domingo, 19 de junho de 2016

CONVITE PARA PALESTRA "MANOEL DE BARROS - O FAZEDOR DE AMANHECER" COM ACADÊMICA MÁRCIA PESSANHA NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS. CONFIRA.

 
 
MANOEL DE BARROS
 o fazedor de amanhecer.
 
Dia 22, quarta-feira, às 17 horas.
Sessão de homenagem ao
centenário de nascimento de Manoel de Barros.
 
 
 
Oradora: Márcia Pessanha
 
 
Local: Academia Niteroiense de Letras(ANL).
 
Endereço: Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro.
 
Niterói - RJ - Brasil.
 
Entrada franca.
 
 
 
 
 
 
 
MANOEL DE BARROS - ESCRITOR E POETA
 
Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, no dia 19 de dezembro de 1916. Quando criança, ele passou boa parte de seus dias no internato. Ao terminar a escola, foi para o Rio de Janeiro onde se formou em Direito. Depois do casamento com Stella voltou para o Pantanal e assumiu uma fazenda de gado recebida como herança. Lá, viveu até o fim da vida, em novembro de 2014.
 
Cronologicamente, o poeta pertence à terceira geração modernista, de 1945, assim como João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e João Guimarães Rosa (1908-1967). Os autores dessa fase ficaram conhecidos pelo apuro com as letras e menor apego a padrões estéticos. Isso não significa que seja simples classificar a poesia de Barros em modernista, de vanguarda ou pós-moderna.
 
Com o tempo, o escritor conquistou notoriedade no meio literário. Foi vencedor do Prêmio Jabuti duas vezes, em 1990 e 2002, com as obras "O guardador de águas" (1989) e "O fazedor de amanhecer" (2001).
 
 
Seus leitores não são apenas brasileiros. Os livros do poeta foram traduzidos e publicados na França, nos Estados Unidos, na Espanha e em Portugal. Em 2008, sua trajetória e as peculiaridades dos seus poemas foram tema do documentário "Só dez por cento é mentira", de Pedro Cezar:
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 

 

 


2 comentários:

Márcia Pessanha disse...

Prezado Alberto, muito obrigada por divulgar o convite da palestra. O Focus Portal Cultural presta importante serviço de divulgação dos eventos acadêmicos e culturais de nossa cidade.

Escola Palmares disse...

Sra. Márcia. Boa tarde. Gostaria do seu contato para possível agendamento de palestra para os alunos de nossa escola. Obrigada!