quarta-feira, 3 de junho de 2015

“O ABC DE MARCEL PROUST” SERÁ TEMA DA SEGUNDA PALESTRA DO CICLO “OS FICCIONISTAS” DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.





“O ABC DE MARCEL PROUST”
será tema da segunda palestra do ciclo
“Os ficcionistas” da Academia Brasileira de Letras.

A escritora Lucia Bettencourt, doutora em literatura comparada, fará na Academia Brasileira de Letras a segunda palestra do ciclo “Os ficcionistas” – O ABC de Marcel Proust.






Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust nasceu em Auteuil, 10 de julho de 1871 em Paris, 18 de novembro de 1922. Foi um escritor francês, mais conhecido pela sua obra À la recherche du temps perdu (Em Busca do Tempo Perdido), que foi publicada em sete partes entre 1913 e 1927.








Sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL. A conferência está marcada para terça-feira, dia 9 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

O Acadêmico Antônio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“Os ficcionistas” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 16, Maria Lucia Guimarães de Faria, Sterne e a tradição irônica da literatura; dia 23, Oleg de Almeida, Profeta, artista e jogador. Três faces de Fiódor Dostoiévski; e dia 30, Miguel Sanches Neto, O Ateneu, precursor da autoficção.


Lúcia Bettencourt leciona e promove oficinas de contos no Brasil e no exterior. É autora de A secretária de Borges (Prêmio SESC de Literatura 2005 – Contos) e Linha de Sombra (2008), ambos publicados pela Editora Record. 

Seus contos também foram premiados no I Concurso Osman Lins de Contos e no 10º Prêmio Josué Guimarães, da Jornada de Literatura de Passo Fundo. 

Seu primeiro livro infantil, A cobra e a corda (Escrita Fina Edições), foi escolhido para o Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE 2011.

Escreveu também O amor Acontece e O banquete.





Lúcia colabora com jornais e revistas brasileiros e estrangeiros, e mantém o blog: www.nadanonada.blogspot.com



APOIO E DIVULGAÇÃO





Nenhum comentário: