terça-feira, 25 de novembro de 2014

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL À ESCRITORA FLÁVIA SAVARY.


HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

À ESCRITORA FLÁVIA SAVARY

***

CLICAR NA IMAGEM DA 
FLÁVIA SAVARY E O
ESPOSO BRAZ HENRIQUE.
PARA ASSISTIR AO VÍDEO



Ou clicar no link do Canal do FOCUS PORTAL CULTURAL






FLÁVIA SAVARY 
SERÁ HOMENAGEADA NO
“II FLI SERRANA – TERESÓPOLIS – RJ”
UM DIA DEDICADO À LITERATURA.

No dia 29 de novembro (sábado), será realizada em Teresópolis, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a II Festa Literária da Região Serrana – II Fli Serrana. Com curadoria da escritora Andrea Taubman e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento contará com um dia inteiro de atividades gratuitas, das 9 horas às 19h 30min, tendo como homenageada a escritora Flávia Savary, seus 40 anos de literatura e seus dragões.

Destinada ao público infantil e juvenil, a programação é extensa e abrange uma série de atividades, incluindo apresentações musicais, oficinas, encontro com autores, atividades circenses, sarau, leitura dramatizada, entre outras. Aberto ao público, o evento contará ainda com a participação de escolas teresopolitanas.

Com relação às oficinas e encontros com autores. A II FLI SERRANA, estará recheada de nomes consagrados da literatura, como Cristina Villaça, Alexandre Gomes e Glaucia Lewicki, entre outros.

Destaque também para o Sarau Poesia, com leitores da Estação das Letras e do Paiol de Histórias do Sítio Boa Liga.

O ponto alto do evento será a presença da homenageada deste ano, Flávia Savary. Pela manhã, a escritora participará do encontro com autores de Dragões, às 11 horas. À tarde, ela será lembrada em outro encontro: “Como desenhar o seu dragão e ilustrar o livro da Flávia Savary”, às 16 horas. E às 17 horas, será realizado o momento maior da homenagem à escritora, com a participação de Flávio Carneiro, Cristina Villaça, Ana Maria de Andrade, Lucia Marcatti e Rosa Amanda Strausz.

Com produção de Marcelo Augusto Torres Pellegrino e assessoria de Regina Carmela, o evento terá ainda cantinhos da leitura e do desenho e três exposições.

Estarão expostos os quadros do livro Diário Inventado, de Carolina Monteiro; as ilustrações do livro 25 sinos de acordar Natal, de Flávia Savary; e os painéis da Expo Cores e Formas, comemorando os 15 anos da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Aproveitando o ensejo, esta revista eletrônica: FOCUS PORTAL CULTURAL, há 3 anos, tem os olhos voltados à arte literária fluminense, não poderia deixar de prestar também a honrosa homenagem. 

Clicar no link, para assistir nosso tributo a esta grande escritora, pelo seu vigor literário.





Flávia Savary  (lê-se savarí). Escritora,     ilustradora e dramaturga, nasceu no Rio de Janeiro. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como ilustradora e artista plástica, participou de várias exposições nacionais e internacionais.

Ganhou cerca de 80 prêmios literários em todos os gêneros no Brasil e no exterior. Participou de várias coletivas com seu trabalho de ilustradora e artista plástica.
Têm poemas, peças teatrais, crônicas e narrativas de ficção voltadas para público infantil, juvenil e adulto, publicados em mais de 40 antologias.

Flávia Savary vem enriquecendo a literatura infantil, desde 1979. Foi nesse ano que ela iniciou sua carreira como escritora e dramaturga  - embora até hoje ela ainda não se reconheça assim.  “Não tenho perfil de intelectual”, ela disse sorrindo. Mas Flávia é, sim, uma escritora marcante. Carioca e formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já publicou 21 livros para as crianças  em editoras do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Ela também é desenhista e, mais do que isto, plenamente envolvida com os princípios da arte. Por isso, na sua opinião, a literatura precisa humanizar. Afinal, essa é a finalidade de toda expressão artística. “Se não toca, não vibra, não sensibiliza, não é boa literatura. A arte precisa resgatar a condição humana, daí tem que ser bela e criativa”-  explica a escritora.

Não se prende a fórmulas ou outro requisitos: “Eu escrevo para gente e é nisso que acredito”,  - revela  Flávia Savary. A autora também aponta um dado auspicioso: no Brasil, a literatura infantil tem excelente qualidade em todos os setores de produção. “Escritor, ilustrador e editor devem ser parceiros e, quando isso acontece, reflete muito bem na obra”. Por esta sua postura profissional, a escritora é reconhecida no mundo.



LEIA A  ENTREVISTA DE FLÁVIA SAVARY 
AO REPÓRTER LEONARDO SALO.




A escritora e ilustradora Flávia Savary – Conversou com o repórter Leonardo Salo, do site Marataizes, sobre o lançamento do livro “Sangue de dragão”.



Leonardo “Salo”: Fale um pouco sobre seu livro “Sangue de dragão”.

Flávia Savary: É uma peça sobre um amor impossível, mas não tem gente nessa peça, todos os personagens são elementos. Temos na história o amor do filho da água pela filha do fogo, um amor impossível, né? Imagine ela toda “caliente”, toda temperamental e ele todo sereno, romântico… Era um amor que aparentemente tinha tudo para dar errado, mas acontece que simplesmente eles não conseguem deixar de se envolver. Bom, eu não vou contar o final da história (risos), você está pensando que eu vou contar, mas não vou, comprem o livro da Editora FTD. Mas posso dizer final é triste e feliz ao mesmo tempo.

Acaba bem, mas não tão bem quanto você está pensando, mas acaba bem dentro do que era possível, foi bem interessante escrever.

É uma abordagem pensada para adolescentes que fazem a montagem no colégio, pensando em toda dificuldade de quem não conhece nada sobre montagem teria para pensar em figurino, marcação, impostação de voz, pré-produção, ação social desta peça, num contexto de inserção dentro da comunidade, enfim… Todas as várias vertentes possíveis. É super

legal, ter esse “making of”, ajudando bastante se você não souber nada de teatro. Esta introdução dá uma orientada para você se virar em escolas, quadras, com a galera, enfim; várias possibilidades.


Leonardo “Salo”: O que você acha da iniciativa da Editora FTD de lançar como livro o texto do teatro?

Flávia Savary: Eu acho uma maravilha! Graças a Deus, de um tempo pra cá, está voltando essa coisa da produção do texto teatral, que tinha desaparecido. Nós tínhamos a grande Maria Clara Machado, que sou apaixonada, e alguns outros autores, como Ana Maria Machado, Silvia Orthoff, Carlos Augusto Nazareth, etc… Mas eram edições pontuais, daí

de repente, as editoras estão se interessando novamente pela edição do texto de teatro de dramaturgia. Eu fico muito feliz porque era uma leitora voraz de dramaturgia quando era adolescente e de repente isso sumiu! É legal, acho muito interessante, louvável, espero que se expanda para outras editoras.


Leonardo “Salo”: O que você pensa em relação ao fim do livro?

Flávia Savary: Eu acho muito difícil a gente prever o futuro, pois ele às vezes dá um olé na gente. Algumas vezes para o bem, outras para o mal. A internet é um espaço que tem suas qualidades, mas não tem um "filtro”, como os livros e revistas e jornais, que têm a mediação de um editor, de uma pessoa que preza e preserva a veracidade daquilo que

está sendo colocado, mesmo na ficção. A Internet não tem isso, geralmente qualquer um pode botar um verbete na Wikipédia e pode ser uma mentira que pode então se tornar uma verdade e acabou, passou a ser verdade. A versão oficial.


Leonardo “Salo”: Faltam investimentos em bibliotecas?

Flávia Savary: O governo devia apoiar muito a criação de bibliotecas nas cidades, mesmo bibliotecas volantes. Você observa quem não tem o hábito de ler, de pegar um livro em biblioteca. Essas pessoas perguntam: “biblioteca? Não, claro que a internet é muito melhor”. Isso é lamentável! Por isso que dou apoio a qualquer âmbito de existência de biblioteca, mesmo volante, ou a maleta de couro no lombo do burro…

Conheça mais o trabalho, por meio dos álbuns de fotos, vídeos ou acompanhe as novidades no blog da escritora. “Uma das maiores alegrias da autora é reunir os amigos em torno de eventos ligados à arte. Afinal, a arte é o pulmão da realidade” – diz: a escritora Flávia.  Quem desejar se aproximar um pouco mais de Flávia Savary pode visitar seu site, que ela está produzindo com muita arte: 





























ALGUMAS IMAGENS DA 
ESCRITORA FLÁVIA SAVARY 
EM SUA VIDA LITERÁRIA



Flávia Savary com o esposo, 
o músico e empresário Braz Henrique.

Flávia e sua mãe a escritora Olga Savary

Ziraldo e Flávia Savary

Flávia Savary em noite de autógrafos

Flávia exibe seu livro
Simpi e o desafio do Dragão.



Braz Henrique esposo de Flávia Savary
entre amigos.


A escritora Olga Savery,
exibe o livro de Flávia,
"Meus olhos são teus olhos"













Flávia Savary no Programa ABZ do Ziraldo,
Rede Brasil de Televisão (TVE) -
16 de Outubro de 2011 -
Entrevistador: Ziraldo





ATENÇÃO FOCULISTAS


CONVITE






PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS EVENTOS
COM FLÁVIA SAVARY

Para começar o papo, 
inicio com uma das frases que define Flávia Savary:
“Quem me conhece, sabe que meu negócio é trabalho e pouco badalo”.
Acompanhe a programação: 
Dias 26 e 28 de novembro acontecem vários eventos no
SESC Teresópolis.

26 e 28/11/14, às 10h e às 14h, nas Escolas Municipais. Grátis. Livre
FALA, AUTOR - FLÁVIA SAVARY

Encontro com a escritora Flávia Savary e tarde de autógrafos do livro “A ROUPA NOVA DO ARCO-DA-VELHA”, ilustrado por Jaguar. Participação especial da Companhia de Teatro Livro Aberto, fundada por Sylvia Orthof.


                   
 28/11/14, das 19h às 21h, 
no Sesc Café. Grátis. Livre
LANÇAMENTOS DE LIVROS 
DE FLÁVIA SAVARY
“A ROUPA NOVA DO ARCO DA VELHA” (Ed. Cidade Nova), “É DE MORTE!” (Ed. FTD), “O MUNDO MUDA... SE A GENTE AJUDA” (Ed. FTD), “VIDA, AQUI VOU EU!” (Ed. FTD) e “PIPAROTES DE POESIA” (Ed. Dimensão)

Flávia Savary reconta, com muito humor, seis fábulas que literalmente saíram do arco-da-velha. Presente em todas as páginas, o ratinho Sig, símbolo do extinto jornal O Pasquim, criado pelo cartunista Jaguar, pai da autora que também ilustra o livro. Jaguar, por sua importância nas artes brasileiras, recebe a homenagem da filha na obra. “PIPAROTES DE POESIA” traz versos especialmente criados para os pequeninos. “O MUNDO MUDA... SE A GENTE AJUDA” e “VIDA, AQUI VOU EU!”, nos livros de apoio à Campanha da Fraternidade 2015, temas a serem revistos urgentemente pelas novas gerações. Finalmente “É DE MORTE!” instiga o leitor a repensar valores, entre os quais a vida e o tempo.
28/11/14, das 21h às 22h, no Sesc Café. Grátis. Livre 

POEMAS & CANÇÕES, com ARTHUR DE PAULA
O cantor e compositor Arthur de Paula apresenta suas músicas em parceria com Flávia Savary.
No sábado, a festa pega fogo! Dia 29/11/2014, a II FliSerrana homenageia os 40 anos da “operária das letras”, dona Flávia Savary.
Vem gente de todo canto. Contaremos com mesa de debates, contação de histórias, teatro, oficinas, lançamentos... Mondicoisa bacana! Com apoio da Secretaria de Cultura, a II FliSerrana acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Teresópolis, RJ.
Fechando com chave de ouro, lançamento do livro 
  “A ROUPA NOVA DO ARCO-DA-VELHA”, ilustrado por meu pai Jaguar, prefaciado pela maravilhosa Rosa Amanda Strausz e editado pelos queridos parceiros da Cidade Nova.


Anotem na agenda:
7 de dezembro de 2014, domingo, a partir das 17 horas,
na Livraria da Travessa Leblon.
Endereço: Shopping Leblon (com estacionamento),
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 / loja 205,
Rio de Janeiro - RJ.




2 comentários:

  1. FLÁVIA SAVARY - ESCRITORA E ILUSTRADORA25 de novembro de 2014 às 19:45

    Querido Alberto,

    Agradeço, de coração, a generosa homenagem que também você acabou prestando aos meus 40 anos de carreira literária, no importante espaço de seu blog FOCUS PORTAL CULTURAL.

    Renova nossa alegria, ao longo da longa caminhada, encontrar companheiros de letras e artes tão apaixonados pelo ofício quanto você.

    São pessoas desse quilate que nos fazem crer que a arte é uma bandeira a ser defendida sempre, com beleza e valores que mereçam ser deixados às futuras gerações.

    Aproveito para convidá-lo, à sua família, amigos e leitores, ao lançamento que farei no Rio, na Livraria da Travessa Leblon, dia 7 de dezembro, domingo, a partir das 17 horas. Conto com sua presença e divulgação! Convite anexo

    Mais vez, obrigada pelo carinho e que Deus abençoe seu sonho, seu trabalho e sua vida, bem como a de sua família.

    Paz e Bem,

    Flávia Savary
    www.flaviasavary.com

    ResponderExcluir
  2. Dalma Nascimento - escritora e doutora em Literatura25 de novembro de 2014 às 20:03

    Alberto,

    PARABÉNS PELA BELEZA DA COMPOSIÇÃO.
    Você é um artista, prestidigitador de imagens!
    Sua sensibilidade capta nuances e sabe realçá-las.

    Dalma Nascimento.

    ResponderExcluir