRATUITO
Local: Coreto do Campo de São Bento
Endereço: Rua Gavião Peixoto, s/nº, Icaraí, Niterói
* Se chover a apresentação será transferida para o próximo sábado




ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO


Antônio Soares - ASO
(Mestre de cerimônia)



MÚSICOS

Beto de Souza - pandeiro e cavaquinho

Lênio Araújo - violão

Dilson Tavares - cavaquinho e pandeiro

Manoel Moraes - (bandolim e sax)





Intérpretes

Jorge San - intérprete

Adélia Dias - intérprete

Celso Rufino - intérprete

Victória Motta - intérprete

Carlos Eugênio - intérprete

Glória Araújo - intérprete

Édio Borges - intérprete

Wanda Brito - intérprete

Darcy Thiengo - intérprete
(participação especial)






****



ASSISTA AO 1º VÍDEO
PRODUZIDO PELO FOCUS PORTAL CULTURAL

PASSE O MOUSE AQUI, É LINKÁVEL.

           




APOIO NA DIVULGAÇÃO






2 comentários:

  1. Hilário Francisconi - Escritor e jornalista28 de outubro de 2014 às 11:31

    Parabéns pela ótima cobertura, Alberto. "Chão de Estrelas" é, de fato, um projeto que abriga nossos eternos artistas.

    Um abraço, amigo!
    Hilário.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Caro amigo Francisconi,
    pelo seu comentário, você é uma das personalidades de maior relevância em Niterói, talento tem de sobra, gosto muito de seus textos,
    Valeu amigo.

    abraços

    ALBERTO ARAÚJO.

    ResponderExcluir