quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE NOVEMBRO "MÚSICA NO MUSEU". CONFIRA




MÚSICA NO MUSEU
NOVEMBRO 2014
VII FESTIVAL INTERNACIONAL DE SOPROS/ VII RioWindsFestival

O mês de novembro marca as comemorações dos 17 anos de "Música no Museu " com a realização do VII Festival Internacional de Sopros - RioWindsFestival - seguindo o sucesso dos Festivais de Harpas, com ênfase no oboé, fagote, clarineta, flauta e, para a primeira vez, gaita.
A abertura será no dia 1º de Novembro no Teatro Mário Lago do Campus São Cristóvao II do Colégio Pedro II em parceria com o evento Mostra Musical 2014.
Segue-se no dia 2 de novembro no MAM com o Trio Texas488 da Texas State University apresentando-se pela a primeira vez no Brasil.
Comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) na Biblioteca Parque e no dia 21, na Escola Nacional de Música os 20 anos do Madrigal Cruz Lopes.
A outra novidade será o I Festival de Música Klezmer na Hebraica. O Curador do Festival de Sopros, o oboísta-compositor Harold Emert teve como fonte de inspiração os Festivais Anuais do International Double Reed Society, e foi participante em 5 versões em várias cidades, além de Buenos Aires, na Argentina e Melbourne, na Austrália.Para ele, o Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espera que, com este Festival, comece um novo ciclo, principalmente, para os instrumentos de palheta dupla ( oboé e fagote ) e sopros em geral, ao lado do já vitorioso RioHarpFestival.


Participarão os seguintes músicos:
Estrangeiros:
Flauta: Matthew Krejci (Pacific Arts Academy,California),Jean Christophe Aveline(França-Brasil)
Oboé: Andrea Ridilla (Univ. de Ohio,Miami), Ian Davidson (Texas State Univ,Austin,Texas), Matt Dine(Orpheus Chamber Orchestra,Nova Iorque), Mary Lindsey Bailey (Colorado Mesa University)
Clarineta: Patricia Shands (University of the Pacific, Califórnia)
Fagote: Richard Meek (Texas Tech University),Daris Hale (Texas State Univ,Austin),Franz Jurgem Dorsam(Alemanha-Portugal,Orq. Metropolitana de Lisboa)
Viola: Debra Shuffelt-Dine(American Symphony, Nova Iorque)
Violão: Javier de los Santos (Colorado Mesa University)
 Piano: Pat Grimm,(University of the Pacific,California),Jason Kwak (Texas State Univ,Austin) 
Brasileiros:
Oboé : Harold Emert,Jeferson Nery (OSN-UFF),Pierre Descaves(OSEM-UFRJ),
Flauta : Jannis Guimarães (GM Músico - Itaboraí e Orquestra Rio Camerata), Thaianna Silveira (Orquestra Rio Camerata), Igor Levy,Jose Roberto Soares
Clarineta : Elias Boges (OSTM/OSN-UFF), Lucia Morelembaum(OSB),Thatiana  Silvana
Corne Inglês: Pierre Descaves
Fagote: Cosme Silveira(OSN-UFF)
Saxofone: Daniela Spilmann,Isaias Ferreira(UFERJ)
Gaita e trompete: Guta Menezes
Violino: Jerzy Milewski
Piano: Fernanda Canaud, Ana Brandao, Eduardo Henrique, Flavio Paiva, Aleida Schweitzer, Sheila Zagury, Cláudio Vettori
Acordeon: Tibor Fittel
Marimba e Pandeiro: Pedro Moita
Rancho Carnavalesco (Musica Judaica com samba), Ricardo Szpilman,regente
Orquestras : Cetep-Barretos,Niteroi,Elias Celestinho,regente. Orquestra Popular Carioca. Regente: Isaias Ferreira.


O Curador do Festival de Sopros, o oboísta-compositor Harold Emert teve como fonte de inspiração os Festivais Anuais do International Double Reed Society, e foi participante em 5 versões em várias cidades, além de Buenos Aires, na Argentina e Melbourne, na Austrália. Para ele, o Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espera que, com este Festival, comece um novo ciclo, principalmente, para os instrumentos de palheta dupla (oboé e fagote) e sopros em geral, ao lado do já vitorioso RioHarpFestival.

Serão 27 concertos no Rio de Janeiro, além de 5 em São Paulo e 1 em Porto Alegre e, assim, totalizando 33 eventos no mês.

INFORMAÇÕES:
Sérgio da Costa e Silva - Diretor do “Música no Museu”
Tel: (21) 2233-6711
 www.musicanomuseu.com.br                                                  


Nenhum comentário: