quarta-feira, 30 de março de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO LUXURIOSA ANATOMIA DO ESCRITOR E JORNALISTA H. FRANCISCONI NA TENDA DOS ESCRITORES AO AR LIVRO. CONFIRA.


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)



OU CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR NO
CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL


 


No dia 20 de março, a  Tenda dos Escritores ao Ar Livro, na Praça Getúlio Vargas - Icaraí, Niterói - RJ esteve em festa.   O jornalista e  escritor H. Francisconi entregou aos apreciadores da boa leitura o seu  mais recente artesanato poético:  O livro Luxuriosa Anatomia - Haicais. Edição do autor.
 
 

Este livro é para ser descoberto devagar, do início
ao fim e sem saltos precipitados, assim como faz o
treinado e experiente Cavaleiro no trato que
dispensa à sua Rainha".

                                                            H. Francisconi
 
A obra apresenta uma viagem no íntimo  lírico-artístico-erótico  da mulher e o melhor da temacidade - sem tornar-se algo vulgar. Nela o íntimo de EVA é romântico, algo vivo, delicado e sensível. É prazeroso percorrer as intensas páginas dessa joia que alimenta corações.
Natural da Capital do Estado de São Paulo e radicado em Niterói desde os 10 anos. Hilário Francisconi além de escritor e jornalista é  formado  em Língua Portuguesa,  trabalhou por muitos anos na área administrativa do serviço público até aposentar-se em 2009, pelo Tribunal de Justiça/RJ, onde exerceu o cargo de Analista Judiciário
No jornalismo escreve a página de crônica do Jornal Santa Rosa da Editora e jornalista Sílvia Tani. Possui vários cursos e escreveu inúmeros livros em diversos e marcantes temas.
Foi grande a concorrência em torno deste lançamento. Todos nós que frequentamos, nas manhãs de domingo, os encontros dos Escritores ao Ar Livro, ficamos contentes com mais esse marco da lavra de Francisconi.
Por todos esses valores, o editor desta revista cultural, jornalista Alberto Araújo, rendeu-se ao vigor dos seus versos haicaístas.  E,  como forma de difundir cada vez mais a sua arte e fazê-la chegar ao público, anuncia, em  primeira mão, que  Luxuriosa Anatomia é  a obra indicada para abrilhantar  a Vitrine do Focus Portal Cultural no mês de abril de 2016.
E para os que ainda não adquiriram e pretendem conhecer o conteúdo do livro, reproduzimos o texto do editor e curador Paulo Roberto Cecchetti que assina o prefácio e a apresentação do escritor Saint-Clair Mello.

Saint-Clair Mello e Paulo Roberto Cecchetti
 

PREFÁCIO
Este lençol de cetim parece-me ter sido esticado de forma amorosa à sutileza do haicai. Métrica e método de quem procura, entre os tatames nipônicos, textualizar em versos de 5-7-5 sílabas, o amor delicado e dedicado pelas palavras.
Luxuriosa Anatomia, livro de haicais de H. Francisconi, paulistano de nascimento e papa-goiaba de adesão, jornalista, analista judiciário do Tribunal de Justiça/RJ e licenciado em Língua Portuguesa, vem a ser o décimo nono livro do autor.
Língua incandescente a percorrer em viagem umedecida os segredos das bocas deste mundo mudo a escorrer pelas conchas das mãos. Bem-vindos todos os prazeres que percorrem corpos em brasa, brisa suave do aconchegante amanhecer.
É nele o ninho predileto do autor para não deixar represados infinitos gozos nesta luxuosa anatomística: aqui o haicai cai como uma vulva...
 
P.R.Cecchetti
Publicitário, poeta, haicaísta e curador
Membro da Academia Niteroiense de Letras/ANL
e idealizador dos “Escritores ao ar Livro”
 
 
APRESENTAÇÃO
 
É desnecessário apresentar quem já se expôs tanto em livros – são dezoito publicados – aos seus leitores antigos e aos vindouros. Contudo estou aqui nesta tentativa que pode restar inútil. Assim, farei de outra forma.
Apresentarei como nos conhecemos.
Hilário Francisconi foi, por uma dessas circunstâncias da vida, meu aluno no Curso de Letras, há uns bons anos atrás. Àquela época, ele, um tanto mais novo do que eu, se revelava interessado pela língua portuguesa e suas múltiplas utilidades. Sempre estávamos a conversar durante os intervalos das aulas sobre variados assuntos. E, embora o professor nunca saiba o que seu aluno efetivamente virá a ser, não podia imaginar que ele se tornasse este cultor da palavra poética, com a precisão, a delicadeza e a sensibilidade que fazem de um simples escrevinhador um poeta de verdade.
E posso confessar aqui o orgulho de saber que, um dia, ele foi meu aluno. Esta, aliás, é também uma glória do professor: ver que um seu antigo aluno, quem sabe motivado por alguma aula despretensiosa, tenha-se despertado para o lavor da palavra como joia, como alimento essencial da cultura e do espírito humano, essa coisa meio estranha que não sei bem onde se esconde em nós.
Mas Hilário Francisconi está exposto em palavra viva, como neste seu livro de haicais, em que o tema – capcioso – jamais serve a que a palavra deslize para o banal e o vulgar. Aqui o erótico é artístico. E ambos, em alta intensidade!

 
Saint-Clair Mello
Novembro/2015
EM TEMPO
(para não perder o vezo):
E, além disso, fomos colegas de trabalho.
Claro, eu me aposentei antes dele.
 
 


 
No momento é o que podemos oferecer. Isto porque o restante, cabe ao leitor articulista adquiri-lo e comprovar.
 
Todos os domingos ensolarados o autor estará com a obra disponível na Tenda dos Escritores Ao Ar Livro na Praça de Icaraí  em Niterói - RJ ou pelo endereço eletrônico do autor: francisprov@hotmail.com


CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO
PRODUZIDAS PELO
FOCUS PORTAL CULTURAL

 O escritor H. Francisconi
autografa livro para seus leitores.
 

Gilda Freitas, Dília Golveia
e escritora Luciene e Ronald Gregório.

Francisconi e sua esposa "LU"

Carlos Rosa, Gracinda Rosa
e H. Francisconi.

Paulo Roberto Cecchetti e Dília Golveia.

Francisconi, José Arteiro e Yara Chaves.

Maria Helena Latini e H. Francisconi.

Bruno Pessanha, Luíz Antônio Barros,
H.Fracisconi, Cecchetti, Sandro Rebel
e José Pais de Moura.

Bruno Pessanha e H. Francisconi.

H. Francisconi e Antônio Soares-ASO.
 

H. Francisconi e Alberto Araújo.

Tânia Tas Silva e H. Francisconi.

Leila Mancini ler o livro de
H. Francisconi.

 Bernardo F. Duarte e Frederico C. Duarte
(Neto e genro de H. Francisconi
estiveram presentes ao evento).
 
Juliana F. Duarte e "LU"
(Filha e esposa de H. Francisconi).

 Escritores e amigos presentes ao evento.
 
 
 
REALIZAÇÃO
 
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Grato, meus grandes amigos, poetas e membros da Academia Niteroiense de Letras, Paulo Roberto Cecchetti, prefaciador deste meu trabalho, e Alberto Araújo, também editor do "Focus", pelo incentivo e presença constante em meu caminho. Da mesma forma, ao amigo e mestre na faculdade, prof. Saint-Clair Mello, ao emprestar o seu precioso tempo para o registro, no livro, da Apresentação.
    Ainda, desejo agradecer a todos os amigos presentes ao evento e a meus familiares que, sem os quais, não haveria motivação nesta minha jornada.

    ResponderExcluir