sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PAINEL DA SAUDADE EM LOUVOR À MEMÓRIA DE JORGE FERNANDO LORETTI COM ACADÊMICO RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS. CONFIRA.

(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 



PAINEL DA SAUDADE EM LOUVOR À MEMÓRIA DE
 JORGE FERNANDO LORETTI,
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.

 

Renato Augusto Farias de Carvalho
Exibe Painel da Saudade em louvor
à memória de Jorge Loretti.
 
No dia 28 de setembro de 2016 (quarta-feira), a Academia Niteroiense de Letras, proporcionou o PAINEL DA SAUDADE em louvor à memória do acadêmico e escritor JORGE FERNANDO LORETTI, uma das mais incansáveis e provocativas chamas da cultura fluminense. Um intelectual brilhante. Dentre os muitos que despontaram em Niterói. O panorama acadêmico foi exposto pelo escritor e Membro da ANL, RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO.
Na apresentação, o acadêmico expôs aos presentes, uma sucinta trajetória do Membro Titular da entidade, o Desembargador JORGE FERNANDO LORETTI, que ocupou a Cadeira nº 10 – Patronímica de Oscar de Macedo Soares. Estiveram presentes, acadêmicos, a esposa Cléa Tavares Loretti, os filhos: Cesar Tavares Loretti, Clarice Loretti Victor, Claudia Loretti e o neto Pablo Loretti e diversos amigos do homenageado.
 
 
Márcia Maria de Jesus Pessanha
Presidente da ANL.
 
 
O PAINEL memorialístico foi presidido pela Acadêmica e Presidente em exercício Márcia Maria de Jesus Pessanha.
 
Compuseram a mesa: Eneida Fortuna Barros (Vice-presidente da Academia Fluminense de Letras); Leda Mendes Jorge (Sec. da ANL), Matilde Carone Slaibi Conti (Pres. do Cenáculo Fluminense de História e Letras) e Dona Cléa Loretti (esposa do homenageado).
Foi uma tarde agradabilíssima para todos os amigos e familiares de JORGE LORETTI, admirável personalidade, que contribuiu muito para cultura e literatura do Estado do Rio de Janeiro e muito importante para os quadros acadêmicos da Academia Niteroiense de Letras.
O Focus Portal Cultural esteve presente e trouxe para você as imagens, é só clicar no link do nosso Canal no You Tube:
 
CLICAR AQUI: 
 
 
 


Jorge Fernando Loretti
(Acadêmico)

 
 
 
 
JORGE FERNANDO LORETTI, desde o início, mostrou-se o que seria no futuro. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1948 e, logo, recém-formado, desempenhou, na política e na justiça do Estado do Rio, uma carreira fulgurante.
Secretário da Casa Civil do Governador Roberto Silveira, ainda no antigo Estado do Rio, Jorge Loretti desempenhou também idêntica função nos governos de Badger Silveira e de Marcello Alencar, sendo deste último, após a fusão.
Desembargador por 17 anos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da sua 5ª Câmara Cível. Durante a magistratura, ocupou ainda o cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Conselho de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.
Como desembargador, presidiu ao Tribunal de Justiça do Estado e ao Tribunal Regional Eleitoral, ao Conselho de Magistratura do Estado e à Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.
Antes de ingressar na magistratura, foi advogado, tendo sido membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil durante 18 anos.
Ao longo da sua carreira docente, cursou o Doutorado em Direito Público na Universidade Nacional do Rio de Janeiro, foi Professor Titular de Direito Público da Universidade Federal Fluminense, Professor de Sistemas Econômicos Comparados da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Presidente da União Nacional dos Estudantes (em exercício) e Presidente da União Fluminense dos Estudantes.
A par de tudo isso, examinou concursos públicos para magistratura, para  Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro e para Procuradoria do Município do Rio de Janeiro, bem como integrou bancas examinadoras de concursos para professor titular, por exemplo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Também exerceu as funções de Secretário de Estado em quatro governos, nos cargos de Secretário de Justiça, Secretário de Administração e Chefe do Gabinete Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Até há poucos anos fora consultor do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes. Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal Fluminense, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Chanceler da Universidade Plínio Leite e Vice-presidente da Academia Niteroiense de Letras.
Autor de Cadernos de Direito Privado, publicado pela imprensa universitária da UFF. Detentor da Medalha Jubileu de Ouro da Academia Niteroiense de Letras e de inúmeros outros lauréis. Pela Fundação Getúlio Vargas.
Por meio do vídeo e deste muito sintético resumo das múltiplas atividades exercidas por este polifacetado ser da cultura brasileira, pode-se vislumbrar a dimensão do grande homem, em todos os níveis, que foi Jorge Fernando Loretti.






*******************************************



 

MENSAGEM DA PRESIDENTE DA ANL
MÁRCIA PESSANHA, ENVIADA AO
FOCUS PORTAL CULTURAL.

 

A Presidente da Academia Niteroiense de Letras, professora, doutora, Intelectual do Ano 2015, nos envia a seguinte mensagem:
 
Prezado Confrade Alberto Agradecemos o constante apoio de divulgação cultural dado à Academia Niteroiense de Letras. Seu trabalho merece nosso reconhecimento, gratidão e aplausos.

Márcia Pessanha.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Márcia Pessanha é escritora, professora, doutora, Intelectual do Ano 2015 e Presidente da Academia Niteroiense de Letras.

 
OUTRAS IMAGENS

 
 

Márcia Maria de Jesus Pessanha -
Presidente da Academia Niteroiense de Letras
(Momento em que inicia os trabalhos).

Dona Clea Loretti coloca o quadro do acadêmico
Jorge Loretti na Galeria de Imortais Falecidos.

Familiares de Jorge Loretti
posam ao lado do quadro na
"Galeria dos Imortais Falecidos da ANL".

 
Renato Augusto Farias de Carvalho - Acadêmico
(Momento em que exibe o Painel da Saudade).

Márcia Pessanha agradece
as palavras proferidas
pelo Acadêmico Renato Augusto
Farias de Carvalho.

Sávio Soares de Sousa - Acadêmico
(amigo de Jorge Loretti, também
fala bonitas palavras).

Sávio Soares de Sousa - Acadêmico.
(amigo de Jorge Loretti).
 
Público presente ao evento.

Familiares de Jorge Loretti.

Neusa Peçanha, Renato Augusto e Cléa Loretti.

Renato Augusto, Liane Arêas, Neusa Peçanha,
Clea Loretti e Alberto Araújo.

Renato Augusto ao lados de seus sobrinhos
Thuany e Theo.

Renato Augusto ao lado de Márcia Pessanha
e Adilson.

Eugênio Simões Filho
ao lado do Theo e Thuany.
 
 
Renato Augusto, Marcia Pessanha
e neta de Márcia, Maria Luiza.
 


Familiares e amigos de Jorge Loretti
posam para as lentes do Focus Portal Cultural.









*******************


 
 
 
 

NOTA DE FALECIMENTO 
 DESEMBARGADOR
JORGE FERNANDO LORETTI

 

Niterói e o Brasil perderam nesta sexta-feira (13 de maio de 2016), Jorge Fernando Loretti um dos grandes intelectuais despontado na capital fluminense. O corpo do desembargador Jorge Loretti foi velado no plenário Brígido Tinoco da Câmara de Vereadores de Niterói e o sepultamento de Jorge Loretti será neste sábado, dia 14, às 9 horas no Cemitério de São Francisco Xavier, no bairro de Charitas.

 
 
 

APOIO CULTURAL









 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário