quinta-feira, 9 de março de 2017

NÉLIDA PIÑON É HOMENAGEADA COM A COMENDA DA ORDEM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, NA ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
Com o Salão Nobre da Casa de Anchieta literalmente lotado e sob a coordenação dinâmica do presidente de Ricardo Cravo Albin, a Academia Carioca de Letras, entregou na segunda-feira (06) uma de suas maiores honrarias à escritora Nélida Piñon, trata-se da Comenda da Ordem Padre José de Anchieta. Tributo esse oferecido às pessoas que contribuem com suas atividades literárias e culturais ao estado e país, segundo palavras do presidente Ricardo Cravo Albin. A Sessão contou ainda com a coparticipação da magnânima atriz Fernanda Montenegro, que expôs um depoimento pessoal sobre Nélida e das apresentações dos acadêmicos e escritores Sérgio Fonta que discorreu um breve perfil sobre Fernanda Montenegro e Godofredo de Oliveira Neto que falou sobre a homenageada.
Segundo o presidente da entidade, o protocolo da instituição descreve que a entrega da Comenda da Ordem Padre José de Anchieta deve ser feita por quem ocupa a presidência da Academia, mas que haveria um rompimento, para que Fernanda, considerada pela Casa a melhor atriz brasileira, pudesse participar da homenagem à escritora. Além de reverenciar Nélida Piñon, a instituição abriu no momento as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e definiu 2017 como o ano em homenagem às escritoras brasileiras.
Abrimos as comemorações do Dia Internacional da Mulher hoje com o encontro dessas mulheres extraordinárias. Pessoalmente, acho que as duas não poderiam ter sido mais bem escolhidas”, discorreu o presidente da Academia, Ricardo Cravo Albin.
Temos praticamente a mesma idade. Somos resultado de anos vividos passando pelos mesmos processos, sobrevivendo, acreditando, trabalhando, criando. Então, Nélida, é como se me dessem a oportunidade de homenagear uma irmã querida”, disse Fernanda Montenegro ao entregar a comenda.
A escritora Nélida Piñon, que foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL) avalia que é uma mulher com o destino proeminente, apesar de ter lutado muito na vida e que essa linhagem tem uma base: a sua família formada por imigrantes castelhanos que vieram da região da Galícia para o nosso país em busca de um futuro melhor e com a crença de que, no sentido da edificação, era possível intercalar a América e Europa. Constituiu um dos detalhes da trajetória apresentado por Nélida na tribuna durante a homenagem.
Segundo Nélida, foram as histórias de seus parentes, como as de sua avó espanhola, que a despertaram para a literatura ampliada com a cultura de diversas partes do mundo tantas vezes evidente em seus textos. “A cultura deve fazer o seu esforço para ser uma especialidade universal”, afirmou a escritora, ao confessar que tem um amor profundo pela língua portuguesa.
Você poderá assistir ao evento, em totalidade, gravado pelo jornalista Alberto Araújo que está disponível no Canal You Tube do Focus Portal Cultural.
Clicar no link:
 
 
 
 
OUTRAS IMAGENS
 
 
 

Ricardo Cravo Albin - Presidente
da Academia Carioca de Letras,
(Momento em que inicia a sessão).
 
Acadêmicos na Mesa da Presidência.
 
Acadêmico Sergio Fonta,
fala o perfil biográfico de Fernanda Montenegro.
 
Atriz Fernanda Montenegro,
profere testemunho pessoal sobre Nélida.
 
O acadêmico Godofredo Neto
fala o perfil biográfico de Nélida Piñon.
 
 
Momento da entrega da Comenda
da Ordem Padre José de Anchieta.
 
Nélida Piñon exibe o Diploma
da Comenda Padre José de Anchieta.
 
A escritora Nélida Piñon agradece a Comenda.

A plateia assiste aos articuladores na tribuna
atentamente.
 
Fernanda Montenegro e Nélida Piñon
Posam para fotógrafos e jornalistas.
 
Fernanda Montenegro e Alberto Araújo.
 
A escritora Dalma Nascimento ao entregar à homenageada Nélida Piñon
seus três livros já publicados sobre a vida e obra da grande escritora.
Breve, Dalma Nascimento completará a série de cinco tomos
sobre toda a obra de Nélida Piñon.
 
Nélida Piñon posa com seus familiares
para as lentes do Focus Portal Cultural.
 
O cineasta Julio Lellis recebe das mãos
da escritora Dalma Nascimento
o livro: Nélida Piñon entre contos e crônicas.
 
 
Nélida Piñon e Julio Lellis
posam para as lentes do Focus Portal Cultural.
 
 
 
 
 
REALIZAÇÃO
 
 
 
 
 
 

 
 
O editor desta revista posa
ao lado da homenageada Nélida Piñon.
 
 
 
*************************************************
 
 
 
 COMENTÁRIOS
 
 
 
 
 
 
AGRADECIMENTO DA ESCRITORA
NÉLIDA PIÑON
 
 
Que reconstituição comovente. Belo trabalho. Meus parabéns. Muito Grata, querido Alberto Araujo, tão devotado à cultura brasileira.

Meu abraço afetuoso,
 
Nélida Piñon

 
 
 
 
 
***************************
 
 
 
 
Uma cerimônia memorável, com duas figuras basilares da trajetória feminina no Brasil, mereceu a gala desta reportagem: Nélida Piñon saudada por Fernanda Montenegro, na entrega da Comenda da Ordem Padre José de Anchieta à escritora, foi um evento especialíssimo que marcará, como poucos, a vida cultural do país.

Quebrando o protocolo da cerimônia, Ricardo Cravo Albim - Presidente da Academia Carioca de Letras - trouxe Fernanda, a melhor atriz brasileira, para reverenciar a sua 'irmã das artes', Nélida, a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. E, para coroar a homenagem, Ricardo oportunizou a abertura das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, definindo 2017 como o ano dedicado às escritoras brasileiras.

De parabéns o Blog Focus Portal Cultural que registrou tudo com a qualidade necessária, dando a nós, leitores compulsivos, a oportunidade de exercer o testemunho quase ocular da celebração histórica.
 
 
Luiz Carlos Lemme
é poeta e presidente do
Instituto Esquina da Arte - Niterói - RJ.




**************************



 
 
CONVITE DO EVENTO.
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Uma cerimônia memorável, com duas figuras basilares da trajetória feminina no Brasil, mereceu a gala desta reportagem: Nélida Piñon saudada por Fernanda Montenegro, na entrega da Comenda da Ordem Padre José de Anchieta à escritora, foi um evento especialíssimo que marcará, como poucos, a vida cultural do país.
    Quebrando o protocolo da cerimônia, Ricardo Cravo Albim - Presidente da Academia Carioca de Letras - trouxe Fernanda, a melhor atriz brasileira, para reverenciar a sua 'irmã das artes', Nélida, a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras. E, para coroar a homenagem, Ricardo oportunizou a abertura das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, definindo 2017 como o ano dedicado às escritoras brasileiras.
    De parabéns o Blog Focus Portal Cultural que registrou tudo com a qualidade necessária, dando a nós, leitores compulsivos, a oportunidade de exercer o testemunho quase ocular da celebração histórica.

    ResponderExcluir