quarta-feira, 8 de junho de 2016

AMÁLIA RODRIGUES - RAINHA DO FADO - UM FILME DE ALBERTO ARAÚJO DO FOCUS PORTAL CULTURAL. CONFIRA.

CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR
AMÁLIA RODRIGUES - RAINHA DO FADO
UM FILME DE ALBERTO ARAÚJO
DO FOCUS PORTAL CULTURAL.
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 

 
Amália Rodrigues - cantora e atriz.
 
 
 
AMÁLIA RODRIGUES - PORTUGAL - FADO
 
Caro leitor foculista esta homenagem alusiva à Rainha do Fado é para você, que tem o fado na alma... A alma portuguesa. Delicie-se.
 
A afirmação de Portugal no mundo tem sito feita através de várias vertentes e o fado é, sem dúvida, uma das mais importantes. Não há português que não se orgulhe desse estilo de música único e grandioso, que, pelo mundo inteiro, enche a alma lusitana. Nomes como Amália Rodrigues sempre será lembrado.
Amália Rodrigues é unanimidade aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras a nível mundial. Sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres, tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado.
Ainda hoje, e apesar das excelentes vozes que hoje cantam fado, são muitos os que defendem que ninguém canta com o sentimento que Amália transmitia durante as suas atuações.
Há quem diga que o fado não se aprende, nasce com a pessoa e mesmo quem não é apreciador do estilho reconhece que Portugal e o Fado se confundem num só. É que todos nós temos o Fado na alma... A alma portuguesa!
 
 

 
 
Amália da Piedade Rodrigues nascida em Lisboa em 01 de Julho de 1920 foi uma fadista, cantora e atriz portuguesa, geralmente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este gênero musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.
Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, mexicana e brasileira).
 
 
Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados, de que é exemplo a lírica de Luís de Camões ou as cantigas e trovas de D. Dinis. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, José Carlos Ary dos Santos, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre. Amália Rodrigues falava e cantava em castelhano, galego, francês, italiano e inglês.
Em 1943 iniciou sua carreira internacional, atuando no Teatro Real de Madrid. Entre 1944 e 1945, ficou oito meses em cartaz no Cassino Copacabana. Sua estreia no cinema deu-se em 1947, com o filme Capas Negras, considerado um marco no cinema europeu e latino, tendo ficado mais de um ano em cartaz e sendo o maior sucesso do cinema lusitano até hoje.
 
 
A canção "Coimbra" atingiu a segunda posição da tabela Billboard Hot 100, da revista estadunidense Billboard, em 1952. Em maio de 1954, Amália foi capa da mesma revista estadunidense, pois o álbum Amália in Fado & Flamenco atingiu a primeira posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, em atuou no Radio City Music Hall em Nova Iorque por 4 meses.
Até a sua morte, em outubro de 1999, 170 álbuns haviam sido editados com seu nome em 30 países, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, número três vezes maior que a população de Portugal. A Rainha do Fado faleceu em Lisboa em 06 de Outubro de 1999.
 
 
AMÁLIA RODRIGUES PARA SEMPRE... 
 
 
 
 
ALGUNS DISCOS
 
 
 
 








 
 
Não acabou, tem mais!!!
PLAYLIST DE AMÁLIA RODRIGUES.
É SÓ CLICAR NA IMAGEM.
 
 
 
 
 
UMA HOMENAGEM
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário