quinta-feira, 10 de novembro de 2016

ACADÊMICO EVANILDO BECHARA LANÇARÁ DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2016, O LIVRO “NOVO DICIONÁRIO DE DÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA”. CONFIRA.



 



O Acadêmico, professor, gramático, linguista e filólogo Evanildo Bechara lançará, pela Nova Fronteira, o livro Novo dicionário de dúvidas da língua portuguesa. O evento será no dia 17 de novembro, quinta-feira, a partir das 17 horas, no Petit Trianon, na Academia Brasileira de Letras, Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro. A obra contou com a colaboração da lexicógrafa Shahira Mahmud.

“O livro trata de fatos da língua portuguesa que se acham definidos nas gramáticas. A diferença é que as dúvidas no modo de falar ou escrever podem ser dirimidas em ordem alfabética. Um dicionário gramatical deste tipo dispõe ao leitor como resolver suas dificuldades. Por exemplo: se houver dúvida sobre a expressão correta, como quando eu vir ou quando eu ver, basta acessar os verbetes dos verbos vir e ver. Quando eu vir, refere-se ao verbo ver. Já a expressão quando eu ver não existe”, adiantou Evanildo Bechara.

A obra é uma espécie de guia de consulta rápida e fácil e esclarece as dificuldades mais recorrentes no dia a dia das pessoas: “A língua portuguesa é rica e, em alguns pontos, bem complexa. Por isso, é natural que seus falantes tenham dúvidas”, afirmou Bechara, acrescentando que o livro abrange áreas de pronúncia, ortografia, novo Acordo Ortográfico, hífen, crase, conjugação, regência, concordância, entre outras informações.

Além da explicação sobre a forma correta de utilização, ou as diversas possibilidades de emprego de cada verbete, o dicionário vem com exemplos e abonações de autores clássicos e contemporâneos, ajudando o leitor a resolver sua dúvida.


 
Evanildo Cavalcante Bechara - Professor


 

Quinto ocupante da Cadeira 33 da ABL, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho, Evanildo Cavalcante Bechara é Professor Titular de Filologia Românica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professor Emérito da UERJ e da UFF, além de ter sido professor visitante da Universidade de Coimbra e da Universidade de Colônia. Faz parte da Comissão Científica da Société Linguistique Romane, com sede em Strasbourg, e pertence à Academia Brasileira de Filologia e à Associação de Romanistas.

Diretor da revista Confluência, do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, Bechara publicou, pela mesma instituição, obra coletiva intitulada Na ponta da língua. Integram a publicação artigos de Silvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Antônio Geraldo da Cunha, Maximiano de Carvalho e Silva, Antonio Basílio Rodrigues entre outros. Diretor da Revista Littera, preparou, junto com Segismundo Spina, a 1ª edição da Antologia de Os Lusíadas, publicada pela Grifo. A 2ª edição, melhorada, foi publicada pela Editora da Universidade de São Paulo.

Responsável por um dos capítulos no livro coletivo Trivium e Quadrivium, em que escreve sobre a História da Gramática na Idade Média, Bechara é autor, entre outros livros, da Moderna gramática portuguesa, Lições de português pela análise sintática, Gramática escolar da Língua Portuguesa, Língua e Linguagem e A nova ortografia.




APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário