quarta-feira, 5 de agosto de 2015

CONVITE PARA ENCONTRO LITERÁRIO COM A ESCRITORA CYANA LEAHY NA LIVRARIA GUTENBERG DE ICARAÍ. CONFIRA.


CONVITE PARA ENCONTRO LITERÁRIO
NO PRÓXIMO SÁBADO, 08 DE AGOSTO,
NA LIVRARIA GUTENBERG, ICARAÍ,
A PARTIR DAS 10 HORAS.


A escritora e professora CYANA LEAHY irá autografar seus livros: de poesia, prosa adulta, prosa juvenil, pesquisa acadêmica e apresentar o seu 18º livro, PERPLEXIDADES & SIMILITUDES, prefaciado pelo escritor Moacyr SCLIAR, como 'banquete literário, Literatura com L maiúsculo, que Clarice LISPECTOR se fosse viva, certamente aplaudiria. 



 
 
A escritora tem dezoito livros publicados, como pesquisadora, como professora universitária, como escritora. Foram escritos no tempo certo: cada poema, cada conto, cada pesquisa acadêmica. 
 
6 DE POESIA:
- BIOMBO (Ed. Cromos, prefaciado por Luís Antônio PIMENTEL).  
- SEMINOVOS EM BOM ESTADO (CL Edições, posfaciado por
Maria Helena MARTINS e Regina ZILBERMAN). 
- LIVRO DAS HORAS DO MEIO (Editora 7 Letras,
posfaciado por Norma TELLES e Maria Helena MARTINS).
- ÍNTIMA PAISAGEM (7 Letras,
prefaciado por Marco LUCCHESI). 
- (RE)CONFESSO POESIA (7 Letras,
posfaciado por Fabrício CARPINEJAR). 
- POEMAS DOS TEMPOS: DUETOS
(CL Edições, co-autor Fred SCHNEITER).
6 DE PESQUISA ACADÊMICA:
- A LEITURA E O LEITOR INTEGRAL: LENDO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA (Ed. Autêntica), dissertação de Mestrado em Educação (Universidade Federal Fluminense).
- LÍNGUA E LITERATURA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO? (Ed. Papirus), coautoria com Claudia LAGE.
- A PALAVRA IMPRESSA (Casa da Palavra), parte da pesquisa doutoral em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, abordando Invisibilidades literárias: Ercília Nogueira COBRA, Julia Lopes de ALMEIDA, Carolina Maria de JESUS e Hilda HILST, que a autora as entrevistou pessoalmente. Por esta obra a autora recebeu o prêmio 'Overseas Reseach Award ' e foi morar na Inglaterra.
- EDUCAÇÃO LITERÁRIA COMO METÁFORA SOCIAL: tese de doutoramento pela Universidade de Londres, comparando o ensino e aprendizado da Literatura no Brasil e na Inglaterra, após receber o prêmio de pesquisa 'Overseas Research Award.  Foi publicada pela Editora da UFF e, em 2ª edição, pela Editora Martins Fontes, prefaciada por Regina ZILBERMAN. 
- ESPAÇOS E TEMPOS DE EDUCAÇÃO (co-autoria, CL Edições), 25 ensaios produzidos no VII Congresso Internacional da BRASA (Brazilian Studies Association), PUC Rio, 2004.
- DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS (co-autoria, CL Edições), textos apresentados no SIMELP - 1º congresso Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, Universidade Cruzeiro do Sul, 2008. 


3 DE PROSA JUVENIL:

- CARTEIRA DE IDENTIDADE (CL Edições/Franco Editora), prefaciado por Gustavo BERNARDO- Esta carteira de Identidade foi feita para acalentar, emocionar e fazer pensar crianças de cinquenta anos (como eu) e adultos de oito a dezoito anos (como talvez os tenha o jovem que lê esta breve apresentação, que deve parar por aqui e ser de fato breve). Foi feita para que todos  possam se deliciar com a busca pela identidade da personagem e de si mesmos. 
 
- UMA HISTÓRIA DE CRIANÇA E DE FUTURO (Franco Editora) é a história verídica de Alex, menino de rua que a autora conheceu a caminho da UFF, que vendia balas e chicletes diariamente sob chuva ou sol, para ajudar a avó, com quem morava no Morro do Estado. Ficaram amigos, ela o ajudou como pôde, mas... não teve um final feliz. Esta obra é uma forma de homenageá-lo e os outros meninos de rua.
 
- CONTOS TRADICIONAIS IRLANDESES (Franco Editora) são as histórias que o seu pai contava, tendo sempre a Mulher como personagem central. Foi premiado com o Literary Exchange Award do governo irlandês, 2005, por ser a primeira obra sobre a cultura irlandesa publicada no exterior. A autora foi a Dublin receber o prêmio muito feliz: Ela tem o sobrenome tipicamente irlandês e sempre que vai a Irlanda é recebida de braços abertos. 
 
3 DE PROSA ADULTA: 
 
- 106 FALAS DE AMOR (E SEUS CENÁRIOS) (CL Edições), prefaciado por Martinho da VILA e posfaciado por Gustavo BERNARDO.  O amor chega em qualquer tempo e qualquer idade, e só não o encontra quem não está de coração aberto. Os casos aqui narrados podem ser fantasiosos ou reais, exagerados ou omissos, mas levarão você, que está com este livro nas mãos, a pensar e refletir sobre o que há de melhor no mundo: O AMOR.
 
- TODOS OS SENTIDOS: CONTOS ERÓTICOS DE MULHERES (CL Edições), co-autoria com Daniela VERSIANI, Lucia FACCO, Sonia PEÇANHA, Claudia LAGE, Elvira VIGNA, Olga SAVARY, Flávia SAVARY, Josimey COSTA. Foi premiado como 'melhor livro de contos de 2003', pela União Brasileira de Escritores. 
 
- PERPLEXIDADES & SIMILITUDES é dedicado a Moacyr SCLIAR e a Denise Francisca  SILVEIRA, minha filha adotiva, que compartilha com a autora suas alegrias e tristezas, com muito amor e carinho.
 
 
 
 
Sobre a autora – Licenciada em Letras (UFF), mestra em Educação (UFF) e com PhD em Educação Literária (London University), Cyana Leahy-Dios é professora da UFF, poeta, escritora e pesquisadora, além de tradutora de obras literárias e acadêmicas (inglês-português). Também é formada em Piano pela Escola Nacional de Música (UFRJ). Entre as obras publicadas, se encontram: Todos os sentidos, contos eróticos por mulheres (CL Edições, 2004, Prêmio UBE 2005), Educação literária como metáfora social (EdUFF, 2000/Ed. Martins Fontes, 2006) e Contos tradicionais irlandeses (Franco Ed., 2007, Prêmio Ireland Literary Exchange), além das traduções de Solstício de Inverno, Rosamund Pilcher (Bertrand, 2000), Sexo e Negócios, Shere Hite (Bertrand, 2001) e Histórias do Wyoming, Annie Proulx (Bertrand, 2001).
 
 
 
 
 
LOCAL DO EVENTO, ENDEREÇO E HORÁRIO:
Livraria Gutenberg: Rua Moreira César, 126 -
Icaraí, Niterói - RJ - Brasil. 
08 de agosto, próximo sábado,
a partir das 10 horas,
sem horário para terminar.
 
 
 

 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 

 
 
 
 

Nenhum comentário: