sexta-feira, 19 de junho de 2015

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO "ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL - MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA E MÚSICA DO PESQUISADOR ROBSON LEITÃO.


Orquestra Sinfônica Nacional:
meio século de história e música






Depois de 50 anos de vida, a Orquestra Sinfônica Nacional guarda muitas histórias. Tantas quanto o número daqueles que, de forma apaixonada, lutaram por sua existência e, direta ou indiretamente, contribuíram para o reconhecimento público da OSN, integrada oficialmente à Universidade Federal Fluminense em 1986. Fruto de um cuidadoso trabalho de pesquisa de Robson Leitão, o livro Orquestra Sinfônica Nacional (1961-2011): 50 anos de história e música (Eduff, 112p.) revela curiosidades,  elucida dúvidas quando a datas, fatos e personagens marcantes e conecta o leitor ao universo dos músicos, composições e repertórios. 


Para essa primeira biografia oficial da orquestra, Robson se baseou em documentos governamentais, entrevistas com compositores e regentes, relatos pessoais de músicos e ex-integrantes, programas de concertos e notícias jornalísticas. A narrativa busca um encadeamento cronológico dos fatos que marcaram sua trajetória, tendo como ponto de partida sua criação junto ao Serviço de Radiodifusão Educativa do MEC, em 1961, com a missão principal de difundir a música erudita composta por brasileiros. Através da publicação, é possível entender a real importância da orquestra, não somente para aqueles a integraram ou que ainda fazem parte dela, mas para o próprio país.

Opinião - "A história que Robson oferece é bem contada, repleta de curiosidades que jamais conheceríamos, não fosse a pesquisa rigorosa, a escrita agradável e a leitura prazerosa, que fazem com que todos nós leitores, de um momento para outro, estejamos conectados aos músicos, às composições, aos repertórios e orquestras, temas tão distantes do nosso cotidiano." Professora Lívia Reis, doutora em Letras, Diretora de Relações Internacionais da UFF).



APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário