quinta-feira, 2 de março de 2017

DENTRO DE MIM, A CIDADE. DRAMATURGIA REFLEXIVA, NA SCUOLA DI CULTURA EM NITERÓI. CONFIRA.


 
 
 
 
 
Dentro de Mim, a Cidade 
 Sábado (04 de março) às 20h, na Scuola di Cultura
Avenida Presidente Roosevelt, 1063
São Francisco - Niterói - RJ - Brasil.



DENTRO DE MIM, A CIDADE, é uma peça teatral que se utiliza de elementos do teatro físico, da música, do vídeo e da fotografia, para falar sobre as possíveis relações entre corpo, memória e território, buscando uma relação crítica com a historiografia oficial, que narra os fatos pela ótica do opressor e molda os espaços de forma a torná-los inacessíveis e impenetráveis. A obra é uma tentativa de traçar um mapa afetivo entre as cidades, que polarizam uma série de discussões caras à reflexão sobre a cidade.
 

 
 
Cego e sem rumo, Gonçalves, um náufrago errante, caminha pelas ruas da história das cidades que habitou: Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Entre a metrópole e a chamada periferia, ele transita peripateticamente e ressuscita as imagens e narrativas de tempos idos, confundindo a lembrança de seu passado, com as memórias históricas da polis. Vagando para lugar nenhum, Gonçalves, tenta achar a cidade utópica e acaba por se perder ainda mais, confundindo-se com os monumentos, praças, charcos e mangues que encontra. O caminhante percebe-se, ele mesmo, o próprio caminho.
 
 
 



 
 

FICHA TÉCNICA

Atuação e argumento: Reinaldo Dutra 
Dramaturgia: Mundé
 
Orientação e execução musical:
Fernando Porto
 
Orientação para composição cênica:
Nicolle Longobardi
 
Projeções, vídeos e designer: Jamille Almeida
Produção: Fernanda Fernandes
Figurino: Tiago Torres
Orientação filosófica: Jackeline Marins
Operação de Luz: Tom Marinho
 
Entrada: R$ 30,00
R$ 15,00 (meia entrada)
Classificação: Livre
Sempre aos sábados – 04, 11 e 18 de março às 20h
Local: Scuola Di Cultura
Endereço: Av. Presidente Roosevelt, 1063 -
São Francisco, Niterói - RJ.
Telefone: (21) 3629-1063
 

 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. No momento dramático da cultura brasileira, em que se postula, levianamente, a desconstrução da FILOSOFIA e da ARTE na educação pública, a iniciativa do projeto 'DENTRO DE MIM, A CIDADE' é um alívio para o pensamento crítico.
    A iniciativa ganhou corpo e alma no espetáculo de Reinaldo Dutra, Mundé, Fernando Porto e Nicolle Longobardi, ativistas do mundo teatral que, sob a orientação filosófica de Jackeline Marins, utilizaram elementos do teatro físico, da música, do vídeo e da fotografia, para falar, desabridamente, das relações entre corpo, memória e território, mapeando os espaços de nossa cidade com o instigante componente filosófico.
    Enquanto a inteligência humana sobrepujar a bestialidade, viva a filosofia! E salve a arte!

    ResponderExcluir