terça-feira, 8 de novembro de 2016

16ª EDIÇÃO DA PRIMAVERA LITERÁRIA DO RIO DE JANEIRO, DE 17 A 20 DE NOVEMBRO DE 2016. CONFIRA.

 
 

 
 
16ª edição da
Primavera Literária do Rio de Janeiro,
de 17 a 20 de novembro
 




A Primavera Literária do Rio acontecerá de 17 a 20 de novembro nos jardins do Museu do Catete.
 
Como todo ano, a LIBRE oferece uma programação cultural gratuita para os visitantes de sua feira.
 
Para esta edição, a organização repensou a estrutura das atividades e revitalizou sua forma. A programação da Primavera Literária do Rio está mais dinâmica e jovial, sem perder a qualidade que sempre guiou a curadoria do evento.
 
Espera-se grande interlocução do público nas mesas de temáticas atuais com palestrantes que gostam de conversar. Também haverá oficinas e workshops e apresentações do Sarau Negro e do coral Encanta Santa nos jardins do museu.
 
A empresa parceira Leiturinha organizará o Espaço Leiturinha, que terá uma programação infantil recheada de contações de histórias e brincadeiras para os pequenos.
 
Ainda teremos o troca troca de livros da Secretaria Municipal de Cultura, o Museu do Palácio do Catete aberto à visitação, uma praça de alimentação de bikefoods e um bicicletário para quem quiser nos visitar de bike.
 
Traga um livro para trocar, visite o museu e aproveite nossa programação!
 
 
 
 
Primavera Literária do Rio de Janeiro
Jardins do Museu do Catete
Rua do Catete, 153 – Catete
(Entrada de pedestre pela Rua Silveira Martins)
De 17 a 20 de novembro de 2016 - 10h às 21h







PROGRAMAÇÃO DA PRIMAVERA LITERÁRIA
DO RIO DE JANEIRO,
DE 17 A 20 DE NOVEMBRO
 
AUDITÓRIO TÉRREO
QUINTA FEIRA, DIA 17/11 - 19 horas
Título: Rio à la française
Convidados: Jean Paul Delfino; Rafael Freitas da Silva; Mediação: Celina Portocarrero
Perfil: Jean-Paul Delfino é conhecido escritor basilianista francês, Rafael Freitas da Silva é produtor de reportagem da TV Globo e autor de O Rio antes do Rio (Babilônia Cultura Editorial). Celina Portocarrero é tradutora e poeta. Traduziu clássicos franceses e foi premiada por uma tradução de Proust.
 
 
SEXTA FEIRA, 18/11 - 19 horas
 
Título: Literatura: ferramenta contra o preconceito.
 
Convidados: Jaqueline Gomes de Jesus; Georgina Martins; Mediação: Karina Vieira
Perfil: Jaqueline G. de Jesus é psicóloga, doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB e PHD pela Escola Superior de Ciências Sociais da FGV. É docente do IFRJ. Georgina Martins é profa. de literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, pesquisadora e escritora de literatura infantojuvenil. Karina Vieira é integrante do coletivo Meninas Black Power, graduanda em Comunicação Social e trabalha na Livraria da Travessa.
 
 
 
SÁBADO, 19/11 - 15 horas
 
Título: Feminismo: movimentos e rumos contemporâneos
 
Convidados: Comba Marques Porto; Leila Linhares; Bruna de Lara; Mediação: Cilene Vieira
 
Perfil: Comba Marques Porto é autora de A arte de ser Ousada – uma homenagem a Carmen da Silva (1919-1985)(Vieira & Lent). Leila Linhares é coordenadora da ONG Cepia/Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação. Fundadora do primeiro escritório de advocacia feminista. Bruna de Lara estuda Jornalismo na UFRJ, é cofundadora do coletivo feminista Não Me Kahlo e coautora de Meu amigo secreto – Feminismo além das redes (Edições de Janeiro). Cilene Vieira é editora da Vieira & Lent.
 
 
ÀS 17 horas
Título: Criativos: caminhos do empreendedorismo na cultura
Convidados: Carolina Herszenhut; Léo Feijó; Mediação: Michelle Strzoda
 
Perfil: Carolina Herszenhut é estilista, Idealizadora e diretora de O Cluster, plataforma de divulgação de empreenderes criativos criada em 2012 com o objetivo de fomentar a cadeia de produtiva e criativa carioca. Léo Feijó é jornalista e empreendedor cultural. Criou espaços como Teatro Odisseia, Cinematheque e LAB_71. Realiza o Festival Literário da Lapa (Lapalê) e é autor de Rio Cultura da Noite: uma história da noite carioca(Casa da Palavra). Mediação: Michelle Strzoda é jornalista, editora e gestora cultural, cofundadora da Babilônia, um empreendimento criativo em cultura editorial.
 
 
DOMINGO, DIA 20/11 - 15 horas
 
Título: Sem spoilers: das narrativas digitais ao impresso
Convidados: Raffa Fustagno; Pedro Garcia de Moura (Cartiê Bressão); Caroline Vieira Lara (Leiturinha); Mediação: Simone Magno
 
Perfil: Raffa Fustagno é booktuber, mantém o blog A Menina que Comprava Livros e está lançando O Livro da Menina (Babilônia Cultura Editorial). Cartiê Bressão, personagem criado por Pedro Garcia de Moura, é uma homenagem ao pai da fotografia de rua do século XX, Henri-Cartier Bresson. As legendas das fotos são uma mistura bem-humorada de francês e carioquês; Caroline Vieira Lara é curadora do Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil. Simone Magno é escritora e jornalista. Escreve sobre livros em oblogdasimonemagno.com. Foi comentarista de mercado editorial da rádio CBN.
 17 horas
 Título: Intolerância: a dificuldade de aguentar a diferença
Convidados: Andrea Pachá e Tarcísio Motta; Mediação: Daniella Riet
Perfil: Tarcísio Motta, professor de história do Colégio Pedro II, ex-candidato a governador do Rio de Janeiro e presidente do PSOL Carioca. Foi eleito vereador com 90.473 votos. Fez parte do Núcleo de Organização Socialista, composto por militantes da baixada fluminense, e contribuiu decisivamente para a formação do Setorial de Educação do Rio de Janeiro. Andréa Pachá Juíza, escritora, ouvidora do TJRJ, foi vice presidente de comunicação da AMB e foi conselheira do CNJ, responsável pela criação do cadastro nacional de adoção e da implantação das varas de violência contra a mulher em todo o país. Autora dos livros A vida não é justa e Segredo de Justiça. Daniella Riet é editora da Mar de ideias.
 
 


DIÁRIO DA POESIA - 11/11
(SEXTA-FEIRA) ÀS 19 HORAS 

No dia 11 de novembro, o grupo Diário da Poesia, sob a coordenação do professor e poeta Renato Cardoso, homenageará , contando a vida e obra, o poeta chileno Pablo Neruda, voltando, depois de um mês, ao palco do Restaurante Sintonia Fina. Um evento gratuito que começará às 19h00. Muita poesia, música, dança, arte cênica e artes plásticas de qualidade.
 
“Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza”. Frase de Neftali Ricardo Reyes, mais conhecido pelo pseudônimo de Pablo Neruda, nasceu em Parral, a 12 de julho de 1904, e morreu em Santiago, a 23 de setembro de 1973. Filho de um ferroviário, estudou francês durante dois anos no Instituto Pedagógico da Universidade do Chile, participando ativamente da vida política estudantil. Nomeado cônsul-geral do Chile em Rangún, na Birmânia, em 1927, Neruda continuaria sua carreira diplomática em Djacarta, Madrid (durante o período da Guerra Civil Espanhola) e México, onde foi embaixador de 1940 a 1942. Eleito senador em 1945, permaneceu exilado em Paris de 1948 a 1952. Em 1971, foi mais uma vez nomeado embaixador do Chile, agora em Paris, e recebeu o Prêmio Nobel de literatura.
 
Na poesia teremos a participação dos poetas: José Francisco Rodrigues, Nereis Ribeiro, Marcelo Motta, Carlos Galeno, Ivone Rosa, Fátima Daniel, Mariângela Tavares, Jota Sobrinho, Carlos Albero Oliveira, Kleber Marques, Lúcia Malta, Walter Turbano, Floriano Peixoto, Fabio Hartmann e Renato Cardoso.
 
Na música será a vez dos cantores Vitor Adolfo, Onofre Esteves, Letícia Medina e das bandas Os Usufrutuários e Tétrade. Já na dança teremos a participação do casal Juliana Medina e Vinicius Matos e no teatro, o ator Elcino Dello Carmo.
 
É São Gonçalo contando um pouco da história literária desta grande ícone da literatura mundial. Não perca um pouco do Chile no nosso município.
 
O Restaurante Sintonia Fina fica localizado a Avenida Presidente Kennedy, 673 – Centro – São Gonçalo –
 
Telefones: 994736353 / 26069346.

 
 
 
 
 
​LER - SALÃO CARIOCA DO LIVRO

24 de novembro de 2016, 10h - 27 de novembro de 2016, 21h​ - Pier Mauá ​: Av. Rodrigues Alves , 20, Armazéns 2 e 3 , Centro ​- ​Rio de Janeiro.
 
 
 
 
O Boulevard Olímpico, novo espaço preferido do carioca, foi escolhido para receber a primeira edição da LER. Entre os dias 24 e 27 de novembro, das 10h às 21h, o local se transformará em Boulevard Literário. Com acesso gratuito ao público, o evento será realizado no Píer Mauá e a programação contará com escritores jovens e consagrados, mas se destaca, principalmente, por celebrar a diversidade. 
O evento abraça a literatura e a cidade do Rio de Janeiro, que serve de inspiração para autores, leitores e executivos do mercado editorial. O evento tem o objetivo de se firmar na cidade como um espaço para conversar, debater e trocar ideias sobre o universo literário. 
Visite o site e confira a programação completa: www.lersalaocarioca.com.br

EVENTO: ESTADOS EM POESIA 

- O Estado em Poesia é um projeto colaborativo de zona literária itinerante que, idealizado em parceria - com poetas, coletivos, saraus e movimentos literários da cena contemporânea, promove o encontro de artistas de diferentes localidades, com suas múltiplas vozes e sotaques.
 
O projeto surgiu inspirado nas rodas de poesia que acontecem tradicionalmente no interior de Pernambuco. Hoje ele se configura como um roda de poesia itinerante a ser realizada, a cada edição, em um Estado diferente de acordo com sua cena artística, seu ritmo, sua dinâmica particular. 
 
Depois de passar por Aracaju, Recife e Porto Alegre, on dia 19 de novembro será a vez do Rio de Janeiro receber a 4ª edição do projeto, no espaço cultural no Olho da Rua. Como poeta anfitriã está a carioca Maria Rezende, que cuida também da curadoria e produção ao lado de Fernando Ramos (RS) e Luna Vitrolira (PE). Nesse encontro estarão reunidos Bahia, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, com os poetas:
Amora Pêra (RJ) 
Bobby Baq (SP)
Caco Ishak (PA)
Elizeu Braga (RO)
Gabriel Pardal (BA)
Germana Zanettini(RS)
Luiz Felipe Leprevost (PR)
LuNa Vitrolira (PE)
Maria Rezende (RJ)
Michele Navarro (SP)
Pedro Rocha (RJ)
Ramon Nunes Mello (RJ)
Samuel Luis Borges (SP)
Participação especial:
Pally Siqueira (PE) - Pintando poesia

Serviço:
Roda de poesia - 18h às 22h - Entrada franca
*O Estados em Poesia - RJ faz parte da Campanha Internacional pela Liberdade de Rafael Braga, que tem diversas atividades durante todo o mês de novembro. Nossa rodada de abertura será com poemas com temas como racismo, injustiça social, seletividade penal e outros. Para saber mais:
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário