segunda-feira, 13 de junho de 2016

A ETERNIDADE E O DESEJO DE INÊS PEDROSA É A OBRA EM DEBATE NO CLUBE DE LEITURA DE ICARAÍ EM 16 (QUINTA-FEIRA) DE JUNHO DE 2016. CONFIRA.

A ETERNIDADE E O DESEJO da autora portuguesa INÊS PEDROSA, será a obra em debate do CLIC - Clube de Leitura de Icaraí, em 16 (quinta-feira) de junho de 2016. A exposição acontecerá às 19 horas, na Varanda do Cine Arte da UFF, Rua Miguel de Frias, 09, Icaraí, Niterói - RJ - Brasil.
 
 
 
 
 
Para quem não sabe, este livro foi publicado em 2007 e foram alguns anos de intervalo entre o grande sucesso de Inês Pedrosa – Faz-me Falta.

A escritora visitou o Centro Nacional da Cultura, no Brasil, e foi a partir dessa viagem que se desenvolveu esta história.
A eternidade e o desejo é um livro de grande força poética e sensualidade, em que a escritora tece uma história comovente sobre a busca do verdadeiro amor.



 

Conhecendo os protagonistas:
 


Clara e Sebastião, decidem visitar a Bahia e fazer o mesmo percurso do padre Antônio Vieira, personalidade, homenageada por todo o livro quer seja pelas referências feitas pelas personagens quer pelos excertos colocados no livro, é uma das paixões de Clara e o que a faz mudar de vida.
É uma jovem historiadora e professora de uma universidade portuguesa que decide voltar a Salvador anos após uma terrível experiência na cidade: ao tentar salvar das balas o homem que amava, levou um tiro que a deixou cega.
Na viagem, é acompanhada de Sebastião, amigo que lhe empresta a visão das coisas e das cores, e que não pode viver sem ela, apesar de não ser correspondido em suas paixões. Guiada pelos sermões do Padre Antônio Vieira, que lhe servem de inspiração e estímulo para seguir adiante, e acompanhada por Sebastião, amigo que a ama sem ser correspondido, Clara visita as igrejas históricas de Salvador, percorre os mercados e o Pelourinho, encanta-se pelo candomblé e seus orixás.
E descobre, ao conhecer o jovem Emanuel, que ainda é capaz de sentir desejo e paixão. “Não vendo, só te vejo a ti”, diz ela, que irá reencontrar um caminho para a vida. E, acima de tudo, descobrir um novo significado para o amor e o desejo.
Já Sebastião limita-se a segui-la por esta viagem até ao Brasil de Antônio Vieira, mesmo sabendo que a sua amada também quis ir atrás de outro amado...
Um romance arrebatador, A eternidade e o desejo confirma Inês Pedrosa como uma das autoras mais talentosas de sua geração.
 
 
ADQUIRA A OBRA
nas principais livrarias do país.
 
 
UM POUCO SOBRE INÊS PEDROSA
 


 
 
Inês Pedrosa é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prêmios de jornalismo. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014.

Manteve durante anos uma crônica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Premio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Gênero. Atualmente é colunista do semanário Sol.

Publicou 18 livros, entre os quais se destacam 7 romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Premio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo (finalista do Premio Portugal Telecom 2009 e do Premio Correntes d' Escritas 2010), Os Íntimos (Premio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (2015).

Publicou ainda duas novelas fotográficas: Carta a Uma Amiga (sobre fotografias de Maria Irene Crespo), e Do Grande e do Pequeno Amor ( sobre fotografias e em coautoria com Jorge Colombo), bem como os livros de contos Fica Comigo Esta Noite e Desnorte (2016).

É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires, da coletânea de biografias 20 Mulheres para o Século XX, do livro de entrevistas Anos Luz, do livro de crônicas Crônica Feminina, da narrativa de viagem No Coração do Brasil – Seis Cartas ao Padre Antônio Vieira (com ilustrações de João Queiroz) bem como de dois livros infantis: Mais Ninguém Tem (ilustrações de Jorge Colombo) e A Menina Que Roubava Gargalhadas (ilustrações de Júlio Pomar).

Organizou uma antologia de poesia portuguesa, Poemas de Amor, e uma antologia de contos sobre a amizade, Os Melhores Amigos.

Escreveu duas peças de teatro: Doze Mulheres e Uma Cadela (2005, teatro da Trindade, encenação de São José Lapa) e Socorro, Estou Grávida! (em coautoria com Patrícia Reis, encenação de Celso Cleto, 2006).

A sua obra encontra-se publicada no Brasil, Espanha, Itália e na Alemanha.

 
 
 
 
 
 
 
 
SOBRE O DEBATE DO CLIC
 
 

Trata-se de uma explanação literária, leitura completa da obra pelos leitores do grupo, que apreciam os escritos do ponto de vista literário, ou seja, o entendimento e compreensão total do livro, incluindo: o diálogo das personagens, a dramaticidade, o enredo, o tempo da narrativa, cronológico, psicológico. Esta etapa também compreende as análises do conflito-base, da publicação lida.

 "Nosso cardápio de leituras é variado. Porque se você lê apenas um mesmo gênero ou autor, não sai do lugar. Afinal, é a mesma estrutura de texto, mesma visão de mundo. Por isso é importante variar gêneros literários, autores e estilos diferentes. Em qualquer parte do mundo vivemos tensões que são similares, e a leitura nos faz sentir que pertencemos a uma humanidade comum. Quem tem uma dieta de livros equilibrada ganha mais capacidade de reflexão e argumentação e, principalmente, uma percepção de mundo muito mais sofisticada para entender melhor o que acontece. Leitura com qualidade é leitura em que há troca. No clube de leitura, você pode expor suas impressões de leitura e o outro, a dele." - Discorre o administrador do site Evandro Paiva de Andrade.
 
Contato: conciergeclic@gmail.com   

 
 
 
 
 APOIO CULTURAL
 
 
 
 

 
 
 
 

Um comentário:

  1. O Clube de Leitura de Icaraí sempre manteve suas belas escolhas a serem lidas e não fez diferente nesta vez.
    O livro me parece, pela descrição aqui fornecida, um encanto a não se deixar passar sem atenção e horas de deleite aos ventos que sopraram aos ouvidos da autora.

    ResponderExcluir