terça-feira, 28 de abril de 2015

A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS CONVIDA PARA A COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DE ARNALDO NISKIER.




CONVITE




ABL homenageia os 80 anos de nascimento do Acadêmico Arnaldo Niskier com exposição e lançamento de sua fotobiografia.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) homenageia os 80 anos de nascimento do Acadêmico, professor e escritor Arnaldo Niskier com exposição e lançamento de sua fotobiografia. Os dois eventos serão no dia 30 de abril, quinta-feira.

A inauguração da exposição, intitulada “Arnaldo Niskier, 80 anos”, está programada para as 18h30min, na Galeria Manuel Bandeira, no Palácio Austregésilo de Athayde, na Avenida Presidente Wilson, 231, Castelo Rio de Janeiro. O público poderá visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. O lançamento da fotobiografia está marcado para as 19 horas, no Petit Trianon da ABL.

A exposição está baseada no roteiro de autoria da jornalista Manoela Ferrari, responsável pela pesquisa das fotos e textos, que contam a vida do Acadêmico na fotobiografia.

Tanto uma quanto outro foram divididos em módulos, desde a árvore genealógica do homenageado, passando pela memória da infância e vida escolar. Constam, também, os primeiros anos do jornalismo e vida esportiva, assim como episódios da vida do casal Ruth e Arnaldo Niskier e a construção da família até os dias de hoje. Outros módulos referem-se à revista Manchete e ao telejornalismo, à Academia Brasileira de Letras e à atuação do homenageado como Secretário de Estado. A mostra reproduz, ainda, suas conferências e viagens, sua produção literária, o CIEE e seu trabalho como curador da “Nuvem de Livros”, uma biblioteca on-line multiplataforma.

Saiba mais


Arnaldo Niskier

Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior e recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz, Arnaldo Niskier nasceu no Rio de Janeiro, em 30 de abril de 1935. É diretor-presidente da Consultor Assessoria de Planejamento, desde sua fundação, em 1972.

Licenciado em Matemática e Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Arnaldo Niskier trabalhou 38 anos nas Empresas Bloch (Manchete) e na Rede Manchete. Tem doutorado em Educação pela Uerj, é Catedrático por concurso da mesma Universidade e também Professor Titular de História e Filosofia da Educação (aposentado a partir de 1995). Jornalista há mais de 50 anos, foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia; de Educação e Cultura; de Cultura; e Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Membro efetivo da ABL, Niskier presidiu a Academia no período 1998/1999. Foi membro do Conselho Federal de Educação e do Conselho Nacional de Educação. Presidente da Câmara de Ensino Superior. É professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme);  Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão; Membro da Academia das Ciências de Lisboa (a partir de 2000); além de Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Niskier é autor de mais de 50 livros, entre os quais: A nova Educação; Tecnologias educacionais; Educação brasileira: 50 anos de história; O impacto da tecnologia; Qualidade do ensino; Tragédia do ensino púbico; O padre Antonio Vieira e os judeus; e Dr. Roberto (coautor). Na literatura infanto-juvenil, publicou, entre outros, O dia em que o mico-leão chorou; A coragem da tartaruga careta; O saruê astronauta; A Constituinte da nova floresta. Editou, ainda, Maria da Paz e Revelações de Isabela (romances); Uma nova maneira de pensar; A educação da mudança e Magia da educação (crônicas); O Souza e a pasta; Você viu o terremoto?; Um santo remédio; e O mistério do baixinho (contos).


Entre distinções e condecorações recebeu o da Legião de Honra da França; Ordem do Mérito Militar (Grande Oficial); Ordem do Mérito Naval; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito de Portugal; Ordem do Leão da Finlândia; Colar do Mérito Judiciário – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; e Medalha Visconde de Mauá – Associação Comercial do Rio de Janeiro.



FONTE:







Nenhum comentário: