terça-feira, 28 de março de 2017

INSTITUIÇÕES CULTURAIS DE NITERÓI COMEMORAM O DIA MUNICIPAL DO POETA EM 29 DE MARÇO.


 


 


Por iniciativa do vereador Bruno Lessa (PSDB, a data de 29 de março (quarta-feira) passou a representar, em Niterói, o DIA DO POETA, a partir da Lei Municipal 3.143/15. E para celebrar a Arte de Poetar, nada melhor do que a  figura emblemática do saudoso jornalista e poeta LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL, para, mesmo in memoriam, receber  justíssimas  homenagens.  Nascido  nesta data, se vivo fosse, Pimentel completaria 105 anos, o que demonstra a adequação da escolha do dia.

Dentre os muitos méritos do reconhecido escritor, ele legou seu estilo inconfundível do haicai à nossa cidade. Tal foi sua forte marca literária que,  muitos dos adeptos dessa técnica oriental de versejar, continuam a exercitar-se com sempre novas produções.
 
 
 
Neide Barros Rêgo e Luís Antônio Pimentel,
No Salão Nobre da Academia Fluminense de Letras.
(Foto - Blog Literatura -Vivência).

 

Diversas instituições culturais niteroienses irão festejar a efeméride. As solenidades começarão às 10 horas, com o exclusivo RECITAL - em sua homenagem, no Centro Cultural Maria Sabina, instituição coordenada pela poetisa e declamadora Neide Barros Rêgo.  Em meio à audição de diversas poesias do autor, o orador oficial será o Vereador Bruno Lessa.

 
 
 
Paulo Roberto Cecchetti e Luís Antônio Pimentel.
Quiosque do Escritores ao Ar Livro.
Praça Getúlio Vargas - Icaraí - Niterói - RJ.
Foto: Focus Portal Cultural.
 
 

Às 14 horas, a comemoração acontecerá sob a coordenadoria do poeta, haicaísta, idealizador do movimento cultural ‘ESCRITORES AO AR LIVRO’, Paulo Roberto Cecchetti, na Praça Getúlio Vargas, Icaraí. O tributo ao poeta Pimentel ocorrerá no local onde se encontra, exatamente, o busto do jornalista, perpetuado em bronze.



Bruno Lessa e Luís Antônio Pimentel
Câmara Municipal de Niterói
Foto - Focus Portal Cultural.

 
Às 15 horas, será a vez da Câmara Municipal de Niterói, Av. Amaral Peixoto, no Plenário Brígido Tinoco, sob a presidência do Vereador Bruno Lessa.



Neide Barros Rêgo declama poesia de Luís Antônio Pimentel,
em homenagem ao poeta, na Câmara Municipal de Niterói.
 

Portanto, caro leitor foculista, o DIA 29 DE MARÇO DE 2017 (quarta- feira), instituído, O DIA MUNICIPAL DO POETA será uma ocasião muito especial para todos nós. Caro foculista, você é nosso convidado. Participe!

 

 

 
Busto de Luís Antônio Pimentel
Praça Getúlio Vargas - Icaraí
Niterói - RJ - Brasil
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
Que bela iniciativa do vereador Bruno Lessa, em fazer o dia 29 de março, o DIA MUNICIPAL DO POETA, mais triunfante, a escolha do nosso querido mestre Luís Antônio Pimentel. Muito feliz também, foi a ideia do publicitário Paulo Roberto Cecchetti, em prol da valorização cultural, engajou-se em campanha e conseguiu implantar o busto de Luís Antônio Pimentel, no coração de Icaraí. Parabéns!
 
Alberto Araújo
editor do Focus.
 
 
 
 
***************************
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

Luiz Carlos Lemme disse...

Em nossa cidade, circula nas veias o bálsamo poético do ilustre poeta Pimentel, com sua história de vida, seu carisma inesquecível e sua contribuição intensa ao beletrismo brasileiro.
Comemoremos com entusiasmo o 29 de março, uma data de grande significado para a cultura de nossa gente, e que fique bem claro: Amor é Niterói. Niterói é Poesia. Poesia é Luiz Antonio Pimentel.