sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO CAMINHANDO E CONTANDO DE MARCIA PARAQUETT E SÁVIO SIQUEIRA. RECEBA O SEU NO FOCUS.

 
 
CLICAR NA IMAGEM PARA VISUALIZAR
O CONVITE VIRTUAL
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO
 
 


Caminhando e Contando:
Memória da ditadura brasileira.


O lançamento dessa coletânea de ensaios, reiluminando uma época nacional conturbada, será no próximo dia 26 de agosto, quarta-feira, às 18 horas, na Livraria Icaraí - no espaço da Reitoria da UFF, Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói - RJ - Brasil.
O projeto e a organização do livro são dos professores Marcia Paraquett e Savio Siqueira, ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Marcia Paraquett lecionou por longo tempo na UFF e após a sua aposentadoria, ingressou por concurso na UFBA.
Publicada pela EDUFBA, a obra, cujo título é paródia da famosa letra da música: "Para não dizer que falei das flores", de Geraldo Vandré, relata as memórias dos autores e a de tantas pessoas que sofreram na carne e na alma as repressões nos porões da ditadura. Ainda que não tenham participado diretamente de nenhum  movimento naqueles anos de chumbo, os autores do livro, a seu modo, trouxeram às páginas do texto a sua própria história.
Em relatos verossímeis, esses escritores, há cinquenta anos jovens universitários,   não mereceram as manchetes dos jornais nem participaram das estatísticas da violência contra os direitos civis. Todavia, são testemunhas oculares da barbárie silenciosa que a ditadura provocou na formação das gerações posteriores a 1964.
 

 
 
CONVITE IMPRESSO
 
 

(CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA).
 
 
 
 
SOBRE A AUTORA
 

 

Márcia Paraquett é docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com licenciatura em Letras (Habilitação Português/Espanhol, UFF, 1970), Mestrado em Letras (Língua Portuguesa, UFF, 1977), Doutorado em Letras (Literaturas Hispânicas, USP, 1997) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP, 2002). Atua na área de Estudos Linguísticos e desenvolve pesquisa sobre Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Formação de Professores e Abordagem Multicultural na Aprendizagem de Línguas. É autora de três livros, organizadora de dois, além de ter publicado artigos em revistas e capítulos em livros de sua área de interesse científico.

 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário