segunda-feira, 27 de abril de 2015

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS CONVIDA PARA CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVOS OLHARES.




Acadêmico, poeta, ensaísta e tradutor Marco Lucchesi faz na ABL a terceira e última palestra do ciclo "Novos olhares"

O Acadêmico, poeta, tradutor e ensaísta Marco Lucchesi fará na Academia Brasileira de Letras (ABL) a terceira e última palestra do ciclo “Novos olhares” – Oriente/Ocidente: geografias do diálogo –, sob coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira.

A conferência está marcada para terça-feira, dia 28 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Serão fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador geral dos ciclos de conferências de 2015.




Marco Lucchesi - escritor

Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL – cujo fundador foi Olavo Bilac, que escolheu como patrono Gonçalves Dias –, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão do padre Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi é carioca, poeta, ensaísta e tradutor, publicou, dentre outros livros, Nove cartas sobre a divina comédia, O dom do crime, Ficções de um gabinete ocidental, A memória de Ulisses, Sphera, Meridiano celeste & bestiário.

De suas traduções, destacam-se as de Rûmî, Khlebnikov, Rilke e Vico. Obteve duas vezes o Prêmio Jabuti, o Prêmio Alceu Amoroso Lima, pelo conjunto da poesia, o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia, o prêmio do Ministero dei Beni Culturali, na Itália. Traduzido para diversas línguas, incluindo a tradução de Curt Meyer Clason.

Suas duas últimas obras publicadas foram O bibliotecário do imperador e o livro de poemas Clio.






FONTE:



Nenhum comentário: