sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO O MENINO E O POETA DA PROFESSORA, ARTISTA PLÁSTICA E ESCRITORA BIBA CABRAL DE MELLO.

 
CLICAR NA IMAGEM DO LIVRO
PARA ASSISTIR AO FILME.
 



OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL

https://www.youtube.com/watch?v=bgHcK7NMEjY

 
 
 
A artista plástica,  professora e contadora de histórias Biba Cabral de Mello – na certidão de nascimento Maria Líbia Freire Cabral de Mello – lançou recentemente o livro infantil O menino e o poeta, na Livraria Icaraí - UFF em Icaraí, Niterói - RJ., na tarde esplendorosa do dia 18 de novembro.
Várias personalidades do mundo cultural e literário compareceram para celebrar a amiga, agora escritora com uma obra representativa na praça de Niterói. Inclusive até o grande Ismael Pedrosa, uma das glórias da  pintura nacional,  saiu de seus afazeres artísticos para  cumprimentar a ex-aluna.  Que honra,  e que prestígio,  não é Biba?.
Estivemos lá e registramos alguns momentos relevantes do acontecimento. Consignamos para você, caro leitor foculista, certos flashes  da educadora entre amigos, que nos recebeu com aquele seu sorriso largo, refletindo a felicidade vinda do coração...
A obra, de título significativo, O menino e o poeta, narra a afinidade precoce do neto, Diego, de oito anos  já voltado para  o universo da literatura.  Biba, a avó, sempre cultuando as letras e a cultura,  despertou no neto, desde pequenino, o amor pela leitura.
Ela e o esposo, igualmente artista plástico,  presentearam  o netinho  com uma minibiblioteca, na certeza de que ali brotaria também um futuro leitor. E isso de fato aconteceu... Hoje, ele curte livros  "di montão"!!!
Diego tornou-se um amante de histórias escritas e um exemplo para outras crianças.  A ponto de ele ter recebido uma cartinha de uma garotinha japonesa de mãe brasileira que se encantou com o livro de Diego, cuja mensagem está abaixo reproduzida, com a devida tradução.




 
Passaram-se os anos e hoje, a paixão de Diego pelos livros é afetuosamente narrada por sua avó, em páginas repletas de imagens que explanam a relação no pequeno leitor com seus livros.
O importante também é que Biba aproveitou cada momento dessa  fecunda história para passar lições importantes. Uma delas é  a relação entre os seres humanos, especialmente o afeto que circula entre o neto e os avós.
Para nós, aqui do Focus Portal Cultural, que somos muitos ligados a  esse tipo de relacionamento familiar puro, aplaudimos de pé a sua ação em incentivar o Diego à leitura. Parabéns! Biba, o seu exemplo certamente será seguido por várias "mãe avós". Que coisa linda! Num mundo tão materializado em que reinam as maquininhas, os joguinhos nos computadores e celulares, levar livros à nova geração é ser digna de aplausos.
A escrita  do livro O menino e o poeta é de fácil entendimento e nos envolve  pela construtiva mensagem e as atraentes  ilustrações, organizadas pelo avô.
Tendo como padrinho também do livro,  ANÍBAL BRAGANÇA, atual Diretor da EDUFF e grande incentivador da educação e cultura,  ofereceu o espaço da  Livraria da UFF para a realização do evento. E com justa razão, porque Biba, figura bastante conhecida nos patamares intelectuais da cidade, dedica especial apreço pela terra de Arariboia.
 
Ei-la, pois, entre amigos, inclusive com Aníbal Bragança que fez questão de prestigiá-la.
O livro chegou com muita alegria, caro amigo leitor e espera você. Está aí, amigo foculista,  uma boa dica para um  presente natalino. Aposto que os pequenos vão adorar essa história que é um mimo. E além do mais, recheada de afeto. Portanto,  corra e adquira o seu livro ali na Livraria da UFF.
Ou pelo e-mail de contato:



ALGUMAS IMAGENS


Biba e Dalma Nascimento.

Biba, Dalma Nascimento, Cristina e Shirley Araújo.

Biba e Alberto Araújo.

Israel Pedrosa e Biba Cabral.



Biba e Alberto Araújo. 
 
  
 
Outro registro do lançamento
do livro O menino e o Poeta
de Biba Cabral de Mello
na Livraria da Travessa - Botafogo - RJ.
 
 

 
Bia Bedran, Biba e Diego.
 
 
 
 
 
 
 
O dia 4 de outubro de 2015... foi, mais uma data para eu guardar e lembrar com carinho!!! E assim como fiz com o livro, farei esse agradecimento com registros fotográficos.
Neste dia, foi realizado na Livraria da Travessa de Botafogo, no Rio de Janeiro, o lançamento do meu primeiro livro, "O menino e o poeta", onde conto uma experiência que aconteceu com meu neto Diego, e que para mim é um exemplo educacional/cultural de qualidade.
Na história, trago uma reflexão com base, no que carinhosamente foi construído!! A Livraria estava linda ! E ... “O menino e o poeta”... bem ali na vitrine !!!
Apesar da chuva, os amigos queridos, pessoas que lutaram e outras que ainda lutam em prol da Educação e da Cultura, estiveram lá para um abraço carinhoso e descobrir o que eu tinha inventado desta vez! 
Foi uma tarde inesquecível para mim e, com certeza, para Diego, que tendo apenas 8 anos, curtia ser o motivo de um livro e, "compenetradíssimo" ... recebia nossos convidados e autografava os exemplares.
Por este momento mágico e carinhoso, quero agradecer a todos que lá estiveram, e a você que não pôde ir mas, manifestou seu apoio e carinho por mensagens e telefonemas.
Eu estava plena e vocês contribuíram,
carinhosamente para minha plenitude !!!


 


 
 
Sobre a autora

Nascida em Maceió, Alagoas, Biba Cabral de Mello mora atualmente em Niterói, RJ. É Professora e Artista Plástica. Fez Faculdade de Educação Artística na FACEN e História da Arte, na UERJ. Foi professora do Jardim da Infância à Universidade. Biba dirigiu espaços artísticos como: Galeria dos Arcos, no Rio de Janeiro, Centro Cultural Pascoal Carlos Magno, em Niterói, e o Centro de Artes do Estado de Alagoas, em Maceió.

 
*********
 
O livro poderá ser adquirido na livraria Icaraí, no site da editora All Print. www.allprinteditora.com.br  o u por e-mail maria.libia@gmail.com.

 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 

Meu caro Alberto Araujo ...

Tem uma hora em que a emoção cresce tanto, que não dá muita margem ... para o criar !!!

Mas, preciso testar até onde chego ... para agradecer este mimo precioso, que acabo de 

receber !!!  ( E ele chega, justamente, no glorioso ... 4 de dezembro !!! )

Vai em forma de arte ... que é onde me expresso com mais facilidade ...

 
 
 
 ************************** 
O Menino e o poeta chegou ... no Japão !!!
Di + !!!
Kiara, uma linda japonesinha, filha de niseis, se encantou pelo livro e escreveu uma carta para DIEGO. Diego vibrou com a carta, claro ... mas, ainda não tem conhecimento do valor que os japoneses dão ... para a Educação e a Cultura. Eu tenho !!! E por isto estou feliz com a carta enviada para meu neto, e por meu livro ter sido lido e curtido, por uma criança natural de uma terra onde,
"o professor é o único profissional que não se curva ao Imperador, porque uma terra sem professores, não pode ter Imperadores... "
É lindo Di + !!!
Eu curti muito !!!
Com muito orgulho, compartilho a carta recebida por DIEGO
e as foto de Kiara ... com meu livro !!!

 
******************************************
 
 
O Menino e o Poeta na Coluna de Mário Sousa.
O personagem principal do livro O menino e o poeta é Diego, um apaixonado por livros e que se encantou aos 8 anos pelo poeta Ferreira Gullar. A autora Biba Cabral de Mello, avó de Diego, conta com a profundeza de sua alma, com simplicidade e a sensibilidade poética de uma contadora de história, que sempre foi como professora e artista, o contato e o crescimento de Diego com os livros, desde que dela recebeu uma coleção de variados autores no dia do seu nascimento.
Biba não surpreende na sua primeira experiência como autora, ela apenas desloca sua capacidade criativa, seu fazer poético, para construir uma história rica e comprometida no que há de melhor para o universo infantil.
Jornal da Cidade
20 de novembro às 18:05 ·
Coluna do Mário Sousa
Publicada também no Jornal da Cidade (Impresso).
 
***********************************
 

 
Que lindo, tia Biba!
Parabéns!
 
Beth Fontes.
 
 
 
***********************************
 

 
Parabéns, Biba e Orestes, por  esta didática e bem produzida  edição  de incentivo à leitura!  E justamente elaborada por  intermédio de  Diego, netinho amado ao contar  seu amor pelos  livros, já com pendores literários. E vejam  só: os autores de que o ilustrado garotinho  gosta são  mesmo escritores "da pesada", demonstrando  pela seleção suas afinidades eletivas. Não fosse ele, neto de dois intelectuais artistas, viajantes pelo mundo  sempre atrás de Cultura.
Diego sem dúvida, com sua biblioteca será um exemplo para a sua geração. E os efeitos já começaram a surgir. Andei sabendo que de bem longe,  uma menininha japonesa, filha de niseis, chamada Kiara, também fascinada por livros,  encantou-se com a história de Diego.
E imaginem só que coisa fantástica aconteceu: Kiara escreveu uma cartinha  para o inteligente garotinho brasileiro. E, é claro, Diego, mesmo sem entender a língua, vibrou com a mensagem  da recente amiguinha, cujo intercâmbio adveio do AMOR AOS LIVROS.  Extraordinário, não? Parece novela, não é mesmo?
Para comprovar o que estou relatando  ser a mais pura verdade, peço ao Diego largar um pouquinho a cartinha da Kiara, que guardou a sete chaves,  e deixar a vovó Biba copiá-la  para que os amigos deste Blog Cultural também a  curtam.
O Alberto Araújo, o diretor deste veículo, vai adorar também. Ele gosta de propagar fatos intelectuais, tanto que fez uma bela montagem para celebrar o trio: Biba, a escritora, Orestes, o diagramador e ilustrador, e Diego, o herói da história. 
Parabéns  e  beijos de
Dalma.
 
 
 
 
 
 
 
Dalma Nascimento
é escritora e doutora em Literatura Comparada da UFRJ.
 
 
*******************************


 
Professora Dalma Nascimento... brigaduuuuuuuuuuuuuuuuu !!! Sua mensagem é linda e para mim, muito significativa. Entre alguma teses que defendo... ( O ser que a vida lhe dá muitas oportunidades deve... por formação moral...se sentir mais responsável. Ele não se torna melhor que ninguém...se torna mais responsável !!! ) você é uma representante, absoluta !!! A estatura intelectual/educacional que você alcançou, não lhe tirou a sensibilidade !!! Bom ... muito bom !!! Brigaduuuuuuuuu... por suas palavras.
Vou guardá-las, carinhosamente, no coração e deixar registrada em um álbum, que pretendo fazer para Diego... que hoje, ainda não entende, a importância na sociedade de uma pessoa, como você. O mesmo farei com este blog que vem, carinhosamente, divulgando a Cultura de Niterói. Esta cidade tem uma comunidade que responde bem ... a uma proposta cultural mas, tem carências ... em sua divulgação.
Parabéns Alberto Araújo !!! Brigaduuuuu ... pelo carinho tão especial ... que também em LANÇAMENTO DO LIVRO O MENINO E O POETA DA PROFESSORA, ARTISTA PLÁSTICA E ESCRITORA BIBA CABRAL DE MELLO.
Líbia Cabral.
 
 
 
 
 
 
 
 
Biba Cabral de Mello
é artista plástica, professora e escritora.

 
*************************



Querido Alberto,

espero que esteja tudo bem com você e sua família.

Foi ótimo o lançamento do O Menino e o Poeta, da Biba Cabral de Melo. A dedicatória carinhosa é emocionante.

No dia em que Diogo fez um ano, ganhou de presente o livro 'História de Dois Amores', de Carlos Drummond de Andrade. Com família viciada em livros, herdou esse amor à literatura dos pais e avós.

Foi assim em minha família: meus pais eram viciados em livros, e de presente de Natal eu e minha irmã recebíamos coleções de livros! Guardo até hoje a coleção completa de Monteiro Lobato, de Érico Veríssimo... Fiz o mesmo com meus filhos e estão fazendo com meus netos.

Não é um privilégio?

 Beijos,

Cyana Leahy
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cyana Leahy-Dios
é escritora e professora da UFF.
 

 

 

 

 
 

Um comentário:

  1. Professora Dalma Nascimento ... brigaduuuuuuuuuuuuuuuuu !!! Sua mensagem é linda e para mim, muito significativa. Entre alguma teses que defendo ... ( O ser que a vida lhe dá muitas oportunidades deve ... por formação moral ...se sentir mais responsável. Ele não se torna melhor que ninguém ...se torna mais responsável !!! ) você é uma representante, absoluta !!! A estatura intelectual/educacional que você alcançou, não lhe tirou a sensibilidade !!!
    Bom ... muito bom !!! Brigaduuuuuuuuu ... por suas palavras. Vou guarda-las, carinhosamente, no coração e deixar registrada em um álbum, que pretendo fazer para Diego ... que hoje, ainda não entende, a importância na sociedade de uma pessoa, como você.
    O mesmo farei com este blog que vem, carinhosamente, divulgando a Cultura de Niterói. Esta cidade tem uma comunidade que responde bem ... a uma proposta cultural mas, tem carências ... em sua divulgação. Parabéns Alberto Araújo !!! Brigaduuuuu ... pelo carinho tão especial ... que também será guardado no meu coração !!!
    Biba Cabral de Mello Niterói, 5 de dezembro de 2015

    ResponderExcluir