domingo, 13 de março de 2016

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO COMUNICAÇÃO E ARTE DO JORNALISTA E ESCRITOR DE LUNA FREIRE. CONFIRA.




 
 
Na terça-feira, 15 de março, às 19h, acontecerá o lançamento do livro "Comunicação e Arte", de Edson Carvalho de Luna Freire, na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói.

O estudo do livro tem por objetivo mostrar de que forma a literatura específica sobre arte apresenta o relacionamento entre artes plásticas e comunicação no mundo contemporâneo, enfocando a reprodutibilidade técnica, como proposta por Walter Benjamim.

A obra, em primeiro lugar, analisa a importância do cinema, nascido oficialmente em 1895, que atinge o estatuto de fenômeno de massa nas primeiras décadas do século XX, identificado, juntamente com o rádio como principais atores da "indústria cultural"; em segundo, discute a reprodutibilidade técnica na obra de Walter Benjamim e a eleição do cinema como o melhor veículo para a execução das novas funções sociais.

 
 
O espectador, bombardeado em sua percepção com as bruscas interrupções e sequências de imagens, tem sua liberdade de associação de ideias bastante restringida; a percepção se torna essencialmente passiva, e a atividade reflexiva substancialmente suspensa durante a sucessão de imagens. O aprendizado pelo filme ocorre com a habituação da percepção à intensidade e à falta de continuidade das sequências, o que corresponde à dinâmica das grandes cidades.


O Autor

Edson Carvalho de Luna Freire nasceu no Leblon em 1949, professor, poeta, artista plástico, jornalista, formando pela Universidade Cândido Mendes - UCAM - Niterói. É presidente da academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências - ANBA.

Vice-Presidente da Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA, Grão Colar de Ouro, Embaixador da paz pelo Comitê Internacional da Paz, Luna pertence a várias instituições Acadêmicas, entre elas: FALASP, ARTPOP e LITERARTE.
 
 
 
 
SERVIÇO

Noite de Autógrafo
Obra: Comunicação e Arte
Autor: Edson Carvalho de Luna Freira
Editora: Literarte
Data: Terça-feira, 15 de março de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária: Livre

Sala Carlos Couto - Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2621-5050


APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 

Um comentário:

  1. Obrigado Jornalista Alberto Araújo pela importância dessa divulgação, gratidão, sempre grato!!!!

    ResponderExcluir