terça-feira, 19 de maio de 2015

O COMPOSITOR E PIANISTA ITAJARA DIAS RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO NITEROIENSE E VEJA TAMBÉM SUA PRÓXIMA APRESENTAÇÃO.







O renomado compositor ITAJARA DIAS pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO NITEROIENSE  na Câmara Municipal de Niterói, no dia 13 de maio de 2015, durante apresentação com seu filho, o pianista VINNICIUS DIAS, no Recital do projeto UM PIANO NAS ESCOLAS, patrocinado pela CAPEMISA SEGURADORA, no Colégio Estadual Joaquim Távora, em Icaraí/Niterói.

O pianista Itajara, que é carioca, mas reside na cidade de Niterói desde os 12 anos de idade, recebeu com surpresa e muita alegria, a homenagem de TÍTULO DE CIDADÃO NITEROIENSE, o que se faz jus, reconhecidamente, pelas suas dignas e valiosas participações nas causas que contribuem para o continuado engrandecimento e progresso da cidade de Niterói, através da sua arte com a música clássica. O autor do decreto foi o vereador Renatinho.
COMENTÁRIO DO EDITOR DO FOCUS



Extraordinário!  E acima de tudo muito digna a concessão do Título de Cidadão Niteroiense ao pianista e compositor Itajara Dias. O artista é uma das personalidades de maior relevância e prestígio em nossa cidade. E, além disso, é uma pessoa notável, com um modo de ser  excelente. Seu caráter é particular e sempre faz a interligação  de seus projetos fantásticos com as composições culturais.

Parabéns, Itajara, você merece! 
Alberto Araújo.





VEJA ABAIXO O PRÓXIMO RECITAL DE ITAJARA E VINNICIUS DIAS.





O pianista VINNICIUS DIAS e o compositor ITAJARA DIAS pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, filho e pai, farão Recital de Piano didático, no projeto UM PIANO NAS ESCOLAS, para alunos dos Colégios da Região dos Lagos e para o público em geral, com o patrocínio da CAPEMISA SEGURADORA.

O recital acontece no dia 27 de Maio, quarta feira, às 14 horas, na CIDADE DAS ARTES – Teatro de Câmara – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ Informações: Tel. (21) 3325-0102 – GRÁTIS

Neste dia, o pianista ITAJARA DIAS estará aproveitando também para lançar o seu novo CD “Melodias Infantis ao Piano”.

Os pianistas estarão mais uma vez mostrando seus talentos, imprimindo muita técnica e emoção em clássicos consagrados apresentando os clássicos mais conhecidos, neste concerto didático de piano, com duração de aproximadamente 1hora.


No programa:

Heitor VILLA-LOBOS – CIRANDA N° 4 “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA” (interpretada por VINNICIUS DIAS); Ludwig van BEETHOVEN – SONATA “AO LUAR” 3° movimento (interpretada por VINNICIUS DIAS): ITAJARA DIAS - DANÇA DE ANHANGÁ (interpretada por VINNICIUS DIAS); E. NAZARETH – BREJEIRO Tango brasileiro (interpretada por ITAJARA DIAS); Balada n° 3 “SOPHIA” (interpretada por ITAJARA DIAS); J. BRAHMS – DANÇA HÚNGARA n° 5 (interpretada a quatro mãos, pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS); J. BRAHMS – DANÇA HÚNGARA n° 2 (interpretada a quatro mãos, pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS); J. S. BACH e C. GOUNOD – AVE-MARIA (interpretada a quatro mãos, pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS, arranjo feito por ambos). Do novo CD “Melodias Infantis ao Piano” ITAJARA DIAS: Pai Francisco, Pirulito que Bate e Bate; Nesta Rua, Nesta Rua...; O Sapo não lava o Pé ; Ciranda, Cirandinha; Terezinha de Jesus; Oh, Suzana; Atirei o Pau no Gato, entre outras.





Os pianistas VINNICIUS DIAS e ITAJARA DIAS considerando a música como arte essencial à natureza humana, sem distinção de classes econômico sociais, levam recitais de música clássica a  várias escolas da cidade de Niterói, Rio de Janeiro e a outras regiões mais distantes das capitais.

A atividade visa proporcionar momentos de arte e lazer, desenvolvendo o gosto pelo piano e o conhecimento das obras de compositores nacionais e internacionais. Concomitantemente às apresentações acontecem explicações e comentários curiosos referentes aos aspectos técnicos do  piano e da vida e obra dos compositores.

Projeto criado pelo pianista VINNICIUS DIAS e  patrocinado pela CAPEMISA SEGURADORA. A música clássica é, comprovadamente, de larga  aceitação em todas as sociedades bastando, para isso, que seja facilitada sua aproximação com o  público estudantil. A lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a música  deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica.

O projeto Um Piano nas Escolas auxilia diretamente à aceitação dessa lei por parte dos alunos, porque a arte é um precioso instrumento para educar, desenvolver a capacidade crítica, a criatividade, a inteligência e a sociabilidade. Por meio da música, o indivíduo expressa emoções que não consegue expressar com palavras.

A iniciativa de levar recitais às escolas através do projeto, visa também alcançar esses bons resultados, e também pode se mostrar um grande aliado no combate à evasão escolar nas escolas públicas.

O objetivo é incentivar as crianças e adolescentes ao hábito de ouvir a música clássica, sendo uma alternativa de aumentar a sua cultura, além de tocar seu íntimo, elevando assim os seus sentimentos, permitindo a elas vislumbrar novas possibilidades de evoluir como ser humano, o que certamente  produzirá um mundo melhor e mais feliz.

A música contribui para a formação integral do indivíduo, realçando os valores culturais, o senso estético, promovendo a sociabilidade e a expressividade. Introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor. Possui também um comprometimento cultural com outras matérias como a história, geografia, línguas, literatura, matemática etc., além de desenvolver habilidades físico-cinestésica, espaço-temporal, lógico-matemática, verbal, visual e auditiva.



PIANISTA VINNICIUS DIAS


VINNICIUS DIAS  - nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 15 de abril de l990. Com dois anos, já mostrava afinidade com a música, iniciando seus estudos de piano logo cedo com o pai, o consagrado compositor Itajara Dias, pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Brasil.

Com sete anos, foi para o Conservatório de Música de Niterói-RJ, onde estudou com a professora  Ruth Vianna. Teve aulas também com a professora Lusa Danico Schneiter e, nos EUA, em New York, com a professora Victoria Mushkatikol. Aos quatro anos compôs sua primeira música, “Feliz Noite”, que se encontra na 5ª faixa, do CD “Prelúdio a Um Novo Dia” do pianista e compositor Itajara Dias. Seguindo o exemplo do pai, Itajara Dias, desde os quatro anos de idade dedica-se à música, estudando piano e compondo. Com o aprimoramento, vem mostrando todo o seu talento, imprimindo muita técnica e emoção em clássicos consagrados. Bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, Centro Universitário, no Rio de Janeiro tendo como professoras Maria Teresa Soares e Talita Perez. Atualmente está com um projeto “UM PIANO NAS ESCOLAS”, que visa proporcionar aos estudantes, momentos de arte e lazer, desenvolvendo o gosto pelo piano e o conhecimento das obras de compositores nacionais e internacionais.

Concomitantemente às apresentações acontecem explicações e comentários curiosos referentes aos aspectos técnicos do piano e da vida e obra dos compositores. A música clássica é, comprovadamente, de larga aceitação em todas as sociedades bastando, para isso, que seja facilitada sua aproximação com o público estudantil, já que os espaços oferecidos são tão reduzidos. A lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a música deverá ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. O nosso projeto auxilia diretamente à aceitação dessa lei por parte dos alunos, porque a arte é um precioso instrumento para educar, desenvolver a capacidade crítica, a criatividade, a inteligência e a sociabilidade. A nossa iniciativa de levar recitais às escolas através do projeto “UM PIANO NAS ESCOLAS” visa também  alcançar esses bons resultados.

Em 2014 este projeto foi um grande sucesso, sendo apresentado em diversas escolas, entre elas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Angra dos Reis, São Gonçalo, Japeri etc.

O pianista VINNICIUS DIAS fez uma turnê pela Europa, apresentando-se na Itália e Alemanha, em concertos com o compositor Itajara Dias pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fazendo  solos e tocando a quatro mãos e a dois pianos.




Compositor e pianista ITAJARA DIAS


Compositor ITAJARA DIAS pianista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com 35 anos de carreira, tem se apresentado com sucesso em Salas de Concerto do Brasil e exterior com aclamação de público e critica. Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 25 de março de 1957. Iniciou seus estudos de música a partir de quatro anos de idade com acordeom, fazendo várias apresentações, inclusive em rádios locais.

Aos nove anos, começou a escrever suas primeiras composições. Até hoje, sendo este compositor criador de aproximadamente 500 composições de estilo erudito. Aos 12 anos iniciou seus estudos de violino e aos 14 decidiu ingressar no Conservatório de Música de Niterói, identificando-se finalmente com o instrumento musical de sua vida: o piano. Graduou-se em Piano pela Faculdade do Conservatório de Música de Niterói. Itajara Dias é também psicólogo, tendo exercido a função durante alguns anos e, após manter as duas atividades intensamente, optou pela música como expressão maior dos seus objetivos.

Aos nove anos, ele começou a escrever suas primeiras composições. Até hoje, sendo este compositor criador de aproximadamente 500 composições de estilo erudito, são valsas, choros, prelúdios, rapsódias, fantasias, sonatas, canções, concerto para piano e orquestra, música para coral, balé, teatro e música de câmera.

Atualmente começando a divulgar o seu mais novo CD “Melodias Infantis ao Piano” com 36 músicas de cantigas de roda ao piano, com arranjo, improviso e interpretação Itajara Dias, para todas as idades.

Um CD também para aula de Ballet infantil (Baby). Este é o primeiro que faz parte da coleção Ballet Itajara Dias, que será lançado em breve.

“Este CD é, para mim, experimental, no que se refere à forma de tocar ao piano estas canções. São pequenos improvisos não programados familiares à maioria de nós, que trazem à lembrança um desfile de mais de trinta “pedras preciosas” da música infantil brasileira,  incluindo algumas internacionais, todas de domínio público.

São gravações ao piano intencionalmente voltadas para duas funções: 1°- Aplicação ao primeiro ano de ballet infantil, que as utilizaria nos passos iniciais (nível “Baby Class”); 2°- Relembrar às pessoas de todas as idades a inocência das antigas canções infantis”. “Todas as minhas experiências em termos musicais influenciaram a confecção deste CD (inclusive nesta presente aplicação ao ballet infantil).

Poderia mencionar primeiramente os cânticos de minha mãe, meu pai, tios e primos mais velhos que eu; acrescento, principalmente, toda a minha formação em música a partir dos 4 anos com o acordeão, violino e piano quando passei a executar trechos eruditos e folclóricos. São vários anos de experiência em diferentes setores musicais, vivenciando e estudando improvisação, composição, orquestração, contraponto etc., que se seguiram após a graduação em piano. Também posso dizer que a formação de psicólogo – profissão que exerci por vários anos na especialização clínica e social – com certeza contribuiu para realizar este trabalho.” Comentário do Itajara Dias:

Há quase 10 anos o Duo Itajara e Vinnicius vem apresentado o seu projeto “Um Piano na Rua” (solos, a quatro mãos e a dois pianos), que visa atrair as pessoas, incentivando-as ao hábito de ouvir a música clássica, sendo uma alternativa de tocar seu íntimo, elevando assim os seus sentimentos, permitindo a elas vislumbrar novas possibilidades de evoluir como ser humano, o que certamente produzirá um mundo melhor e mais feliz. No recital são executadas as músicas clássicas mais populares. Os pianistas levam este projeto, aos bairros da cidade do Rio de Janeiro, às cidades do interior e às capitais de todo o Brasil.

Outro projeto já bem conceituado é “Um Piano nas Escolas” patrocinado pela CAPEMISA SEGURADORA (recital didático com as músicas clássicas mais conhecidas) criado pelo filho, o pianista VINNICIUS DIAS, e executado por pai e filho. Este projeto visa proporcionar aos estudantes, momentos de arte e lazer, desenvolvendo o gosto pelo piano e o conhecimento das obras de compositores nacionais e internacionais. Concomitantemente às apresentações acontecem explicações e comentários curiosos referentes aos aspectos técnicos do piano e da vida e obra dos compositores.

Sempre fazendo turnês pelo Brasil e exterior, a última foi novamente pela Europa, apresentando-se na Itália e Alemanha, lançando o seu CD “LUZES”. Tendo como convidado especial, o filho e também pianista Vinnicius Dias, os dois fazendo solos e tocando a quatro mãos e a dois pianos. Este é mais um CD que faz parte da coleção Itajara. Uma coletânea de composições de várias fases da vida do compositor. Embora seja o 2° CD da sua coleção voltada para o piano, tem toda uma característica de musica psíquica (musica da alma).

São composições intuitivas e meditativas aliadas a uma técnica pianística apurada, de acordo com um dos seus estilos que ele mesmo criou e denominou como “psychic music”. A sua forma de compor é inspirada no estado onírico dos seres humanos. Segundo Itajara, este estado não é oposto à realidade.

Pelo contrário, é a origem de toda a vida. O CD “LUZES”, com 14 faixas, sendo 13 composições de sua autoria inclui e 14ª, a Ave Maria de Bach/Gounod, executada a quatro mãos por Itajara e seu filho, Vinnicius Dias, em arranjo feito por eles. Vinnicius, desde os oito anos de idade, se apresenta em recitais, alternado solos com o pai, além de executarem juntos peças a quatro mãos e a dois pianos. As composições de ITAJARA DIAS estão sendo divulgadas por artistas nacionais e internacionais.

Como compositor sua discografia inclui ainda o CD “PRELÚDIO A UM NOVO DIA” criando a denominação “Psychic Music” uma versão clássica do que seria um estilo “New Age”, formando assim composições meditativas aliadas a uma técnica apurada. O CD inclui uma música do seu filho Vinnícius (que está com o pseudônimo de “Itajara Filho”), composta quando ele tinha quatro anos de idade. O arranjo desta composição foi feito pelo pai.

O seu CD ”MÚSICA PARA CONCERTO” possui 13 composições também de sua autoria, totalmente gravado em piano acústico. O CD “LUZES”, com 13 composições de sua autoria, e a 14ª faixa, inclui a Ave Maria de Bach/Gounod, executada a quatro mãos pelo Itajara e seu filho Vinnicius Dias. Suas composições estão sendo divulgadas por artistas nacionais e internacionais.

Em março de 2009, ITAJARA DIAS foi homenageado no Consulado Geral da Federação da Rússia, na abertura das comemorações dos seus 30 anos de carreira, com um recital de músicas russas e de sua autoria, tendo como convidado especial, seu filho VINNICIUS DIAS. Continuando as comemorações fez recital no Teatro Municipal de Niterói, um concerto acompanhado do filho Vinnicius Dias tocando a dois pianos. Em julho de 2011, foi homenageado como pianista e compositor brasileiro pelo Consulado Geral da Federação da Rússia, recebendo a Medalha do Bicentenário do PRIMEIRO CONSULADO RUSSO NO RIO DE JANEIRO, juntamente com outras personalidades brasileiras e russas.

Sempre realizando grandes apresentações no Brasil, como no Theatro Municipal do Rio de Janeiro por diversas vezes, (inclusive executando suas composições coreografadas pelo Ballet do Theatro), Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro da UFF, Salão Dourado da UFRJ, Consulado Geral da Federação da Rússia, Centro Cultural do Banco do Brasil-CCBB, Centro Cultural da Justiça Federal, Museu de Arte Moderna - MAM, Bistrô MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Espaço Cultural José do Rêgo em João Pessoa e em várias cidades e capitais de todo o Brasil,




APOIO CULTURAL











5 comentários:

  1. Muito merecido. Itajara Dias enriquece a vida cultural da cidade. É um prazer, uma emoção ouvi-los, pai e filho ao piano. Parabéns ao Itajara e a toda sua família. E parabéns a você, Alberto, pelas postagens de muito bom gosto.
    Carlos Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Penha Ribeiro Dias, diretora executiva e artística20 de maio de 2015 às 14:26

    Bom dia, Alberto!
    Obrigada pelo seu carinho e profissionalismo divulgando a arte dos pianistas ITAJARA DIAS e VINNICIUS DIAS.
    Enviei release também para o jornal Santa Rosa.
    Nossa gratidão!
    Abraços

    Penha.


    Penha Ribeiro Dias
    Diretora Executiva e Artística
    PSYCHIC MUSICAL
    Produção Cultural

    ResponderExcluir
  3. Gilson Rangel Rolim - escritor e acadêmico.20 de maio de 2015 às 14:28

    Alberto.
    Cumprimentos pelo texto sobre Itajara, um grande pianista!
    Abç.

    Gilson

    ResponderExcluir
  4. Dalma Nascimento - Escritora e Doutora em Literatura Comparada20 de maio de 2015 às 23:17

    Alberto, cumprimento o pianista Itajara Dias pelo título da cidadania, mas, sobretudo, pela excelente música que seus dedos trazem ao mundo, conjuntamente com seu filho!

    E também a você, divulgador de mensagens sempre construtivas!

    Dalma

    ResponderExcluir
  5. Dalma Nascimento - Escritora e Doutora em Literatura Comparada20 de maio de 2015 às 23:17

    Alberto, cumprimento o pianista Itajara Dias pelo título da cidadania, mas, sobretudo, pela excelente música que seus dedos trazem ao mundo, conjuntamente com seu filho!

    E também a você, divulgador de mensagens sempre construtivas!

    Dalma

    ResponderExcluir