terça-feira, 28 de outubro de 2014

COBERTURA FOTOGRÁFICA DO LANÇAMENTO DO LIVRO "PALAVRAS PINTADAS" PAULO ROBERTO CECCHETTI E ANA MARIA RIBEIRO.


(Clicar na imagem para assistir ao vídeo)


Ou clicar no link para assistir no Canal You Tube do Focus





No dia 19 de outubro (domingo) às 10 horas, aconteceu no Quiosque dos "Escritores Ao Ar Livro", na Praça Getúlio Vargas em Icaraí, Niterói. O lançamento do livro "PALAVRAS PINTADAS".  Do poeta haicaísta, jornalista e curador Paulo Roberto Cecchetti (coordenador dos Escritores Ao Ar Livro) e a fotógrafa e aquarelista Ana Maria Ribeiro.

São haicais importantes, feitos com maestria pelo o renomado poeta Paulo Roberto Cecchetti e as ilustrações da artista plástica Ana Maria Ribeiro.





Apresentação



O haicai, poesia nipônica de métrica marcada nas tônicas, com os três versos apresentados em 5-7-5 sílabas, vem atraindo inúmeros escritores no desejo de ressaltar a obra imortalizada por Bashô e apresentada a nós pelo poeta e jornalista Luís Antônio Pimentel, ao regressar do Japão nos anos quarenta do Século XX.

Palavras Pintadas é o título do livro, ilustrado com 16 belas aquarelas de Ana Maria Ribeiro e 32 haicais de Paulo Roberto Cecchetti. O leitor, certamente, irá apreciar este singelo trabalho realizado pelos autores.

Os haicais, aqui apresentados corretamente, vêm respeitando a tradição japonesa na figura maior de Bashô Matsuo (1644-1694). O mestre Pimentel agradece.

Mario de Bonsena




Leia alguns HAICAIS,  de PR Cecchetti, 
inseridos no livro.



I
Barco de papel
escorre no meio-fio:
leva minha infância!...

II
Rego meu jardim:
Água e luz a revelar
lindo arco-íris!

VI
Chuva impiedosa
esparrama pelo chão
o ninho de pássaros.

XXX
Vento da Saudade:
abraçados no varal
nossas roupas pingam...



Um pouco sobre P.R.Cecchetti 
e Ana Maria Ribeiro.


Paulo Roberto Cecchetti - poeta, haicaísta, editor, curador, membro da ANL - Academia Niteroiense de Letras e da ANE - Associação Niteroiense de Escritores. Idealizador dos projetos culturais “Escritores ao ar Livro” e “Estante Comunitária”. Publicou dezessete livros:

‘Outonoite’(poesias,1974);
‘Como antigamente’(poesias,1977);
‘Vivendo – janelas abertas’(contos,1979);
‘Alvoramada’(poesias,1987);
‘Cardumes’(haikais,1988);
‘Pleno Pensar’(crônicas,1989);
‘Quintal’(haikais,1997);
‘Meu gato de nome Mário’(poesias ilustradas por Miguel Coelho,2005);
‘Haicais Onomásticos’(haicais,2008);
‘Poética Emoldurada’(haicais onomásticos, 2009);
‘Sete vidas em haicais’(haicais, aquarelas de Fernando Brevense, 2010); ‘Eróticas’(haicais, bico-de-pena de Miguel Coelho,2011).

Escreveu crônicas e poemas para os jornais da cidade: ‘O Fluminense’, ‘Lig’, ‘Opinião Pública’, ‘Letras Fluminenses’ e ‘Alerta Niterói’;

Atualmente escreve no jornal ‘Diz’. Editor de ‘O Cais em revista’, projeto cultural mensal que circulou durante 15 anos na Região Oceânica de Niterói. Curador de inúmeras exposições, destaque para: ‘Pimentel 90 Anos’(mar/2002-Câmara Municipal e abr/2002-Biblioteca Pública de Niterói);

‘Suite Cinza’(jun/2002-Museu do Ingá);
‘Da Natureza Feminina’(jul/2003-CCPCM);
‘Estandartes’,(nov/2003-Campo das Artes,);
‘Miguel Coelho: 50 Anos de Pintura’(ago/2006-CCPCM);
 ‘Expo Haicais Ilustrados’(abr/2007-CCPCM e nov/2007-Atelier Rafael Vicente); ‘Do sol nascente ao calor tropical – expo haicais eróticos ilustrados’(ago/2008-MIX Empório, Icaraí);
‘Niterói, um novo olhar fotográfico’
e ‘Niterói, um mar de aquarelas’(nov/2009-Cultura Inglesa/Icaraí);
‘Iluminura’(mai/2010-Cultura Inglesa/Icaraí);
‘Luminar’ (set/2011-BPN-Biblioteca Pública de Niterói);
‘Água Corrente’ (out/2011-BPN);
‘Transposição’ (nov/2011-BPN).

Curador de lançamentos de livros:

‘Meu gato de nome Mário’, de P.R.Cecchetti (abr/2005-Clube Central); ‘Estratagemas de um Rábula’, de Alaôr Eduardo Scisínio(nov/2005-Rio Cricket Associação Atlética);
‘‘Sete vidas em haicai’, de P.R.Cecchetti (out/2010-O Cinéfilo);
‘Poemas intactos’, de Márcia Luz Pixel (abr/2011-O Cinéfilo).

Integrou a organização dos eventos: ‘1º e 2º Seminário Niteroiense de Escritores’(set/1998-Instituto Abel e ago-set/2005-SESC).

Homenagem recebida: Câmara de Niterói - Medalha Legislativa Municipal do Mérito “José Cândido de Carvalho”, nov/2006.




Ana Maria Ribeiro – nasceu no Rio de Janeiro, em 03 de fevereiro de 1961. É artista plástica, poeta e fotógrafa autodidata. Vive e trabalha na Cidade de Niterói – RJ, há 16 anos. Com formação em Comunicação Social, especializou-se em Jornalismo, na PUC do Rio. Participou do II Salão de Artes Plástica CAERJ, no Rio de Janeiro, em 1984. Colaborou, em 1987, com suas poesias para o recital “Poesia em Público”, no Parque Laje-RJ e para a publicação de cultura “Belo Belo”. Viajou para o Equador, em 1987, onde trabalhou por 10 anos, passando pelas Ilhas Galápagos, Quito, Valle de Los Chillos e San Pablo del Lago. Exposição individual de pinturas no Museo Municipal de Arte Moderno, na cidade de Cuenca, em 1992. Ilustrou o cartaz da “V Jornada de Psicanálise”, pleo Fórum do Campo Lacaniano, em 2012. Em 2014 ilustrou o livro “Palavras Pintadas” do poeta e haicaísta Paulo Roberto Cecchetti.



Visite o blog do poeta:     


ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO




Personalidades presentes ao evento

Ana Maria Ribeiro e Paulo Roberto Cecchetti





Dona Maria Luíza (madrinha dos escritores)










CONVITE 



3 comentários:

  1. Caro Alberto, agradeço a cobertura literária que você realizou do meu livro "Palavras Pintadas"! Não é de hoje que o PORTAL vem registrando os acontecimentos literários de Niterói, esta cidade que você - com sua competência de um profissional sério - escolheu para viver, criar e trabalhar! Aproveito este seu espaço e convido seus leitores para a última etapa do projeto cultural com os haicais e as aquarelas (da Ana Maria Ribeiro), que irá acontecer na GLIA - Rua Nilo Peçanha, n° 142 - Ingá - Niterói), dia 18 de novembro de 2014, quando haverá o vernissage da exposição e do lançamento do livro "Palavras Pintadas".

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Cecchetti.

    Obrigado pelo seu comentário!

    Tenho sempre grande prazer em registrar eventos culturais e literários, muito obrigado amigo de coração. Valeu!.

    Abraços

    Alberto Araújo
    Editor do Focus

    ResponderExcluir
  3. Ana Maria Ribeiro - artista plástica30 de outubro de 2014 às 09:35

    Muito agradecida pela gentileza,

    Alberto! Bjs!


    Ana Maria Ribeiro

    ResponderExcluir