quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA E REPRESENTAÇÃO DO PRESÉPIO DO MENINO JESUS NO ESCRITORES AO AR LIVRO 2015. CONFIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
https://www.youtube.com/watch?v=Ni_DF48Vx_I  


 
Aconteceu no dia 13 de dezembro, a confraternização natalina dos escritores que participam do movimento literário Escritores Ao Ar Livro - coordenação de Paulo Roberto Cecchetti em Niterói - RJ.
A comemoração ocorreu antecipadamente, já que no dia 24 e 25 a maioria lembra a data em seus lares com familiares.
Estiveram presentes, além dos escritores e do coordenador Paulo Roberto Cecchetti, a presidente da ASPI - UFF a professora Aidyl de Carvalho Preis; o rotariano Ronald de Gregório; o musicista Elmir Santos; o artista plástico Luiz Tadeu; o designer gráfico Will Martins; o ativista cultural Aldo Pessanha; o rotariano Paulo Seixas; a companheira do saudoso escritor e poeta Luís Antônio Pimentel, Zuleika Hallais; as colaboradoras que montaram o Presépio de Jesus  Zeneida Seixas; Ana Regina Seixas; Dulce Mattos; Gilda Freitas; esse seu amigo editor Alberto Araújo que juntos encenaram uma representação do Presépio do Menino Jesus  e outros amigos admiradores do já tradicional círculo literário, que em 2016 completará 8 anos de existência.
Em nome de todos os partícipes, o escritor Sávio Soares de Sousa,  ao final da festividade, pronunciou um excelente discurso, assista ao vídeo no link:
 
 
Sávio - disse:  "Foi uma festa lindíssima, num clima de total descontração com grande presença dos escritores, colaboradores e amigos, enalteceu a importância dos encontros culturais e desejou a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, extensivo aos familiares".
Com isso, foi assinalado o encerramento das atividades do Escritores Ao Ar Livro do ano 2015, as quais  serão retomadas em março de 2016.
 
 
 
 
O AMIGO OCULTO E A 
REPRESENTAÇÃO DO
PRESÉPIO DO MENINO JESUS
 
 
Presépio do Menino Jesus,
montado pelas colaboradoras.
 
A confraternização foi recheada de atividades e brincadeiras. Primeiro, ocorreu a revelação do AMIGO OCULTO. A agradável brincadeira acontece da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é. Na hora de revelar, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente.
 
Cyana e Vera
revelação do amigo oculto.
 
Presépio do Menino Jesus,
montado pelas colaboradoras.
 
Sávio Soares, Zeneida Seixas
e Dulce Mattos.
 
Alberto, Wilma e Sávio.
 
O outra, foi a leitura representada do PRESÉPIO DO MENINO JESUS. O cenário foi preparado com muito carinho pelas colaboradoras: Zeneida Seixas, Dulce Mattos e Gilda Freitas.
O Presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o Menino Jesus na manjedoura ao centro, apresentando o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes no importante momento cristão.
Para ciência dos foculistas, claro que todos sabem! é apenas um lembrete, tal qual a brincadeira do Amigo Oculto. É tradição em várias regiões do mundo a montagem do Presépio na época de Natal. Podem ser de vários tamanhos e materiais usados. Existem minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.
O PRESÉPIO é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento do nosso Salvador.
Edição Alberto Araújo.
 
ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
Banner do Escritores Ao Ar Livro
com os enfeites de Natal.



Árvore de Natal feita com balinhas,
confeccionada pela Gilda Freitas.

Cecchetti e Preis arrumando
a mesa das guloseimas natalinas.

Mesa com as guloseimas natalinas.

O amigo oculto do escritor Robert Preis,
foi esse seu amigo editor Alberto Araújo.

O amigo oculto da
Gilda Freitas foi a escritora
Gracinda Rosa.
 
E o amigo oculto do coordenador
Cecchetti foi a Gilda Freitas.

Papai Noel apareceu por lá
e distribuiu presentes
para os escritores.

Papai Noel entrega presente
à escritora Leda Mendes-Jorge.

Escritores e amigos participantes
da confraternização.


Zeneida Seixas, Márcia Pessanha,
Dora Cecchetti,
Leda Mendes-Jorge
e Sissa Schultz.

Outro imagem em outro ângulo
dos Escritores e amigos.
 
 
Eu registrei tudo,
a íntegra está no vídeo
é só clicar no link:

https://www.youtube.com/watch?v=Ni_DF48Vx_I 
 
 

REALIZAÇÃO


 

 

APOIO CULTURAL









COMENTÁRIOS


 
Os Escritores ao Ar Livro este ano contou na sua festa natalina na Praça Getúlio Vargas, ao lado do local da comemoração, com o busto do eterno frequentador, Luís Antônio Pimentel. Ele estará sempre presente nas mentes e nos corações dos intelectuais que frequentam o espaço. Mais uma vez estão de parabéns os que apoiam a iniciativa. O Jornalista e escritor Paulo Roberto Cecchetti idealizador e incentivador das reuniões está de parabéns pela iniciativa. Que bela festa natalina!!!!! em CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA E REPRESENTAÇÃO DO PRESÉPIO DO MENINO JESUS NO ESCRITORES AO AR LIVRO 2015.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ernesto Guadalupe - Guadá
Jornalista e Relações Públicas.
 



*************************************


Alberto Araújo está deixando um legado cinematográfico importantíssimo para a memória da cidade de Niterói! - PRCecchetti em CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA E REPRESENTAÇÃO DO PRESÉPIO DO MENINO JESUS NO ESCRITORES AO AR LIVRO 2015.                          

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Paulo Roberto Cecchetti.
coordenador do Escritores Ao Ar Livro.
 
 
*********************************


Que lindeza a confraternização dos ilustres escritores da cidade!
De parabéns todos nós.
Alberto Araújo, você é um mago.
Abraços
Elzita Bittencourt

 
 
 

 
**************************







 

2 comentários:

  1. Os Escritores ao Ar Livro este ano contou na sua festa natalina na praça Getúlio Vargas,ao lado do local da comemoração,com o busto do eterno frequentador,Luiz Antonio Pimentel.Ele estará sempre presente nas mentes e nos corações dos intelectuais que frequentam o espaço.Mais uma vez estão de parabéns os que apoiam a iniciativa.O Jornalista e escritor Paulo Roberto Cecchetti idealizador e incentivador das reuniões está de parabéns pela iniciativa.Que bela festa natalina!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Alberto Araújo está deixando um legado cinematográfico importantíssimo para a memória da cidade de Niterói! - PRCecchetti

    ResponderExcluir