domingo, 14 de agosto de 2016

CELEBRAÇÃO E OUTORGA DE MEDALHAS MACHADO DE ASSIS E CECÍLIA MEIRELES DA ACADEMIA DE LETRAS RIO-CIDADE MARAVILHOSA. CONFIRA.


 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSITIR AO FILME)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 


 

Sessão Comemorativa do
vigésimo aniversário de fundação da
 Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa.

 
 
Para festejar seus 20 anos de constantes atividades culturais e literárias, além de rememorar relevantes conhecimentos em solenidade magnânima, a Academia de Letras RIO-CIDADE MARAVILHOSA – reuniu confrades e amigos, em 18 de julho de 2016, no auditório da Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB). Sediada no centro do Rio de Janeiro, esta nobre entidade congrega um grupo de acadêmicos de destaque nacional do mundo da literatura, sob a presidência da escritora Beatriz Rosa Dutra.
 
 
A solenidade contou com inúmeras presenças de acadêmicos locais e convidados, especialmente vindos de outros estados para prestigiarem a festividade desenvolvida com brilho e fecunda interação entre seus membros.
 
 
Fundada em 16 de agosto de 1996, a Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa já se vem destacando no cenário cultural da cidade. Um dos seus princípios fulcrais reside no fato de a verdadeira Arte não admitir fronteiras. A  par disso, a nobre Academia advoga que a Arte deve continuar a ser um patrimônio legítimo de uma sociedade justa a despeito dos tumultuados fatores políticos e que ela, pela sua relevância à humanidade, deve ser preservada em todas as situações dos decorrentes ardores pátrios ou políticos.
 
 
Foram agraciadas com as
Medalhas Machado de Assis e Cecília Meireles
as seguintes personalidades acadêmicas:

 

Andreia Donadon Leal - Mariana-MG
- Medalha Machado de Assis.

Benedito Pereira da Costa - Brasília-DF
- Medalha Machado de Assis.
 
Carlos Alberto de Assis Cavalcanti - Arcoverde-PE
- Medalha Machado de Assis.

Cecy Barbosa Campos - Juiz de Fora-MG
- Medalha Cecília Meireles.

Diva Pavesi - Paris-França
- Medalha Cecília Meireles.

Liane Arêas - Niterói-RJ
- Medalha Cecília Meireles.

Raquel Martinez Martinez -Montevidéu-Uruguai
- Medalha Cecília Meireles.

Rozelia Scheifler Rasia - Cruz Alta-RS
- Medalha Machado de Assis.

Zilda Pires - Rio Verde-GO
- Medalha Cecília Meireles.
 
 
 

DA OUTORGA DAS MEDALHAS MACHADO DE ASSIS E CECÍLIA MEIRELES DA ACADEMIA DE LETRAS RIO-CIDADE MARAVILHOSA
 
A concepção das Medalhas Machado de Assis e Cecília Meireles  consubstancia um ato legal, conferido principalmente a seus Membros Fundadores, Efetivos e Correspondentes por serviços prestados à Cultura da cidade e do país.
 
Dentre os indicados para tal honorífica comenda, encontrava-se o professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, membro-correspondente da Academia de Letras RIO-CIDADE MARAVILHOSA, e detentor de várias premiações nacionais em concursos de poesia. O docente recebeu das mãos da Presidente Beatriz Dutra a Medalha Machado de Assis e o Diploma Comemorativo.
 
 
Na ocasião, a professora e acadêmica de várias entidades culturais do país, Liane Arêas foi igualmente agraciada com a honrosa medalha e o diploma comemorativo do 20° aniversário da entidade, ambos recebidos das mãos da professora Andreia Donatan Leal de Itabira-MG.
 
Após o cerimonial celebrativo dos escritores destacados, a Presidente da Entidade proferiu a palestra “Encantamento de Manoel de Barros”.  Com singular exposição, descreveu os acontecimentos literários relacionados à vida e à obra do poeta. Ao enaltecer o centenário de nascimento do aludido escritor, a acadêmica demonstrou erudição, fluência verbal e domínio do tema, sendo vivamente aplaudida.
 
Encerrando o evento, delicioso coquetel propiciou informal confraternização coletiva. Em meio a muitos abraços, trocas de ideias, intercâmbios culturais e afetivos, os flashes de câmeras e celulares particulares registraram os prazerosos e festivos momentos.
Eis dois deles:

Carlos Alberto Cavalcanti e Beatriz Rosa Dutra.
Foto: Divulgação.


 

 
 Andreia Donadon Leal e Liane Arêas
Foto: Marlene Fonseca.
 
 
Matéria postada também na
Coluna Focus Cultural do Portal Sem Fronteiras
 
Clicar no link:
 
 
 
No site da
Academia de Letras e Artes do Ceará - ALACE
 
CLICAR NO LINK:
 
 
 


COMENTÁRIOS

 
 
Parabéns, Liane Arêas. Participo da sua justa homenagem por intermédio desta postagem do incansável Alberto. 
 
Abraços amigos a ambos.
 
Dalma Nascimento.
 
 

 
 **************************


 

Parabéns a todos os agraciados.
Abraço fraterno,
 
Raquel Naveira




**************************




Olá, Alberto!


Agradecemos, com sincero reconhecimento, a bonita e expressiva postagem do evento da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, do dia 18 de julho próximo passado, com outorga de Medalhas e a Palestra da Presidente, Beatriz Dutra, que na ocasião foi homenageada pelo Jornal Sem Fronteiras por sua Diretora, jornalista Dyandreia Portugal.

Alberto, o seu incansável trabalho, transparente e comprometido com a Cultura, antes de tudo o mais, é motivo de aplausos e honraria.

Na oportunidade, agradeço também, à ilustre intelectual Profª Dalma Nascimento que sempre muito me honra e brinda com sua apreciação e inteligência.

Ao FOCUS CULTURAL, na pessoa do seu Fundador Alberto Araújo, muito obrigada,  por mim e por todos da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa.                                                                                                               

Com um grande abraço de muitos braços, fraternalmente,

Liane Arêas/ALRCM.

 

 
 
APOIO CULTURAL
 




 

 
 
 
 

 

Um comentário:

  1. Parabéns, Liane Arêas. Participo da sua justa homenagem por intermédio desta postagem do incansável Alberto. Abraços amigos a ambos. Dalma

    ResponderExcluir