quinta-feira, 22 de outubro de 2015

CONVITE PARA 7ª TEMPORADA DO CICLO DE LEITURA DRAMATIZADA COM O TEXTO "O INSPETOR GERAL" DE NIKOLAI GOGOL E DIREÇÃO DE TELCY RUAS.


 
 
 
 
A Atacen, em parceria com O Teatro Municipal de Niterói, dá continuidade, na terça-feira, 27 de OUTUBRO de 2015, às 19h, à sétima temporada do Ciclo de Leitura Dramatizada, com o texto "O inspetor geral", de Nikolai Gogol. A direção do espetáculo é de Telcy Ruas.

SINOPSE

A notícia da chegada de um suposto inspetor geral, supervisor de alto escalão das repartições públicas, causa pânico aos políticos de uma pequena cidade russa devido às fraudes e péssimas condições presentes na mesma pela corrupção. Enquanto o governador, o juiz, o diretor do hospital e outros conspiram em como recebê-lo da melhor forma possível, um oportunista viajante utiliza-se da notícia para ganhar regalias alegando ser o tal inspetor e
com isso desencadeia uma série de acontecimentos inusitados que revelam a natureza das relações humanas guiadas pelo poder, medo, desonestidade, hipocrisia, futilidade e desejo em uma comédia Russa do período pré revolucionário que se mantém atual.

FICHA TÉCNICA

TEXTO: O Inspetor Geral
AUTORA: Nikolai Gogol
DIREÇÃO: Telcy Ruas
ELENCO: Aldo Perrota, Rafael Zulu, Wagner Trindade, Ricardo Sanfer, Bruno Luzes, Raquel Penner, Matheus Signorelli, Diego Daniel, Fernanda Guerreiro, Dárdana Rangel, Ricardo Silva, Junior Mello e Telcy Ruas.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Músicos: Leon Nascimento e Noel Nascimento.
 
 
 
NICOLAI VASSÍLIEVITCH GÓGOL
 
 
Do pai herdou o prazer de escrever e da mãe o intenso sentimento religioso que o levaria ao misticismo. Nicolai Vassílievitch Gógol, nascido na vila da província ucraniana de Vassílievska aos 19 de março de 1809 e sob influência literária de escritores como Goethe, publica, aos vinte anos, o poema Hans Küchelgarten, que após ter recebido críticas negativas tem todos seus exemplares recolhidos e queimados pelo autor.
 
Essa atitude e o fato em si lhe provocaram enorme angústia, tanta que embarcou no primeiro navio para a Alemanha e retorna em pouco tempo. Voltar para a capital, São Petersburgo, e lutar pela conservação das tradições culturais da Rússia, junto a outros intelectuais, impulsiona-o a colaborar na revista Letras Patrióticas, e publicar aí seu primeiro conto: A Noite de São João. Conhece o poeta Puchkin que se torna seu mestre, e a partir daí inicia sua publicação, inicialmente de contos sobre os costumes de sua terra e introduzindo o humor na literatura russa, fato inédito até então.
 
Fracassa como professor universitário (1834), porém não se abala e publica alguns contos, entre eles Diário de um Louco, que narra as peripécias de um funcionário por ser internado no hospício ao acreditar-se rei da Espanha; e ainda as obras ArabescosMirgórod (1835), e O Inspetor Geral (1836) comédia levada aos palcos pelo autor, recebendo crítica dividida, o que abala  seu  ânimo, levando-o a viajar pela Europa.
 
Em Roma trabalha arduamente em um novo livro, porém ao saber da morte de Puchkin, cai em profundo desânimo retorna à Ucrânia e novamente a Roma, para finalmente trazer ao público russo em 1841 o manuscrito de sua obra mais importante, Almas Mortas, descrevendo fielmente a Rússia daquela época. Enfrenta problemas com a censura e o pior, o povo russo impacta-se com a negatividade transmitida por essa obra e o escritor sofre os abalos dessas críticas, seu estado nervoso piora, aparenta distúrbios cardíacos e crises respiratórias,sobrevive entre calafrios, angústias e medo. Queima os manuscritos de Extratos de uma correspondência e algum tempo depois reescreve e publica (1846) essa obra na qual relata as impressões de Puchkin ao ler os primeiros capítulos de Almas Mortas.
 
Como recebe demasiadas críticas, que o levam à depressão e ao desespero, publica no ano seguinte, Confissões de um Autor, um desabafo e protesto contra as críticas que vinha recebendo, pois todos se voltaram contra ele, desde os amigos, os literatos, os políticos, o clero, a família imperial até e principalmente, os inimigos e os críticos.
 
Foi acusado pela Igreja de possuir um ‘orgulho satânico’ e por outro lado, pelos ascetas, a acusação veio por ter defendido os ‘prazeres mundanos’. Desiludido, queima os manuscritos dessa obra, e descrente da vida ou da salvação da alma, prostra-se em seu leito, recusando a partir de então, ingerir qualquer tipo de alimento, esperando a chegada da morte, que se faz presente em dez dias, em 21 de fevereiro de 1852.
 
 

SERVIÇO

"O inspetor geral", de Nikolai Gogol
VII Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: Terça-feira, 27 de outubro de 2015
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Classificação etária: 12 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Tel: (21) 2620-1624 
 
 
 


 APOIO

- Prefeitura de Niterói
- Fundação de Arte de Niterói - FAN
- Teatro Municipal de Niterói - TMJC
- E&C - Edgar Campos Fotografia
- Marciniak & Scultori Fotografia
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:



 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário