sexta-feira, 24 de julho de 2015

COBERTURA FOTOGRÁFICA E CINEMATOGRÁFICA DO RECITAL COMEMORATIVO AO 54º ANIVERSÁRIO DO CENTRO CULTURAL MARIA SABINA. CONFIRA.


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)



OU CLICAR NO LINK DO CANAL 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
NO YOU TUBE.




O CENTRO CULTURAL MARIA SABINA no dia  20 de junho,  às 17 horas, foi marcado por um espetáculo emocionante. Trata-se do RECITAL DE POESIAS, comemorativo ao 54º aniversário do Curso Maria Sabina.

Com o intuito de homenagear a importante dama da arte de dizer a poetisa Maria Sabina de Albuquerque,  as inúmeras poesias que marcaram épocas, declamadas pelo Curso infantil e juvenil,  Curso de adultos e convidados e declamadores diplomados foram da grande mestre da oratória,  que além de professora de  eloquência, de francês, de inglês, de literatura universal, foi também jornalista, declamadora, líder feminista, escritora, enfim, uma pessoa notável e de destaque no cenário cultural da primeira metade do século XX.


A poetisa Maria Sabina de Albuquerque.


A importante diva da cultura e literatura brasileira era muito conhecida em terras fluminenses. Mas, ganhou seu reconhecimento nacional e por que não dizer internacional, após  o trabalho admirável e incansável desenvolvido pelo Centro Cultural Maria Sabina (CCMS), que desde 24 de junho de 1961 registra importantes atividades em nossa cidade.
A escola de cultura é um espaço cultivado à resguardar a memória da pessoa e obra da consagrada autora. Amostra maior desta dedicação é Neide Barros Rêgo, a mais fidedigna seguidora de Maria Sabina  e que, com brilhantismo, coordena as diversas ações da referida entidade artística em nossa cidade, que além de hastear a bandeira em solo fluminense, leva o nome da escola para diversas metrópoles no mundo inteiro.

O Centro Cultural Maria Sabina também é um espaço para que as pessoas possam divulgar, compartilhar com os demais os seus trabalhos realizados em forma de poesias, composições literárias e musicais. O objetivo mesmo da escola é de oportunizar a todos os que curtem e admiram a arte da escrita, a possibilidade de vivenciar mais de perto a poesia.

A coordenadora Neide Barros Rêgo conduziu as apresentações, convidando cada  artista participante para declamarem os selecionados  textos  da escritora Maria Sabina, iniciando os trabalhos pelo Curso Infantil e Juvenil com as declamadoras mirins: Giulia Perez, Marina Rego, Yasmin Lannes e a estreante Julia Prado.

Após a apresentação da criançada declamadora, foi a vez dos adultos declamadores diplomados e convidados mostrarem o seu talento. Dentre tantos artistas destacamos:

A dama anfitriã Neide Barros Rêgo é claro! Gracinha Rego; Marly Prates; Ana Regina Seixas; Carmem Brasil; Leda Mendes Jorge; Juber Baesso; Graça Thuler; Gentil Costa Lima; Fabiana Latgé; Nilde Barros Diuana; Alba Helena Corrêa; Walmir Ventura Rêgo que há muito está entrelaçado nos braços da terceira idade, recitou  juntos com os convidados uma trova de Maria Sabina (assista ao filme) e outros. No final do evento, foi servido um delicioso coquetel para todos os presentes.

Esta revista eletrônica que apoia os eventos culturais fluminenses esteve presente e trouxe a imagens comprobatórias. Veja e comprove no vídeo:





CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DO RECITAL



Capa do vídeo no Canal You Tube do
Focus Portal Cultural
(arte de Alberto Araújo).

Maria Sabina de Albuquerque
(imagem exposta no evento).

Neide Barros Rêgo,
coordenadora do CCMS,
momento em que inicia os trabalhos.


O jornalista Gentil Costa Lima,
momento em que lê uma mensagem enviada
do livreiro Carlos Mônaco.

***

Curso Infantil e Juvenil com as declamadoras mirins: 
Giulia Perez, Marina Rego, Yasmin Lannes
 e a estreante Julia Prado. 

Giulia Perez - Declamadora

 Yasmin Lannes e Marina Rego  - O dia da Mestra

Júlia Prado - Poeminha




Adultos declamadores e diplomados


Ana Regina Seixas - Canto de esperança


Carmen Brasil e Juber Baesso - Braços Vazios

Fabiana Latgé - Não me fales de amor

Gentil da Costa Lima - O grito

Graça Thuler - O caminho

Juber Baesso - Não silenciem o canto

Leda Mendes Jorge - Dualidade

Maria Luíza Dutra - Terra Luminosa

Mariney Klecz - Ilusão

Marisa Barros Rêgo - O menino e o papel


Nilde Barros Diuana - Para retratar um passarinho

Walmir Ventura Rêgo, recitou trova de Maria Sabina
(Assista ao filme).

Zeneida Seixas - Cantiga de ninar


Declamadores diplomados

Alba Helena Corrêa - Meu nome

Alex Peixoto da Costa - Canto de amor

André Varella - A partilha

Aparecida Barreto da Silva - 
Uma flor entre as páginas do livro

Eliane Prates - Receita de vida

Gracinha Rego - Ronda encantada

Maria Otília Camillo - Recife canta

Marly Prates - Alma de carnaval

Neide Barros Rêgo - Cartas de amor


Neide Barros Rêgo e Gracinha Rego - Os rios





APOIO CULTURAL 





VÍDEO RECOMENDADO
DESTA POSTAGEM

(CLICAR NA IMAGEM)




Nenhum comentário:

Postar um comentário