terça-feira, 7 de outubro de 2014

CONVITE PARA GIRO CULTURAL DO MÊS DE OUTUBRO DE 2014. RECEBA O SEU NO FOCUS



No dia 11/10, segundo sábado do mês e véspera do Dia das Crianças, acontecerá a 32ª edição do Giro Cultural, que visa celebrar a alegria dos pequenos.


Em uma programação toda voltada para o público infantil, o evento gratuito, idealizado pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, une a proposta de um evento literário e uma peça de teatro com a comemoração do dia da nossa criançada.





As atividades têm início às 10 horas, na Livraria Ideal. A renomada poetisa carioca Edel Costa participa de uma manhã de autógrafos de seu livro “Lindamar, a menina que virava peixinho e Gabriel, o peixinho preocupado”.

A autora também interage com as crianças através de brincadeiras e as presenteia com livros autografados. Acompanha o mesmo, 1 CD composto de música, texto e ilustrações.

DATA: 11 de outubro de 2014
Local: Livraria Ideal | Calçadão da Cultura
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 222
Centro - Niterói - RJ




EDEL COSTA, filha de Edésio de Oliveira Costa e Alice Martins Costa,  nasceu em Ponta d 'Areia, Niterói, RJ, foi alfabetizada por sua mãe. Aos 5 anos, cursava a primeira série e, desde menina a na adolescência, já recebia elogios de seus professores devido à dedicação  e interesse pelas aulas, alcançando ótimos conceitos.  Completou o Curso Primário e o Ginasial no Colégio Figueiredo Costa, onde teve excelentes professores.

        Apoiada por seus pais e tios, foi crescendo com fascínio pelos livros, pelo saber. Do acervo bibliográfico de seus ancestrais faziam parte Ovídio, Victor Hugo, Dante Alighieri e outros, além de autores brasileiros tais como Castro Alves, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Olavo Bilac, Cruz e Souza.

        Conta-se, na roda familiar, que seus avós, Luiz Apool Martins e Raymundo de Oliveira Costa, além de comerciantes, eram dotados de verve ímpar, todavia seus trabalhos perderam-se com o passar dos anos. O primeiro tinha talento para as Letras e as artes teatrais.

        Na vida profissional, trabalhou como operadora mecanográfica e secretária de gerente de banco, tendo cursado contabilidade e modelagem e estilismo.    

        Para satisfazer aos anseios de seu espírito artístico, dedicou-se, em 1988, ao Curso de Pintura em Telas com os professores Mauro Nolasco (desenho) e Verônica Accetta (pintura).    


Em 1991, deu continuidade às Artes Plásticas, no Curso de Pintura Rebello, ministrado pelo Prof. Paulo Rebello, conquistando medalha de bronze com o trabalho ROSAS, na exposição dos alunos do curso, o que ocorreu no Colégio La Salle, Niterói, em novembro de 1993.   

        Em 1995 a poetisa participou da Coletânea "Ressurgindo em Prosa e Verso" elaborada pelo escritor Moacyr Sacramento.  Finalíssima nos Festivais de Poesias "Mater-Dei" e "IPC", ambos produzidos pela produtora cultural Mila Barbosa, em Niterói RJ.  Sócia da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro.

        Em 1997 conquistou o 1o lugar no Concurso de Poesias SESC - Niterói com o trabalho 'Piano-Bar".    Participou do projeto "Poetas de Minha Terra", parceria da Faculdade Universo com a Prefeitura de São Gonçalo.

        Participou da Coletânea "Taba Cultural" - Letras no Brasil.  Em 1998 obteve o 4o lugar no Festival Monjolos, São Gonçalo RJ, e Menção Honrosa em Magé RJ, com o trabalho "Terra Mesclada"; 3º lugar no Festival FAMATH de Poesias, Niterói RJ, com o poema "Operário Padrão"; hacaísta em fls. anos 97, 98, 99, produção do ilustre escritor Manoel Fernandes Menendez, São Paulo, SP.

Edel recebeu o título "Destaque em Comunicação", 1999, outorgado pela Associação Fluminense de Propaganda, na pessoa de seu presidente, o publicitário Agenor Paulo Azeredo; participou da APAESIA 98 e 99, na Aliança FRancesa de Niterói, evento em benefício da APAE, produzido pela escritora  e poetisa Alda Corrêa Mendes Moreira.

Participou da Coletânea "Emoções Poéticas", da Editora Solon Ribeiro - Paulo de Frontin, RJ, e da APPERJ, coletânea "Perfil de um Novo Milênio".

        Tem vários trabalhos publicados em jornais de São Gonçalo e Niterói.

        Em 2000, participação no kidai verão, São Paulo, SP; menção especial  trova Magé-Turístico, Magé, RJ;  5 lugar com o trabalho "Qual um Stradivarius"no Concurso Internacional de Versos, produção da Sociedade Latina do Brasil, em Mogi das Cruzes, SP; menções honrosas: Academia de Letras e Artes de Paranapuã e Federação das Academias de Letras do Brasil, ambas com sede no Rio de Janeiro.

        No decorrer desse ano de 2000, proferiu palestras no Cenáculo Fluminense de História e Letras, com os títulos "Fernando Pessoa - Ecos de sua multiplicidade", "Antero de Quental... Na mão de Deus eternamente" e "Uma Fênix em Niterói... a Ilha da Boa Viagem" e outros.





Logo depois, o evento segue para a Sala de Cultura Leila Diniz, onde acontece a encenação da peça de teatro infantil “João e o pé de feijão”, realizada pela Infocus Companhia de Teatro.


SERVIÇO
32ª Edição do Giro Cultural

10h – Manhã de autógrafos do livro “Lindamar,
a menina que virava peixinho e Gabriel,
o peixinho preocupado”,
de Edel Costa, na Livraria Ideal.
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí 222, loja 3

Centro de Niterói.


12h – Apresentação da peça infantil
“João e o pé de feijão”,
do grupo Infocus Cia. de Teatro,
na Sala de Cultura Leila Diniz.
Endereço: Rua Heitor Carrilho 81
Centro de Niterói

ENTRADA GRATUITA



Nenhum comentário:

Postar um comentário