domingo, 2 de outubro de 2016

CONVITE PARA PALESTRA "B. LOPES ONTEM E HOJE: CEM ANOS DE ENCANTAMENTO" COM A ACADÊMICA LIANE ARÊAS NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.

 
 







SERVIÇO
 

B. LOPES ONTEM E HOJE:
CEM ANOS DE ENCANTAMENTO

Palestrante: Liane Arêas

DATA: 05 de outubro de 2016 às 17 horas.

Local: Academia Niteroiense de Letras

Endereço: Rua Visconde do Uruguai, 456 - Centro.

Niterói - RJ - Brasil.

 

 

 
 
Apoio e participação:

Centro Cultural Maria Sabina

 
 
Entrada Franca
 
 
 
B. Lopes - Poeta
 
 
UM POUCO SOBRE B. LOPES.
 
Bernardino da Costa Lopes nasceu em Rio Bonito em 15 de janeiro de 1859,  foi um poeta brasileiro de diferentes tendências literárias na passagem do século XIX ao XX.
Filho de pais livres e membros da classe média pobre: o pai, Antônio, escrivão, e a mãe, Mariana, costureira, obteve aceitação literária na sociedade devido principalmente a sua poesia.
Filho de Antônio da Costa Lopes, escrivão de cartórios de registro civil, Bernardino Lopes fez concurso para os correios em 1876, sendo nomeado posteriormente e fazendo deste o seu emprego durante sua vida.
B. Lopes era amigo pessoal de Olavo Bilac e se encontravam na casa da Princesa Isabel onde conheceu Cleta a mulher que seria sua esposa por toda sua vida.
B. Lopes foi um dos fundadores da Folha Popular (1891), onde foi lançado o primeiro manifesto do Simbolismo no Brasil. Chegou a gozar de certo prestígio na época, inclusive a prefaciar o primeiro livro de versos (Anforas) de Jonas da Silva (1880-1947) e teve epígonos que o imitaram, influenciados principalmente através de volume Cromos em várias partes do país.
O poeta faleceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1916.
 
 
*********************************
 
 
 

 
 
UM POUCO SOBRE LIANE ARÊAS
 
 
Liane de Souza Arêas, natural do Rio de Janeiro. Professora, alfabetizadora, pedagoga, poetisa, escritora e fotógrafa expositora da Sociedade Fluminense de Fotografia. Cursos de extensão curricular: Literatura, Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca/Espanha, Orientação Educacional na Empresa-RH e Psico-pedagogia na Empresa pela UFRJ, Filosofia da Educação Infantil/Pedagogo Lauro de Oliveira Lima, dentre outros cursos de alfabetização infantil no Colégio Brasil e na UPE-União dos Professores Estaduais e, para adultos, no antigo Mobral.  
 
Manteve durante quatro anos o Curso Pré-escolar e Alfabetização Nosso Cantinho, onde preparava os alunos para o ingresso no Instituto Abel, São Vicente de Paulo, Centrinho... lecionou aula particular de Espanhol. 
 
Integra as Diretorias do Cenáculo Fluminense de História e Letras, da Associação Niteroiense de Escritores, do Elos Clube de Niterói e do Centro da Comunidade Luso-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro. É do Grupo Mônaco de Cultura/Livraria Ideal, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras, da Academia Guanabarina de Letras, do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro, da Sociedade de Cultura Latina do Rio de Janeiro e da Academia de Letras Rio Cidade-Maravilhosa... 
 
Participa de antologias, revistas e periódicos em Niterói, no Rio de Janeiro e em outros estados. Possui vários Certificados: Jurada e Presidente de Júri em Concursos de Poesia, fotografia, e artes plásticas.
 
Diplomas de Honra ao Mérito e Troféus, dentre estes: Prêmio Niterói Cultura da ANE-Assoc. Niteroiense de Escritores; Troféu e Diploma 1º lugar Concurso Ensaio Literário/Aspectos Formadores da Cultura Brasileira/Academia Carioca de Letras/2001;
 
Menção Honrosa XIX Salão de Arte Fotográfica AABB Niterói;  Ao Mérito Cultural Elos Clube e Comunidade Luso-Brasileira; UBT-Niterói/ XXXV Jogos Florais/ Escultura de Bronze;  X Prêmio de Poesia da ANE/Medalha de Bronze Florbela Espanca Edição Especial...
 
Recebeu Moção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Vereador José Carlos de Carvalho), da Câmara Municipal de Niterói (Vice-Presidente Dr. Fernando Nery de Sá) e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Vereadora Teresa Bergher).
 
 
 
***************







COMENTÁRIOS


 
 
Revisitar Bernardino C. Lopes é um privilegio. Pelas mãos da Escritora, Professora e Acadêmica Liane Arêas torna-se um presente, neste início da primavera, quando o pulsar da vida renova nossa sensibilidade.
 
De parabéns a Academia Niteroiense de Letras e o Centro Cultural Maria Sabina, entidade dirigida pela Poetisa e Intelectual do Ano 2010 Neide Barros Rêgo que estão, mais uma vez, contribuindo para a reconstrução da memória artística brasileira, tão abalada pela globalização comercial, voraz destruidora dos sedimentos culturais dos povos.
 
 
 
Luiz Lemme.
 
 
 
 
Luiz Carlos Lemme
Presidente do Instituto Esquina da Arte no Ingá
e da Pousada Dois Luiz em Charitas - Niterói.





********************






 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 

 
 
 

 

 

Um comentário:

  1. Revisitar Bernardino C. Lopes é um privilegio. Pelas mãos da Acadêmica Liane Arêas torna-se um presente, neste início da primavera, quando o pulsar da vida renova nossa sensibilidade. De parabéns a ANL e o C.C.Maria Sabina que estão, mais uma vez, contribuindo para a reconstrução da memória artística brasileira, tão abalada pela globalização comercial, voraz destruidora dos sedimentos culturais dos povos.

    ResponderExcluir