quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2016 DO RIO DE JANEIRO. CONFIRA.

 
 
(CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

Desfile Oficial 2016 
Estação Primeira de Mangueira.
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
 
 
 
 

 

A Estação Primeira de Mangueira se consagrou campeã do Carnaval 2016 no Rio de Janeiro, com 269,8 pontos, conquistando seu 18º título após apuração das notas realizada nesta quarta-feira (10), na praça da Apoteose.
 
Com o enredo "Maria Bethânia, a menina dos olhos de oyá", ganhou seu 19º campeonato, com 269.8 pontos. A escola, que levou para a avenida os 50 anos de carreira da cantora Maria Bethânia, brigou pelo título até o último quesito. Numa disputa muito acirrada, decidida apenas no último quesito - alegorias e adereços -, a Mangueira foi eleita a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2016 do Rio de Janeiro-Brasil.
 
Maria Bethânia é a grande homenageada pela escola de samba
(Foto: Alexandre Durão/G1)
 
 
Em segundo lugar ficou a Unidos da Tijuca (269,7) e, em terceiro, a Portela (269.7). Além das três escolas, Salgueiro (269.5), Beija-Flor (269.3) e Imperatriz (269.2) voltarão à Sapucaí no Sábado, a partir das 21h30min. A Estácio, com 265 pontos, não conseguiu se manter no Grupo Especial e, ano que vem, voltará à Série A.
 
 
Porta-bandeira chamou a atenção no desfile da Mangueira
(Foto: Fabio Tito/G1)


Muitos artistas, amigos e parentes de Bethânia, participaram do desfile - além da própria cantora. Um dos carros alegóricos veio estrelado, cheio de cantores e atores.

Entre eles estavam Caetano Veloso, irmão de Bethânia, e o filho dele Tom, Mart'nália, Adriana Calcanhoto, Chico César, Zélia Duncan, Lúcia Veríssimo, Regina Casé, Vanessa da Mata, Renata Sorah e Ana Carolina.

No chão e à frente do carro, foram Alcione, grande amiga de Bethânia, e Rosemary. No carro que representou a Bethânia católica, um dos destaques foi a sambista Beth Carvalho, mangueirense ilustre, que há dois anos não saía na escola. Também no chão, foram os atores Cauã Raymond e Aílton Graça – no segundo desfile da noite.

A apuração do desfile do Grupo Especial começou às 17 horas no Sambódromo, mobilizando torcedores que foram à Marquês de Sapucaí e às quadras. A do Salgueiro - que até quase o fim da leitura das notas tinha a maior pontuação, mas terminou a disputa em quarto lugar -, ficou tomada por torcedores desde o início da tarde, vestidos de vermelho e branco. Eles acompanharam os resultados por meio de um telão.
 
 
 
********************************************

VÍDEO COM MARIA BETHÂNIA
A HOMENAGEADA DE 2016.

 
HISTÓRIA DA ESTAÇÃO PRIMEIRA
DE MANGUEIRA
 
A Mangueira mantinha as tradições e crenças de seus ancestrais, seus batuques e seus cantos, agora abrasileirados, numa fusão de tradições de várias nações africanas, com influências indígenas e também dos brancos: afro-brasileiras. O candomblé e a umbanda tinham muitos adeptos na comunidade e alguns casebres serviam de templos. Neles eram realizadas cerimônias religiosas e outras comemorações. Os terreiros de Tia Fé, Chiquinho Crioulo, de Minan e Maria Rainha, entre outros, serviam ao sagrado e ao profano, ao som dos atabaques.
Nos Carnavais, como não podiam participar dos elegantes desfiles dos brancos, tinham seus blocos para se divertirem. Familiares, tudo com muito respeito. Mas justamente os melhores sambistas – e Mangueira já era um conhecido reduto do samba – não eram bem vindos. Eles bebiam, falavam palavrão, se metiam em brigas e por conta disso estavam barrados nos blocos carnavalescos das famílias do morro. Para resolver o problema, criaram um bloco só de homens, o Bloco dos Arengueiros, que significa fazer arengaria, algazarra, farra, bagunça. Segundo contam, saíram pela primeira vez em 1923, vestidos de mulher, arrumando briga com todos os outros blocos que encontravam. Depois de apanharem, baterem e serem presos por cinco anos, no dia 28 de abril de 1928, decidiram unir todos os blocos de Mangueira, para desfilar na Praça Onze. Reuniram-se Angenor de Oliveira (Cartola), Saturnino Gonçalves (Seu Saturnino), Abelardo da Bolinha, Carlos Moreira de Castro (Carlos Cachaça), José Gomes da Costa (Zé Espinguela), Euclides Roberto dos Santos (Seu Euclides), Marcelino José Claudino (Seu Maçu) e Pedro Paquetá e fundaram o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Como seu primeiro presidente, elegeram o Sr. Saturnino Gonçalves.
Por sugestão de Cartola, adotaram as cores verde e rosa, do Rancho do Arrepiado, de Laranjeiras, lembrança dos carnavais de sua infância. Recebeu o nome de Estação Primeira porque a primeira parada do trem, que saia da Estação de Dom Pedro para o subúrbio, onde havia samba, era Mangueira. Esses oito jovens que fundaram o G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira, jamais pensaram que, oitenta anos depois, a Escola que fundaram não seria apenas uma Escola de Samba. Não podiam imaginar que o morro em que moravam teria uma população de quarenta e cinco mil habitantes.
Que as ações sociais desenvolvidas pela Estação Primeira de Mangueira atenderiam diariamente dez mil moradores do morro. Que uma mulher nascida ali receberia atendimento para seu filho nascer, crescer, estudar e se formar numa faculdade. Tudo gratuitamente, graças às parcerias estabelecidas com os governos federal, estadual, municipal e empresas privadas. Ou que naquela comunidade o índice de crianças analfabetas seria de 0%, pois todas as crianças em idade escolar estariam nas salas de aula e que o índice de mortalidade infantil no seu morro, nos dias atuais seria zero. Porque a Escola de Samba que eles fundaram hoje é também, UMA ESCOLA DE VIDA.


COMENTÁRIOS
 
 

ALBERTO,

OBRIGADA PELA  MENSAGEM !!!!!!!!!!  ESTOU   MUITO  FELIZ  COM A  VITÓRIA  DA  MINHA ESCOLA  PRIMEIRA   A  MANGUEIRA  !!!!!!

MEUS   PARABÉNS  A TODA A EQUIPE   CARNAVALESCA...............  E A TODOS OS  COMPONENTES DA ESCOLA !!!!!!!!!!!!!!!!

FOI UM  ESPETÁCULO BELÍSSIMO  E UMA HOMENAGEM  MARAVILHOSA  A UMA ARTISTA  QUE  ADORO  ....   DESDE  OS ANOS DOURADOS... MARIA  BETHÂNIA!!!

ABRAÇOSSSSS,

VERA  FIGUEREDO

Artista Plástico.




 
 
FONTE:

 

Nenhum comentário: