quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A OBRA NÉLIDA PIÑON NOS LABIRINTOS DA MEMÓRIA, DA ESCRITORA DALMA NASCIMENTO ABRILHANTA A VITRINE DO FOCUS PORTAL CULTURAL

(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME)
 
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL

https://www.youtube.com/watch?v=wioQCWmhbiY 


Neste mês de setembro de 2016, a obra Nélida Piñon nos labirintos da memória, da escritora Dalma Nascimento abrilhanta a Vitrine do Focus Portal Cultural!



 
 
PARABÉNS, ILUSTRE ESCRITORA!  
 

Capa do livro Nélida Piñon nos Labirintos da Memória.
Obra editada pela Xunta de Galícia,
por intermédio do NUEG, 
Núcleo de Estudos Galegos da
Universidade Federal Fluminense ( UFF) .
Editora - Parthenon Centro de Arte e Cultura.
Criação e ilustração da Capa - Mauro Carreiro Nolasco.
Foto da Capa - Acervo particular de Nélida Piñon.
Total de páginas - 231 páginas.






Ininterruptamente vigilante às inovações intelectivas de Niterói, o FOCUS PORTAL CULTURAL, mediado pelo escritor e jornalista Alberto Araújo, em uma das andanças pela cidade encontrou no Parthenon Centro de Arte e Cultura (o point moderno onde circula o conhecimento) a obra da professora, escritora Dalma Nascimento, editada pelo NUEG (Núcleo dos Estudos Galegos da Universidade Federal do Rio de Janeiro), atualmente sob a presidência do Professor da UFF, Doutor Fernando Ozorio Rodrigues.

 
O título do livro da professora Dalma Nascimento já é por si só muito expressivo: Nélida Piñon nos labirintos da memória.  Diante do vigoroso trabalho da autora em torno das obras de Nélida Piñon,  uma das mais representativas escritoras da Literatura Brasileira, o FOCUS PORTAL CULTURAL escolheu o livro da Doutora em Literatura Comparada da UFRJ para figurar em sua já conhecida Vitrine, dando-lhe o merecido destaque.


Com suas lentes de segura crítica literária, Dalma Nascimento  enfoca a narrativa de Nélida Piñon à luz da memória, a partir de cinco livros da imortal escritora da  Academia Brasileira de Letras:  O pão de cada dia; A república dos sonhos; Aprendiz de Homero;  Coração andarilho e  Livro das horas. Realizou completíssima análise dessas  narrativas, que em boa hora o Parthenon Centro de Arte e Cultural produziu, com o amparo financeiro do  NUEG, para o deleite dos leitores da  produção pinõniana.
 

Este livro da mestra Dalma é o primeiro de uma série de cinco tomos, totalmente dedicado às 22 obras de Nélida Piñon compostas  até o presente momento. Já o segundo tomo da série está em processo de edição  pela também  Parthenon, igualmente amparado pelo NUEG, e tem como título Nélida Piñon entre contos e crônicas. Nele, a pesquisadora versa sobre cinco outros livros da aludida escritora da ABL, aprofundando suas quatro obras de contos: Tempo das frutas, Sala de armas, No calor das coisas e A camisa do marido e as crônicas de Até amanhã, outra vez.


Mais três livros da professora Dalma sobre a obra de Nélida Piñon estão prestes a sair ainda este ano. O terceiro intitula-se: Aventuras narrativas de Nélida Piñon (estudo das obras: Vozes do deserto; A roda do vento, A casa da paixão).  O quarto: Conversas com Nélida (entrevistas da escritora concedidas a jornalistas do mundo inteiro)   e o quinto, Astúcias de Nélida nos artifícios da arte (análise dos livros Tebas do meu coração,  A doce canção de Caetana, A força do destino).

Aguardamos, pois, a conclusão desses cinco volumes que irão contribuir para a fortuna crítica da laureada escritora brasileira.  Já em  Nélida Piñon nos labirintos da memória – livro, escolhido para figurar em nosso portal – sente-se a forte escrita de Dalma Nascimento, conhecedora profunda da obra da celebrada autora.  
Ali, o leitor fica a par do porquê de certos detalhes nas tramas das obras ficcionais de Nélida, sendo estas reflexos de momentos circunstanciais e modernos. Em Nélida Piñon nos labirintos da memória,  Dalma Nascimento, já na linha do memorialismo contemporâneo, demonstra que, acima de tudo, o texto retrata os movimentos e as astúcias de Nélida, em compasso com o universo da literatura brasileira do século XXI. 


 

Por isso, acertamos na escolha do livro NÉLIDA PIÑON NOS LABIRÍNTOS DA MEMÓRIA de autoria da ilustre escritora para ficar, durante o mês de setembro de 2016, no mostruário da Vitrine do Focus Portal Cultural.


O editor desta revista virtual, voltado a movimentos intelectuais, por esse gesto cumprimenta, com enorme prazer, o NUEG no Brasil representado pelo eminente professor da UFF, Dr. Fernando Osorio Rogrigues,  ao PARTHENON CENTRO DE ARTE E CULTURA na pessoa de seu editor Mauro Carreiro Nolasco por mais esta importante publicação. 
 

 
E, sobretudo parabeniza a autora Dalma Nascimento pela escrita de tão representativa obra para a cultura literária nacional, como é a de Nélida Piñon,  escritora  que honra não só nossa pátria como também suas origens galegas.
 

Prefácio do livro
NÉLIDA PIÑON NOS LABIRINTOS DA MEMÓRIA
Por Nélida Piñon

 

A MESTRA DALMA


Sou uma escritora que segue os impulsos da imaginação instalada no mundo, e da paixão ditada pela invenção e pela linguagem. Matérias em si indissolúveis que apontam, segundo movimento assimétrico, o rumo da criação. Um ato que, conquanto diabólico e perturbador, está ao alcance humano. E que deriva da psique coletiva, das histórias enigmáticas, das artimanhas inventivas, do cotidiano da poesia. 

Este preâmbulo serve para afirmar serem raros os ensaístas que, como escafandristas, mergulham no corpo do texto e elaboram a exegese composta de camadas praticamente arqueológicas. E que creem nos efeitos misteriosos resguardados nas frases, que são o espelho da alma da literatura.

Dalma Nascimento é uma sábia. Há anos surpreendo-a à procura do enigma que bendiz e amaldiçoa a obra de arte. A mestra que optou pelos meus livros como objeto de sua elevada especulação intelectual. E que, em estado de amor pela literatura, entregou-se a cada título de minha autoria como uma monja medieval que avança pelo fulcro da escritura convicta de existir no âmago de cada sentença, na urdidura da trama, nas entrelinhas da linguagem, a verdade narrativa que enseja a captação da real linguagem que, embora recôndita, sustenta os pilares da obra de arte. 

Raros são os estudiosos que, como Dalma Nascimento, erudita e criativa, lançam-se ao epicentro da obra com o propósito de rastrear os vestígios quase apagados da invenção. Aquelas marcas, aparentemente desconsideradas, por meio das quais acerca-se ao estranho emaranhado do qual brota a substância criativa

Dalma sabe tudo. Familiarizada com os gregos, com os clássicos, que sustentam a tradição ocidental, ela conjuga saber, erudição, fina intuição, paixão libertária. Um conjunto de virtudes cujos resultados, nos livros que vem publicando, me levam a concluir como ela, ao atingir o coração da minha escritura, trilha as intimidades da minha invenção, desbrava a realidade que engendro para ingressar no enigma humano.

Esta mestra, portanto, com exímia desenvoltura, envereda pelas minhas linhas secretas, pelos mitos que instauro no espírito do texto. Sabedora ela de que é da minha índole narrativa reverenciar os gregos, os goliardos, seguir as pegadas medievais, auscultar as volúpias oriundas dos desertos bíblicos. E que comandada pela imaginação aventurar-me pelas poéticas que o mundo produziu ao longo de sua trajetória estética.

Nos seus livros, que gravitam em torno desta escriba, ela esmiúça o que vai além do registro narrativo. Está ciente de que para esta escritora uma única casa, de que cidade seja, é habitada por uma grei cujos sentimentos, complexos e desavisados, espalham-se pelo mundo, igualando a humanidade. E que a escrita impede que a linguagem seja devorada pela banalidade do cotidiano. E que circunscrever os personagens à obra romanesca não é um mero acaso narrativo. Pois há que alojá-los nos espaços que a linguagem lhes cede. Onde a ação decorre para que sirvam eles de referência às histórias vividas e por viver ainda.

Suspeito que para Dalma Nascimento sou um projeto narrativo que ela estuda à exaustão. Um conjunto constituído de mais de vinte e cinco livros sobre os quais exerce a originalidade do seu pensamento crítico. Enquanto enriquece minha visão de autora e faz-me crer que confia no que criei ao longo dos anos.

Reajo comovida. Acaso mereço tanto! Aceito, no entanto, que Dalma Nascimento, sob os auspícios de Delfos, me decifre, devore meus livros que são seus também. Sou-lhe grata por se concentrar em uma obra forjada ao longo de cinquenta anos. E que as palavras de sua lavra, oriundas de admirável esforço intelectual, justifiquem o esforço que esta autora brasileira empreendeu ao longo de árdua aprendizagem, tendo apenas em mira a composição de uma narrativa a serviço da literatura.

Gratíssima, Dalma Nascimento!

Nélida Piñon
Rio de Janeiro, 29 de Julho de 2015.

 

###


Além de especialista na obra de Nélida, Dalma Nascimento publicou outros  livros, cujas capas figuram abaixo:



Capas dos livros de Dalma Nascimento.
Foto: Leon Nascimento ( cedida  pela autora)
 
E outros estão em preparo
para sair ainda este ano também pela Parthenon: 
Charles Baudelaire, um avatar da lírica moderna;
Macunaíma, em diálogo com mitos gregos;
As liras de Orfeu nas claves de Vinicius;
Os mistérios de Pessoa.
Em 2017, há muito é aguardado: 
Carmina Burana: magia e questionamento  cultural, pela Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 
 
Sobre Dalma Nascimento pela lente crítica da doutora Maria do Amparo Tavares Maleval - professora da UFF, da UERJ e pesquisadora do CNPq.
 

"...A Professora Doutora Dalma Nascimento, atualmente aposentada da UFRJ, nesta instituição atuou destacadamente por tempo considerável, ministrando aulas e orientando trabalhos de Teoria Literária e Literatura Comparada na Graduação de na Pós Graduação, muitos deles sobre Nélida Piñon, de que foi sempre apaixonada leitora. Essa paixão dividiu-a, sobretudo com os estudos medievos, não raras vezes observando os rastros da cultura e da literatura medieval nas obras de Nélida. Isto se nos comprova (sub) capítulos "Idade Média e os iconoclastas goliados" e "A liturgia não canônica nas memórias do Livro das Horas".
Dalma Nascimento é autora de vários livros e artigos, aos quais este vem somar-se, enfatizando as raízes gregas, celtas, ibéricas da obra de Nélida Piñon, artista da palavra que reconhece em sua leitora a singularidade exegese, atenta às simbologias, mitos revisitados e diálogos inter e transculturais - enfim, às pulsações dos textos que criou e que têm destacado lugar na Literatura Brasileira."

 
 
 
 
AGRADECIMENTO DE NÉLIDA PIÑON
 
 
 
Meu prezado Alberto Araujo,

expresso meu apreço e admiração pelo belo trabalho que fez em torno desta grande mestra e crítica literária que é Dalma Nascimento.
 
Sinto-me honrada em ser objeto de estudos da professora Dalma, de ter merecido sua tão valiosa devoção crítica.
O abraço da
Nélida Piñon
 
 
 
Nélida Piñon
é romancista, Membro Titular da Academia Brasileira de Letras, ex-presidente da entidade e Membro do PEN Clube do Brasil.
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 

Foi de uma felicidade impar dedicar esse mês inteiro a uma autora tão consagrada como é a Professora Doutora Dalma Nascimento. Parabéns por esta brilhante iniciativa prezado jornalista Alberto Araújo.
Matilde.












Matilde Carone Slaibi Conti
advogada, escritora, Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras e a Intelectual do Ano 2016.


******************************************
Dalma Nascimento, exemplo de Intelectual. Na minha opinião é o maior destaque intelectual da cidade.

Belvedere Bruno.











Belvedere Bruno
é escritora, fotojornalista.

 
*********************************************

Alberto Araújo, na FOCUS CULTURAL, relembra o percurso da primorosa ensaísta Dalma Nascimento quando revê Nélida Piñon nos labirintos da memória, seara predileta da magistral autora de altiva ancestralidade galega.

Por um aparente non sense semântico, nesses labirintos o leitor vai encontrar todas as saídas no/do universo nelidiano, porquanto apesar dos refolhos nada ali chega a ser inextricável.
Helena Ferreira.
 





Helena Ferreira, professora universitária,
tradutora, poetisa, ensaísta.

 
****************************


Parabéns, brilhante Dalma Nascimento.  Parabenizo-a também pela escolha da obra da nossa admirável escritora Nélida Piñon que vem nos encantando com textos bastante interessantes que demonstram a sua alta criatividade e culturas fundamentadas em atualíssimas pesquisas.

E a professora Dalma com constante dedicação a analisar a obra de Nélida com olhar de lince e profundos conhecimentos de Literatura Comparada e de Teoria literária, nos brinda com profícuas interpretações e revelações do sentido de todos os seus romances e da obra completa.

Aproveito o ensejo para cumprimentar também Alberto Araújo, o grande divulgador da cultura fluminense.
Com seu Focus, ele vem incentivando novos valores assim como consagrados escritores a prosseguirem pelas veredas literárias.

Fraternos abraços,
Olívia Barradas







 

 
Olívia Barradas - professora de Semiótica, Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e ex-professora de Literatura Brasileira da Sorbonne Nouvelle.

*************************************


Nesse Livro Dalma fala sobre as memórias literárias de Nélida Piñon. Dalma é coautora e torna-se elemento integrante da vida dessa escritora bem como sempre mergulha junto de outros escritores acompanhando O jogo, a dança, o ritmo criativo, de forma sempre brilhante.
 
Dalma é a alma que consolida grandes nomes do meio literário e artístico. Como não existem muitas criadoras e valentes artesãs da palavra, Dalma Nascimento é um dos maiores nomes do Universo literário brasileiro. Conheço Dalma como prefaciadora de um dos meus primeiros livros, de contos: Histórias Fantásticas, e sinto ter sido abençoado pelas fadas das letras...
 
Dalma sempre me acompanhou nos desenhos, em toda minha arte e sempre tive a felicidade de estar perto dessa fonte de tantas riquezas.
 
Parabenizo quem teve o prazer de ser tocado por seu olhar, por sua fala, que dirá ter sido objeto de seus estudos... Cada vez mais a admiro e ela não para de me surpreender. É uma lenda viva. É uma estrela, é imorredoura, única.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
LUIZ ZATAR TABAJARA
advogado, escritor, desenhista 
e artista plástico.
 
**************************************


A professora, escritora Dalma Nascimento é uma autora magnífica! Que maravilhosa essa ideação em nos proporcionar os relatos das vicissitudes literárias de Nélida Piñon em uma obra ímpar.

O livro Nélida Piñon nos labirintos da memória é ilustrado com elucidações acessíveis e muito eruditas.

Um presentão para todos nós leitores da importante escritora e imortal da ABL. Parabéns à professora Dalma, à escritora Nélida Piñon, ao NUEG-Brasil. Enfim, a todos que abraçaram e apoiaram este grandioso projeto literário. Uma perfeita obra!

Parabéns também ao Focus Portal Cultural pela divulgação e indicação.

Shirley.





 

 
Shirley Lopes,
psicóloga, artista plástica
e poetisa.
********************************************

Alberto Araújo, meus parabéns,
por incluir na Vitrine do Focus Portal Cultural, a obra Nélida Piñon nos labirintos da memória, da escritora Dalma Nascimento.
 
Beijos fraternais.
 
Socorro Cavalcanti
é Escritora e  Vice-Presidente da ALACE
Academia de Letras e Artes do Ceará.

******************************************


Sou uma apaixonada pela obra de Nélida Piñon e admiro sua personalidade fulgurante.


Abraço fraterno,
Raquel Naveira.






 
 







 
Raquel Naveira
professora, escritora
e Membro do PEN Clube do Brasil.
 
**********************************************
 
Olá, Alberto Araújo.
Qual a data do lançamento no mês de setembro corrente?
Grata.
Atenciosas saudações,
 
Núbia Nunes
Secretária do PEN Clube do Brasil.

*******************************************

Nélida Pinõn nos labirintos da memória, obra editada pela Xunta de Galícia, por intermédio do Núcleo de Estudos Galegos da UFF, Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura, da professora, crítica literária e jornalista Dalma Nascimento, é um trabalho de primeira grandeza que mantém foco perpétuo e cristalino sobre a primeira dama da literatura brasileira.

De grandeza primeira, porque, em face da carência cada vez mais acentuada, no Brasil, de críticos literários, a autora e ensaísta de notórios livros publicados na reservada e superna área das Letras presenteia os leitores com o resultado de uma obra de magnânima importância para a memória da cultura brasileira; acerca da primeira dama da nossa literatura nacional, porque a intelectual Nélida Pinõn é representante, nossa, da primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, a primeira na presidência de uma academia, nessa classe, no âmbito mundial e a primeira, em 503 anos, a receber o Doctor Honoris Causa da Universidade de Santiago de Compostela, em 1998.

Os meus mais expansivos parabéns à autora, Dalma Nascimento, por tão relevante obra, e, igualmente, ao poeta e jornalista Alberto Araújo por mais uma divulgação de interesse global.
Hilário Francisconi
 













 
Hilário Francisconi
é escritor, jornalista e Membro Titular da
Academia Niteroiense de Letras.
 
******************************************
 
Dalma NASCIMENTO, cujo sobrenome ilustra o pulsar criativo de suas produções literárias e análises críticas, em contínuo renascer. Assim, com uma percepção que transcendentaliza o senso comum, penetrou, heroicamente, nos “labirintos da memória” da magna escritora Nélida Piñon e saiu iluminada, trazendo os fios do novelo, de modo a facilitar para os leitores a fruição do universo simbólico da obra da autora.
 
Nélida Piñon, estrela de real grandeza da Literatura Brasileira, mereceu o valoroso estudo crítico de sua produção e, reiterando tal mérito, transcrevo palavras de Dalma Nascimento a respeito da criação literária.
Literatura são signos linguísticos,
corditecendo-se, pela força da
linguagem fundadora, em jogos,
máscaras e simulacros poéticos,
para a revelação dos movimentos
essenciais da aventura humana.
 
Para Dalma Nascimento e Nélida Piñon, duas mulheres sábias e semeadoras de saberes, nossos parabéns.

Márcia Pessanha. 





 
 

 
 
 
Márcia Maria de Jesus Pessanha
é Presidente da Academia Niteroiense de Letras e a Intelectual do Ano 2015.
 
 
********************************************

Prezado editor do Focus Portal Cultural,
Alberto Araújo:

Acabo de ler sua postagem e cumprimento pela escolha do livro de seu portal. Bem selecionado, demonstrando sua percepção estética.

A autora Dalma Nascimento, grande figura do nosso cenário literário, fala e escreve sobre a minha maior paixão: a obra da grande autora Nélida Piñon. A professora diz com palavras o que eu tento fazer com imagens no cinema, mesmo sabendo que para ter o saber da mestra não me será fácil.
 
Produzi o filme Mapas dos afetos e, durante a sua realização li escritos publicados em jornais e revistas da professora Dalma Nascimento sobre Nélida Piñon. E eles me forneceram também caminhos. Nos créditos do filme, entre os agradecimentos, coloquei o nome da professora. Ler um livro dela, discorrendo sobre Nélida Piñon, é um prazer e aprendizagem... Bravos à obra de Dalma Nascimento, à presença de Nélida Piñon, a maior romancista de nossa atualidade, e também à sensível divulgação de seu Blog.
 

Júlio Lellis.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Júlio Lellis, cineasta, autor do filme-documentário Mapas dos afetos, sobre a obra de Nélida Piñon.

 
 

******************************************
 
Dalma Nascimento abre para os leitores várias portas de entrada nos textos. Com suas análises, as leituras se aprofundam. A sensível professora nos ensina a ler verdadeiramente.
Lena Jesus Ponte


 
 
 




 
 
Lena Jesus Ponte
é Professora de Língua Portuguesa
e escritora.


 
********************************************
 
 
Produto de intensa e longa reflexão de Dalma Nascimento sobre a obra de Nélida Piñon, este belo livro torna-se referência para os estudos sobre a romancista. Parabéns, Alberto Araujo, por esta escolha. Obrigada, Dalma Nascimento!
Eliana.
 






 
 
 
 

 
Eliana Bueno-Ribeiro é Professora de Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira (UFRJ)  e editora da Passages de Paris.

 
 ***********************************************
 
 
Caro Alberto,
 
Você vem, no seu percurso informador, juntando a própria vocação a um perceptível esmero. Por isso mesmo, oferece páginas de muito boa natureza. Hoje, reverencia duas mulheres: Nélida Pinõn e Dalma Nascimento.
A primeira, fascinante "invenção da linguagem e impulsos da imaginação," como ela própria declara. A outra, com seu dote singular de estudiosa e absoluta competência literária, alcança a difícil mediação das "camadas arqueológicas" da obra a qual se dedica.
A esse enigma humano, observa-se, como diz outra mulher, a historiadora da gente brasileira - Mary Del Priore - "o labor cotidiano inventando, produzindo(...). Sim, no gerúndio mesmo, pois a vida real se passa nesta forma de verbo."
Nélida deve ter ouvido (de perto) as conversações de Horácio. Superou, como explica o saudoso Manuel Bandeira, "a mera ambição e goza com moderação dos bens da vida (Carpe Diem)": ou seja, no caso os bens da vida de uma inteligência notória para recriar a própria vida,  invenção  e memória através da palavra. Não a palavra em si: mas o gesto, o intuito, a cooptação contida.
A Professora Dalma Nascimento é uma das principais representantes brasileiras da Mulher culta, operária das letras, nessa irrestrita e superior condição de transmitir, ensinar e emocionar.
Nélida e Dalma estão ao lado de escritoras como Rachel de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Dinah Silveira de Queiroz. Cada uma, é certo, com seu próprio e inimitável Caderno e suas lições.
Vai aqui meu sincero e modesto cumprimento.
Abraços do Renato Augusto.
 
 
 
 
 
 




 
 
Renato Augusto Farias de Carvalho
é escritor, poeta e Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras.
 
 
 
***********************************************
 
Você, amigo Alberto, eu e muitos amantes da literatura, estamos alegres por termos em destaque, no caso, a obra  Nélida Piñon nos labirintos da memória,  dado a sua contribuição sobremaneira, para a literatura nacional.         
Veja, reforcei sua intenção,  divulgando no blog da Academia de Letras e artes do Ceará, a merecida homenagem  prestada por  você na  Vitrine do Focus Portal Cultural.


Clicar no link da ALACE.

 



Beijos fraternais.
Socorro Cavalcanti.

 

 

*********************************************

 

 
A semeadura em terreno fértil sempre dá bons frutos. Principalmente se quem revolve a terra o faz com inegável competência. Ao escrever sobre a obra de Nélida Piñon, Dalma Nascimento oferece ao leitor a certeza de uma doce colheita.

Wanderlino Teixeira Leite Netto.

 












 
Wanderlino Teixeira Leite Netto
é escritor e Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras.
 
 
**********************************************
Ninguém melhor e mais perfeita do que a renomada escritora Dalma Nascimento, produtora de amplos estudos sobre a Literatura Brasileira e moderna, para dar o título à obra de Nélida Piñon Labirintos da Memória. Com segurança, erudição e criatividade, ela consegue mostrar o conteúdo excelente da obra numa simples e esclarecedora frase.
Destaco a fineza do estilo da autora e a acuidade da perspectiva crítica, somada a solidez da argumentação que conduz o leitor a um mergulho nos meandros mais profundos da obra em questão.
Dalma enfoca a narrativa de Nélida Piñon a partir de cinco livros: 1 - O pão de cada dia (em que ela mostra ser a experimentadora da paixão); 2 - A República dos Sonhos; 3 - Aprendiz de Homero; 4 - Coração de Andarilho; 5 – Livro das Horas.
Dalma apresenta uma análise de trabalho que enriquece o leitor de diferentes níveis acerca dos mais variados processos da crítica literária.
Nélida Piñon formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e foi editora e membro do conselho editorial de várias revistas no Brasil e exterior.
Nélida Piñon é, também, acadêmica correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, como também, em outubro de 2014, entrou na Real Academia Galega.
Parabéns! A excelente divulgação feita pelo jornalista e incentivador cultural Alberto Araújo abrilhantou e deu conhecimento desta brilhante obra literária.
 
Dionilce.
 





 



 
Dionilce Silva de Faria, filóloga, escritora. Formada em Pedagogia e Letras.  Autora da gramática “É Fácil Aprender Português!”, sobre a nova ortografia.
  
***************************************************

É uma honra termos entre nós, brasileiros, uma professora-escritora da sabedoria de Dalma Nascimento. O vigor literário de Nélida Piñon, nas letras de Dalma, só podem ganhar maior amplitude. Notável escolha dessa Editora!
 
Flavio Thamsten.

Flavio Thamsten, Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro - IPA.
 
 
***************************************************



Labirintos

A professora Dalma é um vendaval inquieto que no ato de alvoroçar partículas faz ressurgir. Ressurgir de recontar, de retransmitir. Dessa maneira, nada mais apropriado ao seu talento do que enveredar labirintos.
 
Ela sempre recolhe na intrincada rede da análise de um texto o sublime permear de algo que ficou oculto, que não havíamos percebido. É a explosão de privilegiada fluência.
 
Penso que para Nélida, maior que todos os prêmios é a eternização na escrita da professora Dalma.


Norberto Boechat.















Norberto Seródio Boechat
é escritor e geriatra.






************************************************



 

Nélida Piñon Nos Labirintos da Memória de Dalma Nascimento


Os labirintos da memória são misteriosos, mágicos, portanto, imprevisíveis. Apesar, a mente brilhante da Profª. Dalma Nascimento desafia-se ao mergulho no enigmático universo humano, neste agora, na obra da singular escritora Nélida Piñon. Dalma reflete luz sobre o particular texto de Nélida, com elegante didática e rara sensibilidade, gratificando assim, seus leitores. Dalma Nascimento e Nélida Piñon, mulheres intensas, inteiras. Escritoras estudiosas e apaixonadas pela ventura da aventura às palavras.


Loas a todos que embriagados de amor e paixão por aquilo que acreditam, compartilham e doam saberes.

 
Celebremos!


Prezado Alberto, obrigada por seu magnânimo serviço cultural, você está escrevendo belas páginas em seu script de vida.  Obrigada pela oportunidade de rever aqui a querida e admirada Profª. Maria Helena Ferreira, a quem mando o meu reverente abraço.  Obrigada, também, pelo ensejo de aplaudir Dalma Nascimento e Nélida Pinõn.


Meus sinceros cumprimentos ao FOCUS Cultural.

 
 
 
 
 
 
 
 






 

Liane Arêas
Professora, formação pedagógica em Orientação Educacional.
Membro titular do Cenáculo Fluminense de História e Letras.
Membro titular da Academia Niteroiense de Letras.
Membro Correspondente da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa.







***************************
 
 
 
 
 
 
AGRADECIMENTO DE NÉLIDA PIÑON
REFERENTE AO MATERIAL IMPRESSO
ENTREGUE EM SUAS MÃOS,
SOBRE LIVRO DE DALMA NASCIMENTO.
 
 
 
 
 
Meu prezado Alberto Araújo,

Só agora, ao regressar da Europa, pude ver o precioso material que me enviou em torno da admirável Dalma Nascimento.

Muito grata. Suas atividades culturais são preciosas, constituem um legado.

O abraço afetuoso
da Nélida Piñon.

Bjs.

Enviado do meu iPhone.
 





 
APOIO CULTURAL
 
 

 
 
 
 
 

8 comentários:

  1. Matilde carone Slaibi Conti4 de setembro de 2016 às 00:20

    Foi de uma felicidade impar dedicar esse mês a uma autora tão consagrada como é a professora Doutora Dalma Nascimento.
    Parabéns por esta brilhante iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Nesse Livro Dalma fala sobre as memórias literárias de Nélida. Dalma é co- autora e torna-se elemento integrante da vida dessa escritora bem como sempre mergulha junto de outros escritores acompanhando O jogo, a dança, o ritmo criativo, de forma sempre brilhante Dalma é a alma que consolida grandes nomes do meio literário e artístico. Como não existem muitas criadoras e valentes artesãs da palavra, Dalma Nascimento é um dos maiores nomes do Universo literário brasileiro.
    Conheço Dalma como prefaciadora de um dos meus primeiros livros, de contos: " Histórias Fantásticas ", e sinto ter sido abençoado pelas fadas das letras... Dalma sempre me acompanhou nos desenhos, em toda minha arte e sempre tive a felicidade de estar perto dessa fonte de tantas riquezas.
    Parabenizo quem teve o prazer de ser tocado por seu olhar, por sua fala, que dirá ter sido objeto de seus estudos... Cada vez mais a admiro e ela não para de me surpreender. É uma lenda viva. É uma estrela, é imorredoura, única. Como escritor e desenhista só posso dizer que o Mundo precisa de nomes como o seu para reencantar Nossas estantes, nossas vidas, e assim dar sentidos e abrir frentes, portas, usufruindo de todo o poder e o dom da palavra que Dalma possui e nos faz tão bem, ajudando-nos a prosseguir nessa vida. Brilhe muito, Dalma, todos precisam conhecê-la!

    ResponderExcluir
  3. “Nélida Pinõn nos labirintos da memória”, obra editada pela Xunta de Galícia, por intermédio do Núcleo de Estudos Galegos da UFF, Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura, da professora, crítica literária e jornalista Dalma Nascimento, é um trabalho de primeira grandeza que mantém foco perpétuo e cristalino sobre a primeira dama da literatura brasileira.
    De grandeza primeira, porque, em face da carência cada vez mais acentuada, no Brasil, de críticos literários, a autora e ensaísta de notórios livros publicados na reservada e superna área das Letras presenteia os leitores com o resultado de uma obra de magnânima importância para a memória da cultura brasileira; acerca da primeira dama da nossa literatura nacional, porque a intelectual Nélida Pinõn é representante, nossa, da primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, a primeira na presidência de uma academia, nessa classe, no âmbito mundial e a primeira, em 503 anos, a receber o Doctor Honoris Causa da Universidade de Santiago de Compostela, em 1998.
    Os meus mais expansivos parabéns à autora, Dalma Nascimento, por tão relevante obra, e, igualmente, ao poeta e jornalista Alberto Araújo por mais uma divulgação de interesse global.
    Hilário Francisconi.

    ResponderExcluir
  4. Produto de intensa e longa reflexao de Dalma Nascimento sobre a obra de Nélida Piñon, este belo livro torna-se referência para os estudos sobre a romancista. Parabéns, Alberto Araujo, por esta escolha. Obrigada, Dalma Nascimento!

    ResponderExcluir
  5. É uma honra termos entre nós, brasileiros, uma professora-escritora da sabedoria de Dalma Nascimento. O vigor literário de Nélida Piñon, nas letras de Dalma, so podem ganhar maior amplitude. Notável escolha dessa Editora!
    Flavio Thamsten, Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro - IPA

    ResponderExcluir
  6. Dalma Nascimento, importante Professora da UFRJ, escritora, grande figura do cenário literário nacional, fala e escreve sobre a minha maior paixão: A grande autora Nélida Piñon.

    Dalma faz com palavras o que tento fazer com imagens, mesmo sabendo que para ter o conhecimento aproximado desta mestra, professora e autora, precisarei de mais algumas encarnações... !

    Ler um livro de Dalma Nascimento sobre Nélida Piñon é uma das conquistas mais significativas que um mineiro pode arrancar da terra.


    Bravo à esta linda Dalma, desbravadora de autores, uma das mais interessantes e singulares escritora, resenhista de centenas de obras e organizadora de obras de autores da língua portuguesa e, para mim, como se tudo isso já não bastasse, a maior analisadora da obra da intrigante Nélida Piñon.


    Dalma Nascimento é professora de Teoria Literária e Literatura Comparada, Mestra e Doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora aposentada de Teoria Literária e de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ. Nos cursos ministrados de mestrado/doutorado sempre enfatizou a questão do feminino, da Memória, do Mito, da Utopia, do Sagrado e da Idade Média.
    É Ex-professora de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília, e de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Passou vários anos como pesquisadora do CNPq – Projeto sobre a Memória. Possui artigos e ensaios publicados sobre diferentes temas em revistas especializadas, jornais, atas de congressos, no Brasil e no exterior. É Membro efetivo do PEN Clube desde 1982.

    ResponderExcluir
  7. boa noite, onde compro este livro/ att
    igor

    ResponderExcluir
  8. Olá, Igor, para comprar o livro da professora Dalma Nascimento, aliás quem quiser comprar, por gentileza escrevam para o e-mail: dalmanascimento@uol.com.br/ abraços.
    Alberto.

    ResponderExcluir