terça-feira, 2 de junho de 2015

A ANTOLOGIA "UM BRINDE À POESIA 15 ANOS - EDIÇÃO HISTÓRICA É A OBRA INDICADA NO MÊS DE JUNHO NA VITRINE DO FOCUS PORTAL CULTURAL.



UM BRINDE À POESIA 15 ANOS – EDIÇÃO HISTÓRICA




Um Brinde à Poesia! Com todas as letras inspirando novos versos, atraindo mais poetas, despertando novos leitores. O sonho dentro do sonho. O som, o sabor, a cor em todos os matizes do ser. O céu se amplia. Impossível conter as asas. Difícil negar o voo.

Estamos em festa unindo vozes ecoando versos! Escute no ar o tilintar a celebrar. É sonho real. O sopro da emoção em cada um de nós inflando de arte este mundo. Começou lá longe, chegou em mim, em cada um de nós e não tem fim. Esta vontade de ir além.

A vida clama, chama por este carinho na alma. Tempo de parar e respirar ritmado na melhor condição possível do ser. Fazer perceber o caminho nos passos. Escrevemos a história e temos mais a fazer.

Na folha em branco toda a possibilidade. Do encontro. Da descoberta. Busca eterna em nós. Esta viagem de espalhados “eus” diversos a criar universos.

Faço o convite. Não pense. Venha. Entre na dança das palavras. Eu garanto, basta um gole deste brinde para se embriagar de poesia. E não tem volta. Desfrute.
Lucília Dowslley.



Caro leitor foculista com esse texto de Lucília Dowslley que, a propósito, é um convite para festejar e brindar com os 100 talentosos poetas que se encontram incluídos nas páginas dessa fabulosa viagem poética. 

Durante  todo o mês de junho a VITRINE DO FOCUS PORTAL CULTURAL abrirá suas páginas para divulgar a Antologia Um Brinde à Poesia – obra comemorativa dos 15 anos das edições do projeto Um brinde à poesia – Movimento pela paz e liberdade de ser.



O livro é organizado pela escritora, e fotojornalista Lucília Dowslley. A obra é uma Edição Histórica, uma seleta / coletânea de textos,  escolhidos entre os escritores e poetas que abrilhantaram ou participaram de alguma forma nas edições do Movimento Um Brinde à Poesia que a atriz coordena durante os 15 anos de existência.

O  livro, uma antologia de 100 (cem) poemas inéditos escritos por vários poetas, com projeto gráfico da própria autora, no formato 13 cm x 18 cm, sobrecapa em acetato, recriando a capa a imagem  de um anjo, fotografia produzida pela escritora no Central Parker em Nova York, durante sua estada naquela metrópole.

As poesias têm como fonte de passagem a vida e os conhecimentos humanos, foi patrocinada pela Fundação de Arte de Niterói.

São fortes emoções que traçam a marcante obra desse humanístico Movimento, que já se consagrou na Cidade de Niterói e no ano passado atravessou a ponte e fez sua estreia no Rio, inclusive recebendo em uma de suas edições o renomado poeta Ferreira Gullar!

Tudo começou com um sonho que a atriz teve, no dia 10 de maio de 1999, dois dias antes do seu aniversário.

Um Brinde à Poesia foi lançado no dia 11 de junho. O objetivo é divulgar a obra de artistas consagrados na literatura e na música - proporcionando espaço para novos autores e compositores, encorajando aqueles que nunca se apresentaram em um sarau ou falaram em um microfone em público, além de promover o lançamento de livros e CDs, sem custo para o artista.


Lucília Dowslley, fotojornalista e atriz, nascida em Niterói, lançou o "Movimento pela Paz e Liberdade de Ser", inspirado em um sonho, que mensalmente promove no MAC Niterói, no Museu da República e no Solar do Jambeiro. 

Se apresentou no Paraguai, Nova York e Nova Jersey e publicou dois livros: "Um Brinde à Poesia" (2004) e "Carmim" (2012). Ministra Oficinas de Interpretação e Criação de Textos e coordena o Clube de Leitura para crianças. Viver poesia, falar a poesia, ser poesia. 

Assim têm sido os seus dias, militante das artes ha mais de 20 anos, acredita na arte como instrumento de autoconhecimento e de conscientização para transformação da humanidade numa vida de qualidade, celebração e paz. 

Seja no teatro, na fotografia, na música ou literatura, este é o seu grande desafio, o seu objetivo maior e a sua luz.






ADQUIRA SUA OBRA:







Nenhum comentário:

Postar um comentário