quinta-feira, 10 de março de 2016

ALICE E DANILO CAYMMI ABREM O PROJETO “DE CONVERSA EM CONVERSA – GRANDES NOMES DA MPB FALAM DE SUA OBRA” QUE ACONTECE DIA 16 NO TMN. CONFIRA.


 
 
Alice e Danilo Caymmi abrem o projeto “De conversa em conversa – grandes nomes da MPB falam de sua obra” que acontece dia 16 no TMN. Confira.
O Teatro Municipal de Niterói dá início no dia 16 de março, às 19 horas, ao seu novo projeto “De conversa em conversa – grandes nomes da MPB falam de sua obra”, do produtor Júlio Diniz. Nessa primeira noite o projeto recebe os artistas Alice e Danilo Caymmi e Davi Mello (violão).
 
O projeto De conversa em conversa – grandes nomes da MPB falam de sua obra consiste na realização de dez eventos que têm como objetivo principal levar ao público a arte e o pensamento de nomes representativos da música popular brasileira. Cada encontro é composto de um debate sob a forma de uma “conversa ampliada” com o público, e a apresentação de alguns sucessos do artista convidado, interpretados por ele mesmo, ou, se for o caso, acompanhado por um músico renomado. A mediação da conversa musical ficará a cargo de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor universitário. Cada apresentação terá a duração de duas horas, incluindo a participação da audiência por meio de perguntas.
 
A música popular brasileira é uma das mais significativas manifestações artísticas de nossa cultura. É inegável o papel que a nossa música representa no cenário cultural brasileiro e na formação de nosso imaginário como nação. Podemos constatar que, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, ela se apresenta como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.
 
 
A importância da música popular pode ser constatada no dia a dia do nosso povo. Ouvimos música em casa, na rua, no ônibus, no carro; ouvimos música no rádio, na televisão, no cinema. Cantamos para celebrar o amor, a alegria, a festa, o encontro com os amigos; cantamos para incentivar o nosso time nos estádios, mas também cantamos para esquecer o sofrimento, a decepção amorosa. Como já dizia Mário de Andrade, um dos nossos mais importantes escritores, “o brasileiro é um povo esplendidamente musical”.
Sobre Júlio Diniz
Júlio Cesar Valladão Diniz é Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha. É diretor do Instituto Confucius  da PUC-Rio e professor associado na Área de Estudos de Literatura. Realiza consultorias e coordena projetos para instituições públicas e privadas, ONGs e empresas (Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e de Cultura, Rede Globo, Petrobras, Ampla e Leia Brasil). Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2004-2006) e é pesquisador do CNPq.
Acontece: De conversa em conversa – grandes nomes da MPB falam de sua obra – Alice e Danilo Caymmi no 16 de março às 19 horas no Teatro Municipal de Niterói na  Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, RJ, Brasil.
Informações: 2620-1624
 
 
 
DIVULGAÇÃO
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário