terça-feira, 24 de março de 2015

ENTREGA DE ESCULTURA EM ARGILA AO ESCRITOR ALBERTO ARAÚJO PELO ESCULTOR ROBERT PREIS. CONFIRA.





Aconteceu, no  dia 23 de março de 2015, a entrega de uma escultura ao escritor e jornalista Alberto Araújo. Composta de entalhe e produzida em argila pelo poeta, artista plástico e professor Robert Preis,  a obra  é uma espécie de efígie, elaborada em alto-relevo,  em formato de um medalhão, medindo 26 cm de diâmetro.

A estatueta possui um sentido simbólico. É conferida a personalidades que tenham contribuído, com seus trabalhos, de alguma forma à cultura fluminense  –  segundo a proposta central e as palavras do artista Robert Preis, que a produz.   
       
A princípio, sua confecção era  uma simples brincadeira. Com as hábeis mãos, o  artista Robert  Preis  ia modelando  formas  e assim  conferindo  e dando corpo também a  ideias. Depois, percebeu que as esculturas  poderiam se  transformar em homenagens  a certos indivíduos que desenvolvessem um trabalho útil à comunidade. Então,   com o passar do tempo, o trabalho do professor Preis foi-se tornando algo sério e muito expressivo.  Representa um atestado de louvor a quem recebe a escultura. 

Nesse  formato, ela  já foi entregue também ao escritor Sávio Soares de Sousa. Mas existem outros modelos. Inclusive, a que o curador e poeta Paulo Roberto Cecchetti recebeu, apresenta o  formato "cabeça inteira".

Para deixar plasmada a memória do ato solene, todas as entregas foram registradas em fotografias. Vejam as imagens das anteriores, cujos flashes foram capturados por este editor.

Robert Preis e Sávio Soares de Sousa.                         Robert Preis e Paulo R. Cecchetti.

Prezados foculistas, comunico-lhes, em primeira mão,  a notícia sobre a honra da escultura que ontem recebi no evento cultural do Bistrô Grand Cru. Uma casa especialista em vinhos, que atualmente conta com mais de 30 lojas espalhadas pelo Brasil. E que recentemente, ela abriu uma de suas lojas em Niterói. Fica situada na Rua Castilho França, 36 - Icaraí - Niterói RJ - Tel.: (21) 3674-3232   contato@grandcruniteroi.com.br.

A  GRAND CRU  também apóia cultura niteroiense. O Bistrô está  voltado para as artes do intelecto e para a preservação dos grandes valores humanos! A cultura semeia caminhos e a GRAND  CRU  entrou neste grande movimento.

Alberto Araújo e Robert Preis,
momento em que o artista plástico Preis
entrega o medalhão a este editor.



Voltando ao assunto da entrega da escultura, conto-lhe, também que,  na simbólica  e solene ocasião, pronunciei o seguinte agradecimento:

“Ao valorizar o meu trabalho e de meus colegas, prezado artista,  retribuo-lhe a homenagem com a certeza de que: Você, ilustre Preis, é que é genial em suas produções. Elas vão dos versos às esculturas, da cátedra às charges.

Além de  você  ter sido ilustre  professor do idioma alemão da UFF, continua a sê-lo no coração dos ex-alunos e de todos os amigos  que o conhecem em outras searas de empreendimentos. De fato, você, em todos os níveis,   é  um ser humano especial - Muito obrigado por ter-me concedido tal honraria!!”.





APOIO CULTURAL




7 comentários:

  1. Márcia Pessanha - doutora e acadêmica.24 de março de 2015 às 20:36

    Alberto, parabéns pela significativa homenagem.
    Cordialmente

    Márcia Pessanha


    Márcia Pessanha,
    doutora e acadêmica.

    ResponderExcluir
  2. Hilário Francisconi - escritor e jornalista24 de março de 2015 às 21:43

    O artista, com o seu trabalho, é porta voz de uma expressão sublime. Quando a sua obra é uma homenagem a outro, fica patente o reconhecimento à obra desse outro artista que, por sua vez, é igualmente reflexo de semelhante e subliminar expressão. Parabéns, Alberto Araújo, pela expressividade de sua Poesia e talento na condução de seu labor em nome da cultura. Um abraço, amigo.
    Hilário.


    Hilário Francisconi,
    escritor e jornalista.

    ResponderExcluir
  3. PAULO ROBERTO CECCHETI - poeta e escritor24 de março de 2015 às 21:47

    Muito bom! Abç,

    PRC


    ResponderExcluir
  4. Wanderlino T. Netto - escritor e acadêmico.25 de março de 2015 às 09:05

    Alberto,

    Parabéns!

    Abç.

    Wanderlino

    Wanderlino T. Netto,
    escritor e acadêmico.

    ResponderExcluir
  5. Márcia Zied - Artesã e sobrinha de Alberto.25 de março de 2015 às 09:43

    Que bacana!!
    Meu tio é um ilustre mestre das palavras!!

    E que homenagem com este admirável artista plástico!!
    Parabéns !!!
    Bjs.



    Márcia Zied - RJ.
    Enviado via iPhone.

    ResponderExcluir
  6. Carlos Rosa - escritor e acadêmico.25 de março de 2015 às 18:12

    Belo trabalho do Robert.
    Merecida homenagem ao Alberto.


    Carlos Rosa.

    ResponderExcluir
  7. Elenir Teixeira - poetisa premiada.30 de março de 2015 às 10:39

    Parabéns, Alberto, pela bela e merecida homenagem!
    Parabéns, também, ao grande artista, escultor, Robert Preis.

    Abraços.

    Elenir

    ResponderExcluir