quinta-feira, 25 de agosto de 2016

NITERÓI GANHOU UM NOVO E REPRESENTATIVO ESPAÇO PARA CULTURA, O COMPLEXO RESERVA CULTURAL. CONFIRA.

 
 
A cidade de Niterói ganhou um novo e representativo espaço cultural. Referência do cinema de arte em São Paulo, o Reserva Cultural inaugurou sua unidade em Niterói (RJ), na noite da última quarta-feira (24.08), com direito a exibição do filme “Aquarius”, uma constelação de artistas e mais de mil convidados, entre artistas, jornalistas e personalidades do eixo Rio-Niterói.



 
Entre as estrelas presentes ao evento, estavam o diretor do filme “Aquarius”, Kleber Mendonça, a protagonista do longa, Sônia Braga, os atores Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Rodrigo Santoro, Lucélia Santos, Zezé Polessa, Bianca Comparato, Bruna Linzmeyer, Chico Diaz, Henrique Diaz, Walter Carvalho, Babi Xavier, Gabriel Leoni, Ciro Barcelos, Lúcia Veríssimo, Juliana Galvão e Antônio Pitanga.
 
Localizado numa área privilegiada, no bairro de São Domingos (Av. Visconde do Rio Branco, nº 880), o Reserva Cultural Niterói está próximo ao terminal de barcas Rio-Niterói (travessia de 15min), do terminal de ônibus da cidade, e ao lado da Universidade Federal Fluminense (UFF), está perto também do Shopping PLAZA o maior shopping da cidade e de Icaraí, bairro que possui o melhor IDH do Estado do Rio de Janeiro.
O complexo, que conta com cinco salas de cinema, além da Livraria Blooks, da hamburgueria Bizu Bizu e do Bistrô Reserva, vai ocupar parte do Centro Petrobras de Cinema, que estava há anos parado, atendendo a uma demanda antiga do niteroiense. O local recebeu investimentos de cerca de 12 milhões de reais e será aberto ao público no próximo dia 1º de setembro.
O prédio em Niterói, considerado uma “obra-prima”, é o primeiro complexo cinematográfico assinado pelo gênio da arquitetura Oscar Niemeyer e se adequa perfeitamente à filosofia de “Miniplex” do Reserva Cultural, sucesso há mais de 10 anos em São Paulo, sob comando dos empresários Jean Thomas Bernardini e Laure Bacqué.
O presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, destacou que entregar o complexo cultural para a sociedade foi um desafio e representa mais um importante projeto que a prefeitura tira do papel. “Este espaço estava há anos parado e agora se torna um lugar único para a exibição de filmes mais conceituais”, disse Diniz.
Para o Secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, colocar o Centro Petrobras de Cinema em funcionamento era uma das metas da gestão. “Estou muito feliz em ver esse projeto concluído. O Reserva Cultural vai somar com os ares culturais de São Domingos, junto a Cantareira e a UFF, fazendo de Niterói referência também em cinema e atraindo festivais nacionais e internacionais”, ressaltou Maia.
De acordo com o Secretário municipal de Ações Estratégicas, Marcos Gomes, o cinema era uma demanda de anos da sociedade. “Há anos o niteroiense passa aqui na frente torcendo para ver esse local funcionando. Hoje, isso é realidade, resultado de muita luta, discussão e planejamento, envolvendo a Fundação de Arte de Niterói e o Grupo executivo do Caminho Niemeyer. Esse é um momento especial para Niterói”, comemorou Gomes.
Segundo o empresário francês Jean Thomas Bernardini, diretor presidente do grupo Reserva Cultural, Niterói é uma cidade repleta de cinéfilos exigentes. “É com muita alegria que inauguramos o Reserva Cultural em Niterói, que é uma das cidades mais cinéfilas do Brasil. Fizemos investimentos em estrutura e tecnologia para atender o niteroiense com todo o carinho e conforto. Vamos trazer para a cidade experiências exclusivas e conceituais em cinema”, destacou Jean.
Já a atriz Sônia Braga, que se divide entre Nova Iorque (EUA) e São Domingos, em Niterói, disse estar encantada com o complexo justamente em seu bairro. “Esse projeto está incrível. Há cerca de 10 anos tirei fotos aqui no canteiro de obras. Hoje, ver tudo pronto e instalado ao lado de uma faculdade de cinema é uma alegria. Sempre que se cria um núcleo artístico, também se cria um movimento social, esse espaço será fundamental para a arte da nossa cidade”, falou a atriz.
 
 
APOIO CULTURAL NA DIVULGAÇÃO
 
 
 


 
COMENTÁRIOS




 
Amigo ALBERTO,
belo trabalho de divulgação da CULTURA de NITERÓI.
Obrigada,
Dulce Mattos.
 
 
 


****************************
 
 

 

FONTE
Fundação de Arte de Niterói
 
 

Um comentário:

  1. Estamos felizes com este novo espaço..26 de agosto de 2016 às 02:10

    Estamos muito felizes com este novo espaço.
    Temos certeza do sucesso que advirá.

    ResponderExcluir