sábado, 10 de outubro de 2015

ACADÊMICA CLEONICE BERARDINELLI É HOMENAGEADA, EM 14 DE SETEMBRO DE 2015, NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

 
 
ACADÊMICA CLEONICE BERARDINELLI
É HOMENAGEADA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS,
NO SEGUNDO DIA DO EVENTO

HÁ CEM ANOS ORPHEU CANTA PARA CLEONICE

 

 

No segundo dia das homenagens pelo centenário de nascimento da Acadêmica e professora Cleonice Berardinelli (nasceu em 28 de agosto de 1916), no dia 14 de outubro, quarta-feira, de 9 às 19 horas, a Academia Brasileira de Letras participará, como parceira e sede, do evento intitulado “Há cem anos Orpheu canta para Cleonice”. A organização é da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ. O encontro está programado para o Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

 
Eleita para a Cadeira nº 08 da ABL, em substituição a Antonio Olinto, Cleonice Berardinelli tomou posse no dia 05 de abril de 2011. Especialista em Luís de Camões e Fernando Pessoa, ela é também professora emérita da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Desde 27 de novembro de 1975, é Acadêmica correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, classe de Letras. Exerce ainda a atividade de pesquisadora do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Entre as suas principais obras estão Estudos camonianos, de 1973 e ampliada em 2000; Obras em prosa: Fernando Pessoa, de 1986; A passagem das horas de Álvaro Campos; de 1988; Poemas de Álvaro Campos, impressa em Lisboa em 1990; Fernando Pessoa: outra vez te revejo..., de 2004, e Gil Vicente: autos, de 2012.

 
A homenagem é organizada pelo IV Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ. Serão dois centenários. Além do aniversário da professora, a Cátedra estará lembrando também “Os 100 anos da Geração de Orpheu”. Abrange, ainda, o lançamento da revista Orpheu, que inaugurou o modernismo em Portugal e, da qual, participaram dois dos mais importantes representantes da poesia em língua portuguesa: Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. O evento conta com a parceria do Consulado de Portugal, ABL, Casa de Rui Barbosa e a Faculdade de Letras da UFRJ e será realizado do dia 13 ao dia 16 de outubro.


As inscrições podem ser feitas pelo:
Mais informações por intermédio do e-mail:


De terça-feira a sexta-feira, estarão reunidos brasileiros e portugueses especialmente convidados para debaterem temas sobre os quais a Acadêmica e professora trabalhou: desde os clássicos – O cancioneiro medieval, Fernão Lopes, Gil Vicente, Bernardim Ribeiro e Luís de Camões – passando pelos escritores oitocentistas – Garrett, Herculano, Camilo, Eça – mas também pelos poetas deles contemporâneos – Cesário, Antero, Camilo Pessanha, Antonio Nobre –, chegando ao século XX, com sua admiração por Fernando Pessoa e percorrendo outros tantos como Régio e Torga e Namora, até aqueles que, no pós 25 de Abril, puderam encontrar espaço mais livre para sua arte: Cardoso Pires, Abelaira, Helder Macedo e José Saramago.
 
Segundo os organizadores, “de Portugal virão, para a homenagem, professores e pesquisadores de primeira linha: Helder Macedo, ensaísta, poeta e romancista, professor emérito do Kings College de Londres, para falar de Camões; Fernando Cabral Martins, da Universidade Nova de Lisboa, especialista em ORPHEU; Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, e Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura de Portugal e professora da Universidade do Porto, que falarão sobre a atualidade da prosa de Eça de Queirós e de sua revisitação por outras artes, como o cinema; e Maria Fernanda de Abreu, da Universidade Nova de Lisboa”. Do Brasil comparecerão especialistas como Elza Miné (USP), Vilma Arêas (Unicamp), Francisco Lima (Universidade Estadual de Feira de Santana), Simone Schmidt (UFSC), Marcella Guimarães e Ana Maria Filizzola (UFPR), e outros tantos que se reunirão aos professores do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF, PUC-Rio, UERJ ) que tiveram a oportunidade de conviver com Cleonice Berardinelli como pesquisadores, ex-alunos e colegas de trabalho.

 


A sessão de abertura do evento, segundo os organizadores, começará às 16 horas, no Palácio São Clemente, no dia 13 de outubro, e contará com as presenças do Cônsul de Portugal, Nuno Bello, do Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal, João Pignatelli, dos reitores da UFRJ e da PUC-Rio, da Regente da Cátedra Jorge de Sena, Luci Ruas.

O segundo dia, quarta-feira, das 9 às 19 horas, será realizado na ABL. O terceiro, também de 9 às 19 horas, com sessões plenárias na Casa de Rui Barbosa, privilegiará o diálogo entre as culturas de língua portuguesa (Portugal, Brasil, África), a obra de Eça de Queirós, os poetas e prosadores portugueses do século XX.

O quarto dia pretende acolher, no mesmo horário, na Faculdade de Letras da UFRJ, campus do Fundão, um amplo debate de temas e pesquisas, além de uma homenagem especial feita por alguns dos primeiros professores de Literatura Portuguesa escolhidos por Cleonice Berardinelli para formar um corpo docente.

 

CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 
O Vento Lá Fora - Maria Bethânia,
Cleonice Berardinelli e a poesia de Fernando Pessoa. 
 


OU CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR NO
CANAL YOU TUBE


https://www.youtube.com/watch?v=SsfNtv8Sias


Publicado em 22 de dez de 2014
O Vento Lá Fora, filme de Marcio Debellian,
apresenta a leitura de poemas realizada
por D. Cléo e Bethânia.
 

*****************************************



COMENTÁRIO DA ESCRITORA
MATILDE CARONE SLAIBI CONTI


Está de Parabéns o Focus Portal Cultural  pelo trabalho desenvolvido em relação à nossa professora emérita 
Cleonice Berardinelli. 
Não somente nos apresenta um trabalho jornalístico, 
como também 
o autor sempre demonstrou ser um verdadeiro pesquisador, 
que sabe moldar 
o seu texto, 
sem se afastar dos princípios éticos 
e morais,
que são inafastáveis em qualquer tempo. 
Como é feliz a comunidade de Niterói, 
cidade encantada do
Cacique Arariboia, e que é celeiro 
de tão grandes jornalistas, 
ter entre os seus concidadãos, 
alguém do quilate como
Alberto Araujo, que veio de terras tão longínquas 
e com sua intrepidez, resiliência e carinho, aqui ficou junto à nós espalhando cultura e conhecimento. 
Salve, Salve, Alberto Araujo.
Matilde Conti



RESPOSTA DO ALBERTO ARAÚJO


Olá, Governadora Matilde. Boa noite minha adorável companheira. Que mensagem linda é essa? Há dias andamos emotivos. Ficamos aqui paralisados diante desse comentário. Obrigadíssimo pelos seus olhos de lince em volta do nosso trabalho. Como você sabe, sempre fizemos com amor e carinho. assim, em retribuição ao seu "mimo" registramos e falamos: Você é uma Dama na Cultura Brasileira. Verdadeira Líder que tem o coração bondoso e sabe como incentivar os companheiros.  Abraços do ALBERTO ARAÚJO.
















APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário