segunda-feira, 14 de março de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NA DIVERSIDADE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS. CONFIRA.

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 
 
 

 
 
OU CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR
NO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
Capa do livro

 
No dia 01 de março, os autores Arlette Gasparello - In Memoriam, Cecilia C. Medeiros, Jorge Barbosa e diversos docentes envolvidos no projeto da EJA -  (Educação de Jovens, Adultos e incluídos os Idosos) lançaram a  obra intitulada: Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade: saberes, sujeitos e práticas na Sala Carlos Couto (anexo ao Teatro Municipal de Niterói) na Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói - RJ - Brasil.
 
Sala Carlos Couto
Local do evento.
 
Livros expostos para serem autografados.
 
Estiveram presentes ao evento cerca de 300 pessoas, entre professores, alunos, colegas, amigos e familiares.
 
Por meio de uma exposição abrangente e profunda, alguns dos escritores da obra que estavam presentes ao acontecimento, conversaram sobre os principais temas referentes às relações ligadas ao âmbito educacional publicadas no livro.
 
Público presente ao evento.
(este editor está lá registrando tudo).
 
A abertura do evento ocorreu com a fala inicial da escritora, professora, doutora  Márcia Pessanha que proferiu emocionante  discurso/tributo  à professora Arlette Gasparello (para os não sabedores), a docente é uma das autoras do volume, no entanto faleceu antes do primoroso trabalho chegar a ser publicado e lançado.
 
Márcia Pessanha - professora
Momento em que inicia os trabalhos.
(assista ao vídeo)
 
 
Ocorreu também outra homenagem, essa de honra ao mérito, que foi feita através da professora emérita da UFF, Maria Felisberta Batista Trindade à professora Marlene Barroso, reconhecimento esse decorrente da sua atuante jornada profissional e a incansável  luta em defesa dos direitos das mulheres. A entrega da placa foi feita por Cecília C. Medeiros que leu todo o conteúdo da honraria.
 
As professoras Marlene Barroso
e Cecília Medeiros
Momento da entrega da placa.
 
 
A profa. Marlene agradecendo
(Assista ao agradecimento no vídeo).
 
A obra é muito importante, oferece uma visão multidisciplinar, sendo útil não somente aos estudantes da EJA, mas aos alunos de graduação, de pós-graduação da área educacional e também ao público em geral, como afirma os autores. 
 
O livro permite ao leitor uma boa compreensão da importância da EJA e do que ela tem contribuído ao longo dos últimos decênios, graças à globalização, aos processos de integração educativos e à crescente conscientização universal dos problemas educacionais e das diversidades de saberes, práticas e sujeitos na construção coletiva da cultura social oferecida pelo projeto.
 
Nesse trabalho se envolveram os autores Arlette Gasparello - In Memoriam, Cecilia C. Medeiros, Jorge Barbosa e diversos docentes que têm em comum experiências na docência e na pesquisa relativas a questões que envolvem o projeto da EJA -  Educação de Jovens, Adultos e  também incluídos os Idosos. No ponto de vista, os que arduamente labutam em defesa da educação e do conhecimento cultural, produzindo e divulgando conhecimentos nas áreas da história, dos currículos e dos livros didáticos. E fazem com que a EJA seja um ideal abrangente e  bastante contribuidor e  que está aí presente no dia-a-dia  para colaborar com todos  os corpos discentes ao longo de suas vidas.
 
Os diversos capítulos apresentam estudos e reflexões sobre temas que abrangem os saberes, os sujeitos e as práticas que caracterizam tal modalidade de ensino, todos eles desenvolvidos durante o curso de Extensão oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), como formação continuada de professores, na busca por mudanças significativas na prática pedagógica que desenvolvem.

Tendo cada um de seus autores assentado sua exposição em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, o livro que reúne os três eixos temáticos: Diversidade de Saberes, Diversidade de Sujeitos e Diversidade de Práticas, sendo os seus capítulos distribuídos de acordo com a afinidade que mantêm com cada um desses eixos.
 
ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
 
Banner do Lançamento do livro.
 
Professores e escritores
posam para esta revista.

A professora Cecília Medeiros
ladeada do juiz André Nicolitt
e seus familiares.
 
As professoras Marcia Pessanha,
Cecília Medeiros e o prof. Celso Costa.

Professores que participam
da obra.

O juiz André Nicolitt
fala da obra e agradece ao convite
para o evento.

O escritor Jorge Luiz Barbosa
fala da competente obra.

O deputado Waldeck Carneiro
também fala da obra.
 
Cecília Medeiros encerra os trabalhos
e convida a todos para o lançamento
e logo após o delicioso coquetel.

A professora Felisberta Trindade
autografa livro
para seus leitores e admiradores.


A professora Cecília Medeiros
ladeada de seus familiares.

Amigos brindam ao sucesso do livro.




A coordenadora da SCC
Teca Nicolau e a prof. Cecília
em clima de confraternização.

Márcia Pessanha e Cecília Medeiros
ladeada de professoras.
 
 
HOMENAGEM PÓSTUMA DO FOCUS
À PROFESSORA
ARLETTE GASPARELLO.
 

 
Nossa homenagem póstuma de hoje,  é atribuída à prezada professora Arlette Gasparello, especialista em História da Educação e do Ensino de História, que fez a repentina "passagem" antes mesmo da magnífica obra educacional: Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Diversidade: saberes, sujeitos e práticas organizada por ela, os educadores Cecília C. Medeiros e Jorge Barbosa com a participação de vários docentes, chegar a ser publicada e lançada.
 
Com Arlette Gasparello instruímos-nos, diante os diversos acontecimentos/eventos por ela organizados.
 
Da instrutora ficou registrado em nossas memórias, quando descreveu, que a classe de educador se formou no século XIX como uma categoria de intelectuais.  Que eles não surgiram como labutadores que apenas copiavam os trabalhos dos pesquisadores de universidades. Ao contrário, eram ativos elaboradores de valiosas obras, expressões e apotegmas educacionais.  
 
Na gestão, Arlette se destacou. Nas redes municipal e estadual. Ocupou cargos de direção, coordenação, dirigiu e participou de vários projetos de implementação de políticas públicas, históricas e sociais.
 
Na universidade, assumiu comissões, coordenou pós-graduação latu-senso. Mas foi mesmo a pesquisa sua maior paixão. Produziu obras importantes como o livro sobre o Colégio Pedro II, fruto de sua tese de doutorado realizada pela PUC. A docente fará sempre uma incomensurável falta para todos os seus admiradores, amigos e familiares.
 
Nossas sinceras congratulações aos organizadores/ autores: Arlette Gasparello - In Memoriam, Cecilia C. Medeiros e Jorge Barbosa e aos demais colaboradores: Andréia Soares; Edwiges Zaccur; Elionlado Fernandes Julião; Gerson Tavares do Carmo; Ivonete Alves de Lima Cavaliere; Jane Paiva; Luciana Bandeira Barcelos; Márcia Pessanha; Maria Felisberta Batista Trindade; Rejany dos Santos Dominick; Rejane Cristina Barreto Faria; Valéria Trindade; Vânia Medeiros Gasparello.
 
Todos esses especialistas têm em comum um largo conhecimento na docência e na pesquisa relativas a questões que envolvem a educação de Jovens, adultos e idosos. Parabéns pelo valioso compartilhamento. Em nossos registros jornalísticos e cinematográficos assinalamos em letras garrafais e dizemos: Foi simplesmente uma noite memorável!!!.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Alberto Araújo
editor do
Focus Portal Cultural
 
 
 
 
 
Assista ao vídeo completo do
Lançamento no Canal You Tube
do Focus Portal Cultural

Clicar no link:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário