terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COBERTURA JORNALÍSTICA DE SERESTEIROS DE NITERÓI NO PROJETO CHÃO DE ESTRELAS NO CAMPO SÃO BENTO DE ICARAÍ - NITERÓI - RJ



(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)


Ou clicar no link para assistir ao Canal You Tube do FOCUS



Caros foculistas, este é o TERCEIRO e último volume da série de três edições do "Seresteiros de Niterói no Projeto Chão de Estrelas"  no Coreto do Campo São Bento - Icaraí - Niterói. 

Projeto esse que este Portal está sentindo o maior prazer em divulgá-lo. Esta edição foi realizada em 08 de novembro de 2014. 





PROJETO CHÃO DE ESTRELAS

Serenata no Campo


Consta de: Música instrumental, canto, poesia e humor


É realizada no segundo sábado de cada mês, de 17 às 19 horas.  
No Coreto do Campo São Bento em Icaraí - Niterói – RJ – Brasil.


Histórico: 


Início não oficial: 22/11/2002, pelo Grupo “Seresteiros de Niterói" . Passou a ser oficial em 05/04/2003, revezando-se os músicos e cantores e, daí por diante, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, desde a gestão do professor Marcos Gomes à frente daquela pasta e mantido em pleno andamento pelos  titulares posteriores.  

Participantes fixos de cada espetáculo em número de 13, a saber: 
1 apresentador,
4 músicos 
8 cantores. 

O evento vem sendo apresentado, desde o começo, por Antonio Soares - ASO, na qualidade de escritor, poeta, cantor e presidente do Templo da Seresta, membro das Academias Niteroiense e Fluminense de Letras, que o inicia sempre com a seguinte trova de sua autoria: 

NITERÓI PLENA DE FESTAS,
VENHAM OUVÍ-LAS E VÊ-LAS, 
EIS, DENTRE ELAS, AS SERESTAS, 
DO PROJETO CHÃO DE ESTRELAS. 



A produção do programa, atualmente, é da Fundação de Artes de Niterói... O Projeto Chão de Estrelas pode ser classificado como músico-litero-humorístico, porquanto consta de um desfile variado de MPB, com predominância para as páginas românticas das antigas serenatas de rua, além de poesias e piadas.

O Projeto “Chão de Estrelas”, em seu primeiro ano de atividade, chegou a ser apresentado, além do Campo de São Bento, em Jurujuba, na Ilha da Conceição, no Barreto, no Parque Palmir Silva, no jardim do Horto Botânico de Niterói e em Santa Bárbara.       

A ideia do aproveitamento do coreto para a realização de serestas partiu de Josué Guedes Pinto,morador de Icaraí e aficionado do gênero musical, tendo, posteriormente, o vereador Renatinho oficializado o evento através de projeto na Câmara Municipal.

A plateia que varia em  cerca de 500 pessoas, de diversas idades, tem sido fiel no incentivo e no aplauso às apresentações, registrando-se, por vezes, o comparecimento de caravanas do Rio de Janeiro e outras cidades.

O apresentador Antonio Soares, parafraseando Noel, diz, quando instado em relação a Conservatória, Diamantina etc., que:

“Niterói não quer abafar ninguém;  
só quer mostrar que faz seresta tão bem!”


Os mais assíduos músicos no programa são:

Lênio Araújo (violão), 
Manoel Moraes (bandolim e sax tenor),
Adilson Tavares (cavaquinho/pandeiro)
Beto Souza (pandeiro/cavaquinho).

Entre os sites que focalizam o evento, além do Google e do You Tube, estão: nitideal, nitcult, cidadaniabrasileira/templodaseresta.

Cantores que se revezam no palco têm sido:

Mário Vera, Janete Assumpção,  Therezinha Fiúza, Glória Araújo, Darcy Thiengo, Carlos Moreno, José Carlos Rocha, Glorinha, Télio Santos, Nel Freitas, Roberto Rolim, Francisco Ferreira, Solange Guerreiro, Adélia Dias, Wanda Brito, Antônia Nunes, Paulo Marquês, Genildo Pereira, Nelson Tacôni, Sônia Soninha, Cláudio Estrela, Valdir Marques, Emanoel Gouvêa, Édio Borges, Lenir Viana e outros


O próximo  "Projeto Chão de Estrelas", sucesso de público desde 2003, acontecerá no Campo de São Bento, dia 13 de DEZEMBRO, às 17 horas, com um repertório de clássicos da seresta e da MPB, entoado pelo grupo Seresteiros de Niterói, formado por músicos da cidade e cantores convidados de todas as idades

O show, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói, se consagrou como um celeiro de seresteiros nobres. O município é conhecido como uma das cidades brasileiras onde os seresteiros se reúnem em diversos pontos.

O projeto está aberto à participação de outros cantores. Para tal, deve o pretendente  entregar um CD com 02 canções no estilo, na Fundação de Arte de Niterói – Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá.





PRÓXIMO EVENTO

Chão de Estrelas – Seresteiros de Niterói
Data: 13 de dezembro
Horário: 17 horas
Classificação etária: Livre
GRATUITO
Local: Coreto do Campo de São Bento
Endereço: Rua Gavião Peixoto, s/nº, Icaraí, Niterói
* Se chover a apresentação será transferida para o próximo sábado



ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO


Antônio Soares- Aso
Mestre de cerimônia

Plateia presente ao evento



MÚSICOS

Manoel Moraes - Bandolim

Lenio Araújo - violão 6 cordas

Beto de Souza - cavaquinho

Dilson Tavares - pandeiro


INTÉRPRETES

Carmencita Alencar

Claudinéa Sodré

Floriano Carvalho

Déa Pinheiro

José Machado


Dona Lourdes

Roberto Rolim

Antônia Nunes

Zeneida Seixas
(declamou o poema Icaraí é tudo isso-José Naegli)






APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO





REALIZAÇÃO







2 comentários:

  1. Hilário Francisconi - Escritor e jornalista3 de dezembro de 2014 às 17:54

    Mais um espetáculo dos "Seresteiros de Niterói" com o advento do Projeto Chão de Estrelas, sob os auspícios da Prefeitura de nossa cidade. Parabéns a todos os participantes que, na voz e interpretação de cada um, nos trouxeram à lembrança os tempos bons que não voltam mais. Parabenizo também os músicos presentes pela competência na execução dos trabalhos, a Alberto Araújo, nosso poeta, pela exemplar cobertura jornalística e o mestre de cerimônia Antônio Soares - ASO -, que abrilhanta o evento com profissionalismo e cultura.

    Um abraço a todos.


    Hilário

    Hilário Francisconi
    escritor e jornalista

    ResponderExcluir
  2. Prezado mano, bom dia, saúde e paz;
    Fiquei alegre e feliz com a matéria do Alberto Araújo,
    sobre o Projeto Chão de Estrelas
    onde foram registrados momentos magníficos de música e poesia,
    onde bons intérpretes se apresentaram.
    Estão de parabéns os que produziram o vídeo.

    Abraços

    Roberto.

    Roberto Rolim
    intérprete.

    ResponderExcluir