quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A ALEGRIA E EMPOLGAÇÃO DE UM BLOG 100% CULTURAL - FOCUS PORTAL CULTURAL O HERMES DA COMUNICAÇÃO.


 
 
 


O Focus Portal Cultural atinge os dois milhões e cento e noventa mil e um pouco mais de acessos. Isso para a família foculista é altamente laudatório! Sobretudo,  ao sabermos que você, com sua ânsia de informações e seu interesse pela cultura,  fez isso acontecer!  Pela sua constante presença lendo nossas páginas  e pela sua amizade autêntica -  dizemos-lhe: muito obrigado, prezado Leitor!!
Nesse ínterim, talvez  você  nos diga;    só isso?  É muito pouco!  O da rede social, o blog society, o jornal de fulano, todos eles atingiram há tempo cem milhões de acessos. 
Porém, a nossa resposta é a seguinte: Todos nós sabemos que lançar cultura neste país é muito difícil.  As  pessoas não têm disponibilidades/afeições para acessarem blogs de cultura e participarem de eventos culturais devido ao seus afazeres / tarefas do dia a  dia.  Somos disso sabedores e nem adianta questionar tal problema.
Normalmente, a garotada fica curtindo as redes sociais ( por exemplo, a foto de seu ídolo na intimidade conjugal) e não gosta de ler nada informativo.  Também eles não apreciam literatura clássica. Leem livros de terror, ficção científica (as mais mirabolantes possíveis). Alguns não  se interessam por conhecer os costumes e as tradições de um povo, a origem de sua língua e a civilização política social da nação. E isso é justamente  o que divulgamos e jamais deixaremos de noticiar.
No mundo atual, cheio de atrativos eletrônicos, fica muito difícil conseguir que alguns jovens permaneçam em frente ao computador acessando  o nosso  blog de cultura, certo?  Entretanto, respeitamos e  reconhecemos que todos têm o direito de gostarem do que é moderno. Porém, nossa revista, voltada para fins culturais, prefere assuntos mais ricos de conteúdo que aprimorem o homem.  Não nos importa que possam julgá-la retrógada, mas é assim  que se constrói uma nação.
Monteiro Lobato já dissera que "um país se faz com homens e com livros". Não com alaridos e exclamações da parafernália midiática, transformando "falsos escritores" em stars populares.
Um país  não pode desprezar o papel preponderante  dos grandes vultos e os pensadores do passado.  Eles deixaram legados de real grandeza aos pósteros e os livros preservam sua memória.
Não podemos ficar com os olhos dirigidos para esse incremento de literatura imediatista que nos leva a um mundo alienado e que nada constrói de positivo. Sobretudo, temos que defender  a ficção clássica.  Afinal ela é o nosso fulcro e nos leva à sabedoria. O livro deve ser um instrumento  positivo  onde exista o fulgor do pensamento construtivo e, os revérberos da arte.
Assim, amigo foculista, cultivemos nós todos este objeto extraordinário que, entretanto, cada vez mais é trocado pelos computadores. O livro está sumindo do mundo intelectual. As livrarias diminuem de número e até os suplementos literários semanais minguaram de tamanho ou se acabaram. Uma lástima! Pobre de um país sem livros e sem cultura! 
O valor também de um jornal, como o nosso, mesmo on-line, é estar voltado para mensagens positivas dos fatos culturais que melhorem a humanidade. Onde haja arte, música, literatura, enfim, algum toque verdadeiramente cultural,  lá está o editor deste Portal, esmiuçando os acontecimentos, pesquisando os assuntos, fotografando os fatos,  a fim de trazê-los a você.
Esqueçamos, pelo menos, por algumas horas a compulsão vazia da internet, dos tabletes, das redes sociais que nada constroem de grande. Navegar é maravilhoso, é verdade, mas quando traga algo produtivo para nosso mundo interior.   Não perca tempo com bobagens, com bate-papos sem sentido, com fofocas pessoais.
Na internet também existem tantos e-books fantásticos. Basta saber escolher o autor e o livro construtivo. Ler é abrir horizontes para um novo mundo.
Meditemos na frase benfazeja de Monteiro Lobato. Ele clareou caminhos e formou gerações  com seus livros, mesmo infantis... Lobato sabia das coisas... Conhecia o caminho das pedras...
 
 
 
 
 
 
 
VISITE-NOS NO LINK:
Ou clicar no link do Canal You Tube do Focus Portal Cultural
 
 
 
APOIO
 
 
 
 
COMENTÁRIOS

A alegria é de todos, meu querido amigo Alberto, com a presença do FOCUS em nossos lares. A tua palavra, caríssimo poeta, quer literária ou denotativa, enriquece o cenário social niteroiense e aproxima cada vez mais o cidadão de suas raízes culturais. Parabéns, Alberto Araújo, por este belíssimo e importante trabalho de incentivo à cultura. Um forte abraço, ilustre acadêmico.
Hilário Francisconi. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Hilário Francisconi
é escritor e jornalista.

 
 
 
******************************************
 
 
Alberto, é sempre bom relembrar a importância da leitura em nossa vida. O livro é o companheiro "mudo" de todas as horas, mas quando bem escolhido é um tesouro de saberes compartilhados. Valeu!
Márcia Pessanha
 
 
 
 
 
 
 
Marcia Pessanha
é escritora, acadêmica
e a Intelectual do Ano 2015.
 
 
******************************************* 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Alberto, é sempre bom relembrar a importância da leitura em nossa vida.
    O livro é o companheiro "mudo" de todas as horas, mas quando bem escolhido é um tesouro de saberes compartilhados.
    Valeu!

    ResponderExcluir