quarta-feira, 30 de março de 2016

O SOL É PARA TODOS DA AUTORA NORTE AMERICANA HARPER LEE É A OBRA EM DEBATE NO DIA 08 DE ABRIL DE 2016, NO CLUBE DE LEITURA DE ICARAÍ, CONFIRA.

 O sol é para todos é o nome do livro de Harper Lee. Sucesso instantâneo de vendas nos EUA, que se tornou um grande best-seller mundial. Recebeu muitos prêmios desde sua publicação, em 1960, entre eles, o Pulitzer.
 
 
 
 
 
Um dos romances mais adorados de todos os tempos, O sol é para todos conta a história de duas crianças no árido terreno sulista norte-americano da Grande Depressão no início dos anos 1930. Jem e Scout Fincher testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade, Maycomb – símbolo dos conservadores estados do sul dos EUA, empobrecidos pela crise econômica, agravante do clima de tensão social. A esperta e sensível Scout, narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Finch, encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. Mas não é só nessa acusação é no julgamento de Robinson que os irmãos percebem o racismo do pequeno município do Alabama onde moram.
 
 
Nos três anos em que se passa a narrativa, deparam-se com diversas situações em que negros e brancos se confrontam. Ao longo do livro, os dois irmãos e seu pequeno amigo de férias, Dill, passam por tensas aventuras, grandes surpresas e importantes descobertas. Nos episódios vividos ao lado de personagens cativantes, como Calpúrnia, Boo Radley e Dolphus Raymond, aprendem e ensinam sobre a empatia, a tolerância, o respeito ao próximo e a necessidade de se estar sempre aberto a novas ideias e perspectivas.
 
 
Traduzido em 40 idiomas, vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo e, em 1962, foi levado às telas com Gregory Peck - ganhador do Oscar por sua interpretação de Atticus Finch - Brock Peters, Robert Duvall e outros.
O Librarian Journal dos EUA deu sua maior honraria à história elegendo-a o melhor romance do século XX. Em 2006, uma pesquisa na Inglaterra colocou O sol é para todos no primeiro lugar da lista de livros mais importantes, seguido da Bíblia e de O senhor dos anéis, de J. R. R. Tokien. Também entrou para a lista da Time Magazine dos Cem Melhores Romances de Todos os Tempos. 
 
 
 
 
 
Harper Lee nasceu em 1926. Cursou direito na Universidade do Alabama e passou um ano na Universidade de Oxford. Nos anos 50, mudou-se para Nova York, onde escreveu O Sol é para todos.
Harper Lee lançou O sol é para todos em 1960. A obra, que aborda o racismo nos Estados Unidos dos anos 1930, venceu o Prêmio Pulitzer e vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Deu também origem a um filme homônimo, que recebeu o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1963. No Brasil, o livro, que foi publicado pela José Olympio, ganhou no ano passado uma nova edição.
"Mais do que a autora de um dos maiores clássicos modernos, Harper Lee foi uma mulher talentosa, que conseguiu sucesso em vida, em um ambiente de grande efervescência cultural, que foi a Nova York dos anos 1960. Com uma obra política e original, como nos mostrou o inesperado lançamento de seu último romance no ano passado, ela tocou em uma ferida aberta das Américas e se tornou um dos nomes mais conhecidos da literatura mundial. Devemos muito a ela”, comenta Elisa Rosa, editora-executiva da José Olympio.
Vá, coloque um vigia, segundo livro de Lee, ficou perdido por cerca de 60 anos. Em 2015, logo depois de seus originais serem descobertos pela advogada Tonja Carter, que conseguiu autorização para publicação com a própria autora, o romance chegou às livrarias dos Estados Unidos e Canadá, causando furor entre os leitores. Só na semana de lançamento, mais de um milhão de exemplares foram vendidos nesses países.
Adorada em todo o mundo, a escritora norte-americana Harper Lee, autora dos romances O sol é para todos e , coloque um vigia, morreu aos 89 anos. Lee morava em uma casa de repouso na sua pequena cidade natal, no Alabama, EUA. A notícia foi confirmada nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2016, por seu sobrinho, Hank Conner, que disse que a escritora morreu enquanto dormia.

O Grupo Editorial Record e a Editora José Olympio lamentou profundamente a morte da autora, sem dúvida uma das mais importantes de sua geração.



************************


Rubens Ewald Filho
comenta o filme "O sol é para todos" 
CLICAR NA IMAGEM 

 
Ou no link do Canal You Tube:
 
 
 
Filme de Robert Mulligan é premiado com Oscar de melhor ator (Gregory Peck), melhor roteiro adaptado e melhor direção de arte em P&B.
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE O CLIC
 
 
O Clube de Leitura surgiu em outubro de 1998 com um grupo de amigos que decidiu ler o mesmo livro e se reunir posteriormente para comentá-lo.
 
O resultado foi gratificante e as pessoas decidiram prosseguir com a ideia. Inicialmente as reuniões se revezavam nas casas dos participantes e permaneceram assim por cerca de 1 ano e meio.
 
Em março de 2001 o grupo passou a se encontrar no bistrô da Livraria Ver & Dicto onde permaneceu até abril de 2007 por ocasião do seu fechamento.
 
Em setembro de 2008, por iniciativa do, na época, vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do diretor da Editora da UFF (EdUFF), o grupo começou a se encontrar na Livraria Icaraí dessa Editora.
 
Em setembro de 2009, devido ao fechamento da Livraria para reforma, as reuniões passaram a serem realizadas no prédio da Reitoria da UFF.
 
Inicialmente no Hall (de setembro de 2009 à fevereiro de 2010) e posteriormente, na Sala dos Conselhos, que fica no terceiro andar da Reitoria da UFF (de março de 2010 à abril de 2011).
 
Em maio de 2011, com o fim das obras, voltaram a se encontrar na Livraria Icaraí da EdUFF.
 
 
 
 
 
CLUBE DE LEITURA DE ICARAÍ
 
CLICAR NO LINK:
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:


http://www.literature-se.com/2014/03/resenha-o-sol-e-para-todos.html







Um comentário:

  1. Otima informação.Obrigada por divulgar este espaço tão importante e onde pessoas tão queridas e interessadas frequentam Ceci lohmann

    ResponderExcluir