sábado, 5 de março de 2016

“AS QUINTAS DA MAISON”, UMA NOVA OPÇÃO LÍTERO-CULTURAL PARA VOCÊ NO RIO DE JANEIRO. CONFIRA.

 
 
 
O Consulado da França no Rio inaugurou novo espaço cultural. E todas as quintas-feiras, a partir das 18h, promove eventos musicais, literários ou gastronômicos, e debates. Para alguns eventos é necessário fazer inscrição prévia no site do consulado no link:





O complexo cultural tem mais de mil metros quadrados com biblioteca multimídia, café com produtos franceses, bar de champanhe a marca Perrier-Jouet na varanda. Também fazem parte do centro cultural o Cine Maison e o Teatro Maison de France.

Segundo o consulado, o espaço, que fica no 11º andar da Casa Europa, sede do consulado, tem como objetivo democratizar o acesso à cultura francesa. A biblioteca conta com mais de 20 mil livros e e-books, revistas, jornais, CDs e DVDs. A maioria dos livros, antes apenas em francês, agora também está disponível em português.

A reforma custou mais de R$ 3 milhões, e é uma contribuição da França ao projeto de revitalização do Centro do Rio, informa o consulado.




E para abrilhantar a noite de inauguração trouxe para os admiradores da boa arte, O LANÇAMENTO do livro “A aventura brasileira de Jean Sablon” dos escritores franceses Philippe Jadin e Charles Langhendries.
 
 

Philippe JADIN e
Charles LANGHENDRIES
 
 
A obra expõe a vida do cantor francês Jean Sablon, acompanhada por algumas músicas de seu vasto e admirável repertório, bem como uma exposição de fotos.
 
Jean Sablon cantor e ator francês.
 
 
O intérprete francês Jean Sablon, durante a sua longa carreira internacional viveu e cantou durante anos no Brasil. Ele se apresentou em todos os grandes palcos da época até a sua despedida em 1984, no Copacabana Palace. Levou os ritmos brasileiros para a França, onde interpretou incontáveis vezes a música Garota de Ipanema. Foi condecorado pelo Brasil, pelos serviços prestados ao país.
 

Jean Sablon cantor e ator francês.
 
Jean Sablon  nasceu em Nogent-sur-Marne no dia 25 de março de 1906 - Foi um cantor e ator francês popular.
Filho de um compositor, com irmãos e irmãs que tiveram êxito nas suas próprias carreiras de entretenimento musical, Jean Sablon estudou piano no Lycée Charlemagne, em Paris. Ele saiu antes de terminar o curso para se inscrever no Conservatório de Paris, a fim de concentrar-se em uma carreira vocal.
Começou no cabarés de Paris com a idade de 17, e posteriormente foi acompanhado pelo seu primeiro álbum pelo pianista / compositor Mireille, cuja canção Sofás dans le Foin se tornou um grande sucesso.
Mais tarde, ele a parceria agitadamente popular Mistinguett no Casino de Paris e reforçaram consideravelmente a sua carreira. Ele foi o primeiro cantor de cabaré usar um microfone em seu estádio agir. Em 1920 ele passou o tempo no Brasil onde seus registros permanecem extremamente populares hoje.
Em 1937 ele ganhou o Grand Prix du Disque para a canção "Vous qui passez sans-me voir", escrito por ele por Charles Trenet e Jorge Cruz. Nesse mesmo ano, ele foi para os Estados Unidos, onde ele cantou ao vivo sobre as emissões de rádio para a CBS e fez vários registros no idioma Inglês. Na Broadway, ele trabalhou com luminosas, como Cole Porter e George Gershwin. Ele regressou a Paris mas com a ocupação alemã da França na II Guerra Mundial, ele voltou à América para a duração.
Jean Sablon se tornou uma das mais aclamadas cantoras masculino francês, considerado apenas no segundo ciclo global de popularidade de Maurice Chevalier. Seus registros no vendidos aos milhões em todo o mundo e ele é frequentemente referido como o equivalente francês do America's Bing Crosby.
Durante sua carreira, gravou com alguns dos principais músicos do mundo todo, inclusive Django Reinhardt e Stéphane Grappelli. Sablon é creditado com a mediação da estréia Reinhardt em uma boate na moda em 1933. Ele também é reconhecido pelo seu talento como um lírico e um compositor. Sablon apareceu em uma série de filmes e televisão realizando filmes como vocalista ou um pianista, sua última vinda, em 1984, quando ele cantou "abril, em Paris", no Mistral's Daughter, o popular americana TV miniseries filmado na França. Jean Sablon faleceu em 24 de fevereiro de 1994 em Cannes-La Bocca e foi sepultado no Cimetière du Montparnasse, em Paris.
 
 
OUÇA A MÚSICA DE JEAN SABLON
CLICAR NA IMAGEM.
 
 
 

Jean Sablon - Vous, Qui Passez Sans Me Voir
 
 
 

PRÓXIMOS EVENTOS 
A MAISON

10/3/2016 – Seminário Rio Academy
17/3/2016 - Show do Manu Dibango + Conferência com Philippe Urfalino
24/3 Foto-Conferências
31/3: Música no Museu
 

****************************

Dia 03/03/2016
Muita descontração no lançamento  do livro 
A aventura brasileira com Jean de Lê Sablon 
autoria de Philippe Jadin
e  Charles Langhendries. 
Colunista do Jornal Sem Fronteiras,  Maria Araújo,
Manoel Ruy, os escritores  Philippe Jadin,
Charles Langhendries e Antônio Paulo Seabra.



 
Os escritores Charles Langhendries, Philippe Jardin, Sra. Ida Seabra,  colunista do Jornal Sem Fronteiras,  Maria Araújo, Manoel Ruy, 
Antônio Paulo Seabra.
 
 


MENSAGEM DA JORNALISTA MARIA ARAÚJO

 
 
Caros amigos, Philippe Jadin e Charles Langhendreies, foi emocionante encontrá-los aqui em nosso Rio de Janeiro, recordei com alegria, minha estada em Paris na ocasião do lançamento do livro Palais Seabra a felicidade de ter a presença de vocês pessoas tão significativas como representantes de Paris a cidade Luz que amo.
 
Desejo muito sucesso na caminhada de vocês com a primorosa Obra, Jean Sablon Lê Musique-hall au XX secle avec Jean  Sablon premier chanteur moderne  The French Cronner Who Charmed The World.

"São emoções positivas que nos proporciona a alegria de viver"

Um grande abraço 
Maria Araújo.
 
 
 
 
CRÉDITO:
 
Postagem a partir do e-mail da jornalista Maria Araújo enviado à nossa redação.
 
 



Saiba mais no site:


 A Maison
Avenida Antônio Carlos 58, 11° andar,

Centro - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Fone: (21) 3974-6660
Biblioteca aberta às segundas, quartas,

quintas e sextas-feiras de 11 às 19h.
 
 
 
 


 

APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 


 
 
 

Nenhum comentário: