terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL AO RIO DE JANEIRO PELOS SEUS 450 ANOS. CONFIRA.

(CLICAR NA IMAGEM DO CRISTO REDENTOR PARA ASSISTIR
AO FILME DA HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL)




Ou clicar no link do
FOCUS PORTAL CULTURAL

ao Canal You Tube.





RIO DE JANEIRO, CIDADE MARAVILHOSA.

PARABÉNS PELOS SEUS 450 ANOS!


Do alto, da esquerda para a direita:
Cristo Redentor, praia de Botafogo,
panorama do centro da cidade,
Ponte Rio-Niterói,
Estádio do Maracanã e
panorama da Barra da Tijuca
vista a partir da Pedra da Gávea.




MEMÓRIA – ANIVERSÁRIO DO RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL.





1º de março ou 20 de janeiro? - Muitos ficam indecisos entre as duas datas. Por isso, inúmeras vezes se têm comemorado o aniversário do Rio de Janeiro no dia do santo padroeiro. Para afastar quaisquer dúvidas, fica aqui registrado sucintamente o episódio de fundação da cidade. Em 1555, os franceses invadiram o Rio de Janeiro pretendendo aqui fundar uma colônia.


HISTÓRIA


Em 1564, os portugueses resolveram, enfim, organizar uma expedição para expulsá-los e fundar uma cidade fortificada com o objetivo de impedir para sempre outras investidas. Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, chegou a terras cariocas no dia 28 de fevereiro com alguns navios e soldados, desembarcando na praia entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar.

Fortaleza de São João, Rio de Janeiro:
vista do morro do Pão de Açúcar.
A fortaleza de São João da Barra do Rio de Janeiro, também referida como Fortaleza de São João ou Forte São João, localiza-se no lado ocidental da barra da baía da Guanabara, no atual bairro da Urca.

Fortaleza de São João. Provavelmente onde o Rio começou...

 

No dia seguinte, 1º de março de 1565, fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei menino de Portugal e escolheu o santo de mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro.

A lenda diz que o mordomo encarregado de cuidar da capela do santo foi atacado por índios. Invocou seu nome e imediatamente chegaram reforços. Em uma das canoas um moço louro lutou bravamente, desaparecendo depois de finda a batalha. Foi identificado como sendo o santo padroeiro que lutara em defesa de sua cidade.



Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio ) é uma cidade e um município do Brasil, capital do estado homônimo, situado no sudeste do país.

Cidade brasileira mais conhecida no exterior, maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul, a capital fluminense funciona como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente. O município compreende a segunda maior cidade do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta mais populosa do mundo. 

A cidade é o núcleo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, uma das maiores metrópoles do planeta. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012.




É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como:

Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.

Representa o segundo maior PIB do país (e o 30º maior do mundo), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007), e é sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 19% da produção científica nacional, segundo dados de 2005. Destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro que publicou 5.952 artigos entre 1998 e 2002.

Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).

Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo se transferiu para a recém-construída Brasília. Sendo, sucessivamente, capital do Estado do Brasil (1621-1815) - uma colônia do império ultramarino português - de 1763 até 1815, depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, em decorrência da fundação de Brasília, no mesmo ano, ocorrendo a transferência do governo para a última. Em 1968, já com a capital brasileira sendo Brasília, o Estado brasileiro tomou o nome de República Federativa do Brasil, sua denominação oficial até hoje.



Rio de Janeiro - cidade maravilhosa, cheia de encantos mil!


Após o desfile dos fatos históricos culturais desta cidade, que hoje faz 450 anos, nada melhor, prezado foculista, do que celebrá-la com o ritmo esfuziante desta marchinha de André Filho.
Suas palavras, embora singelas e repetidas, traduzem o pulsar de nossos corações. Elas trazem o Rio-aniversariante para "passar por nossa vida" com suas grandezas, verdadeiro  "ninho de sonho e de luz".
Entremos, portanto, nos compassos desta música, para louvar esta "cidade maravilhosa / cheia de encantos mil", que, por sua esplendorosa natureza, "continua linda", apesar de tudo. 

Ela é mesmo, sem qualquer dúvida, a CIDADE MARAVILHOSA, coração do NOSSO BRASIL!



Cidade Maravilhosa
Composição: André Filho


Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e de lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil.



ALGUMAS FRASES DE FAMOSOS



“Minha alma canta... Vejo o Rio de Janeiro!
Estou morrendo de saudades”.
Tom Jobim

“O Rio de Janeiro continua lindo!”.
Gilberto Gil

“Eu sou o samba, a voz do morro sou eu mesmo, sim, senhor.
Quero mostrar ao mundo que tenho valor!”.
Zé Ketti





VÍDEO DA HOMENAGEM DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
CLICAR NO LINK:






VISITE O RIO DE JANEIRO.
ESSA CIDADE TEM OS BRAÇOS ABERTOS,
E ESPERA POR VOCÊ!





APOIO CULTURAL
NESSA HOMENAGEM













Nenhum comentário: