sábado, 19 de setembro de 2015

POSSE DO ACADÊMICO RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE NITERÓI.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 

SOLENIDADE DE POSSE DO HISTORIADOR E ACADÊMICO
RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO
NO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE NITERÓI
 
O escritor, historiador e acadêmico RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO tomou posse em 11 de setembro de 2015 no Instituto Histórico e Geográfico de Niterói como Membro Titular, ele ocupará a Cadeira nº 44 que tem como Patrono Romeo de Seixas Mattos e antecessora a acadêmica e historiadora Yara Fonseca Vidal.
A solenidade reuniu escritores, jornalistas,  amigos e diversos segmentos da cultura fluminense. A cerimônia de posse foi presidida pelo professor e historiador Marcos Vinicius Macedo Varella. Compuseram a mesa,o secretário Geral Eraldo Mesquita e as acadêmicas Márcia Maria de Jesus Pessanha, Matilde Carone Slaibi Conti, Aidyl de Carvalho Preis.
A saudação ao imortal foi feita pelo presidente Marcos Vinicius M, Varella. O paraninfo pronunciou um excelente discurso. Ele destacou o talento literário de Renato A. Farias de Carvalho e a sua importante contribuição na cultura de nossa cidade.
Após a leitura do Termo de Posse pelo secretário geral do IHGN, Eraldo Mesquita, o empossado,  assinou o livro de registro.
Após cumprimentos, Renato Augusto proferiu discurso de posse em louvor ao seu patrono e seu antecessor. Em sua oração, o acadêmico enalteceu a trajetória de Romeo de Seixas Mattos, ressaltando a importância de sua atuação não só para Niterói.
Encerrando a cerimônia de posse, o mais novo acadêmico, então empossado, convidou os amigos para um delicioso coquetel.
Essa revista cultural esteve presente e trouxe para você as imagens. Confira tudo no link do Canal You Tube:
Clicar aqui:
 
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE
RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO
Renato Augusto Farias de Carvalho nasceu em Manaus/AM no dia 30 de junho de 1935. Em sua terra natal, estudou no Colégio Salesiano Dom Bosco. Na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para onde se mudou em janeiro de 1952, continuou seus estudos no Colégio Andrews, tendo participado do Grêmio Acadêmico, que ajudou a fundar. No início de 1978, passou a residir em Niterói/RJ.
Graduou-se em Letras (Língua e Literatura – Português/Francês) na então Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Pós-graduou-se em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversas funções e cargos na Previdência Social (Direção Geral – RJ), aposentando-se em 1989.
Ocupante da cadeira nº 6 da Academia Niteroiense de Letras, também é membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras e da Associação Niteroiense de Escritores. Publicou os seguintes livros: Porto de Ocasos (ficção/memórias. 1998. Editora Cromos), Poesia-do-que-eu-quis (poemas. 2002. Editora Cromos) e Vinho e Verso (poemas. 2005. Ed. Valer). Eu ainda não disse tudo. (poemas - Editora Valer - ...Haja, ainda, partículas de sol (poemas - 2013 – editora Nitpress).  Corrimão de papel - poemas - 2014 - Nitpress).
Entre as diversas medalhas já recebidas, destacam-se a José Cândido de Carvalho (conferida pela Câmara Municipal de Niterói) e a do Mérito Cultural Belas Artes (conferida pala Associação Fluminense de Belas Artes). 
Participou, como entrevistado, do projeto “Personalidades de Niterói”, iniciativa da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB/Niterói. Autor dos enredos carnavalescos “Jorge Amado – do País do Carnaval à Tieta do Agreste” (1978) e “E agora malandro? – Você ganhou a loteria!” (1979), desenvolvidos para Escolas de Samba de Niterói, e de monografia sobre o Clube da Madrugada (movimento cultural de escritores amazonenses nos anos 1950).
Das muitas palestras proferidas, destacam-se: “Teatros do Brasil” (participação de Beatriz Chacon e Thuany de Carvalho), “Fagundes Varela”, “Cora Coralina e Manoel de Barros (participação de Gracinda Rosa e Lena Jesus Ponte), “Xavier Placer, 50 anos de literatura”, “Adelino Magalhães, e o pré-modernismo”, “Cora Coralina e Florbela Espanca, um encontro tão possível”, “Articulação poética aproximando Luiz Barcellar e Jorge Tufic” e “Lindalva Cruz e suas composições amazônicas” .
É autor de contos e crônicas publicados em jornais e revistas e de alguns prefácios. Possui textos em antologias.
 
ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
 

Marcos Vinicius Macedo Varella
faz a abertura dos trabalhos.

Eraldo Mesquita
secretário do IHGN
lê o Termo de Posse.



Renato Augusto Farias de Carvalho
momento em que profere seu discurso.




Eugenio Simões Filho, Bebel e Tuani (parentes de Renato).

Marcia Pessanha, Renato, Matilde, Aidyl  Preis
e Eraldo Mesquita.



De Luna Freire, Marcos Vinicius, Renato, Rubens Carrilho
e Matilde Conti.


Alberto Araújo e Renato Augusto F. Carvalho.
 

Alberto Araújo, Shirley Araújo, Renato Augusto
e De Luna Freire.

 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
CARO AMIGO, FIQUEI COMOVIDO COM SEU GESTO. MUITO GRATO PELO SEU TRABALHO E PELA DIVULGAÇÃO DO EVENTO DA MINHA POSSE IHGN. SINCERAMENTE, PARA MIM NÃO DEIXOU DE SER UMA ALEGRIA, ENTRETANTO, EU ESTAVA ABSOLUTAMENTE INTRANQUILO E CANSADO , HAJA VISTA QUE O MEU PROBLEMA VISUAL NAQUELE DIA MOSTRAVA-SE TERRÍVELMENTE INCOMODO. AGORA ESTOU BEM MELHOR. SE DEUS QUISER , IREI AO CENÁCULO DIA 25.09. AFETUOSO ABRAÇO PARA VOCÊ E SHIRLEY.
 
RENATO.

Renato Augusto Farias de Carvalho
é escritor, historiador e acadêmico.


********************************************

Excelente cobertura, Alberto. Conheci o professor e poeta Renato Augusto em um dos círculos de leitura com a mediadora Cristiana Seixas, psicóloga e biblioterapeuta. Nesse dia, comprei um livro dele ("Meu Corrimão de Papel") e o guardo com sua dedicatória. 
Abraço, amigo!
Hilário.
Hilário Francisconi
é escritor e jornalista.
********************************************

Daqui, teu irmão português, Manuel Jorge Matos da Fonseca, com muito orgulho nessa tua tomada de posse na cadeira n.º 44 da ilustre Academia Histórica e Geográfica de Niteroi.
Muita saúde e visão para dares continuidade ao teu trabalho magnífico e prestação da tua insigne humanidade.

Estamos muito orgulhosos de ti aqui em Portugal.

Bem haja!
M.J e família


*************************************************************


 
 
 

 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Participei da cerimônia de posse de Renato Augusto e reitero meus parabéns ao ilustre acadêmico e amigo. E como sempre Alberto Araújo registrando os eventos com muito zelo.

    ResponderExcluir
  2. Daqui, teu irmão português, Manuel Jorge Matos da Fonseca, com muito orgulho nessa tua tomada de posse na cadeira n.º 44 da ilustre Academia Histórica e Geográfica de Niteroi.
    Muita saúde e visão para dares continuidade ao teu trabalho magnífico e prestação da tua insigne humanidade.

    Estamos muito orgulhosos de ti aqui em Portugal.

    Bem haja!
    M.J e família

    ResponderExcluir